Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luciene Braz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cavalcanti, Sheilla da Silva Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Universitas: Gestão e TI
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2424
Resumo: O presente artigo desperta o interesse para o estudo sobre as barreiras ao uso do Comércio Eletrônico (CE) no Brasil. O principal objetivo é investigar a percepção dos usuários da internet quanto aos impedimentos para a realização de compras online. Especificamente, analisaram-se as barreiras: tecnológicas, culturais e sociais, que foram testadas por meio de um questionário por acessibilidade com 425 alunos do curso de Administração de uma IES. O estudo teve caráter descritivo, explicativo e fundamental. Os resultados indicaram a percepção dos usuários da internet em relação aos obstáculos às compras virtuais, evidenciando bloqueios na área tecnológica e social ainda a serem superados. Em se tratando das barreiras culturais, os dados confirmam, com veemência, o que é discutido no decorrer deste trabalho – a cultura que os brasileiros têm em comprar em lojas físicas e a crença de que o produto venha a ter consequências negativas nas compras online.
id UNICEUB-9_9aa929c561e0f53decb95d2074f9502f
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/2424
network_acronym_str UNICEUB-9
network_name_str Universitas: Gestão e TI
repository_id_str
spelling Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424O presente artigo desperta o interesse para o estudo sobre as barreiras ao uso do Comércio Eletrônico (CE) no Brasil. O principal objetivo é investigar a percepção dos usuários da internet quanto aos impedimentos para a realização de compras online. Especificamente, analisaram-se as barreiras: tecnológicas, culturais e sociais, que foram testadas por meio de um questionário por acessibilidade com 425 alunos do curso de Administração de uma IES. O estudo teve caráter descritivo, explicativo e fundamental. Os resultados indicaram a percepção dos usuários da internet em relação aos obstáculos às compras virtuais, evidenciando bloqueios na área tecnológica e social ainda a serem superados. Em se tratando das barreiras culturais, os dados confirmam, com veemência, o que é discutido no decorrer deste trabalho – a cultura que os brasileiros têm em comprar em lojas físicas e a crença de que o produto venha a ter consequências negativas nas compras online.UniCEUBFerreira, Luciene BrazCavalcanti, Sheilla da Silva Batista2014-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/242410.5102/un.gti.v3i2.2424Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 3, n. 2 (2013): Universitas Gestão e TI2179-832X2179-8311reponame:Universitas: Gestão e TIinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2424/2278info:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-26T12:25:11Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/2424Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gtiPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/oaileonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br2179-83112179-832Xopendoar:2014-02-26T12:25:11Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424
title Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424
spellingShingle Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424
Ferreira, Luciene Braz
title_short Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424
title_full Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424
title_fullStr Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424
title_full_unstemmed Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424
title_sort Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424
author Ferreira, Luciene Braz
author_facet Ferreira, Luciene Braz
Cavalcanti, Sheilla da Silva Batista
author_role author
author2 Cavalcanti, Sheilla da Silva Batista
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Luciene Braz
Cavalcanti, Sheilla da Silva Batista
description O presente artigo desperta o interesse para o estudo sobre as barreiras ao uso do Comércio Eletrônico (CE) no Brasil. O principal objetivo é investigar a percepção dos usuários da internet quanto aos impedimentos para a realização de compras online. Especificamente, analisaram-se as barreiras: tecnológicas, culturais e sociais, que foram testadas por meio de um questionário por acessibilidade com 425 alunos do curso de Administração de uma IES. O estudo teve caráter descritivo, explicativo e fundamental. Os resultados indicaram a percepção dos usuários da internet em relação aos obstáculos às compras virtuais, evidenciando bloqueios na área tecnológica e social ainda a serem superados. Em se tratando das barreiras culturais, os dados confirmam, com veemência, o que é discutido no decorrer deste trabalho – a cultura que os brasileiros têm em comprar em lojas físicas e a crença de que o produto venha a ter consequências negativas nas compras online.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2424
10.5102/un.gti.v3i2.2424
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2424
identifier_str_mv 10.5102/un.gti.v3i2.2424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2424/2278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 3, n. 2 (2013): Universitas Gestão e TI
2179-832X
2179-8311
reponame:Universitas: Gestão e TI
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Universitas: Gestão e TI
collection Universitas: Gestão e TI
repository.name.fl_str_mv Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv leonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br
_version_ 1815709535086575616