Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Universitas: Gestão e TI |
Texto Completo: | https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2424 |
Resumo: | O presente artigo desperta o interesse para o estudo sobre as barreiras ao uso do Comércio Eletrônico (CE) no Brasil. O principal objetivo é investigar a percepção dos usuários da internet quanto aos impedimentos para a realização de compras online. Especificamente, analisaram-se as barreiras: tecnológicas, culturais e sociais, que foram testadas por meio de um questionário por acessibilidade com 425 alunos do curso de Administração de uma IES. O estudo teve caráter descritivo, explicativo e fundamental. Os resultados indicaram a percepção dos usuários da internet em relação aos obstáculos às compras virtuais, evidenciando bloqueios na área tecnológica e social ainda a serem superados. Em se tratando das barreiras culturais, os dados confirmam, com veemência, o que é discutido no decorrer deste trabalho – a cultura que os brasileiros têm em comprar em lojas físicas e a crença de que o produto venha a ter consequências negativas nas compras online. |
id |
UNICEUB-9_9aa929c561e0f53decb95d2074f9502f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/2424 |
network_acronym_str |
UNICEUB-9 |
network_name_str |
Universitas: Gestão e TI |
repository_id_str |
|
spelling |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424O presente artigo desperta o interesse para o estudo sobre as barreiras ao uso do Comércio Eletrônico (CE) no Brasil. O principal objetivo é investigar a percepção dos usuários da internet quanto aos impedimentos para a realização de compras online. Especificamente, analisaram-se as barreiras: tecnológicas, culturais e sociais, que foram testadas por meio de um questionário por acessibilidade com 425 alunos do curso de Administração de uma IES. O estudo teve caráter descritivo, explicativo e fundamental. Os resultados indicaram a percepção dos usuários da internet em relação aos obstáculos às compras virtuais, evidenciando bloqueios na área tecnológica e social ainda a serem superados. Em se tratando das barreiras culturais, os dados confirmam, com veemência, o que é discutido no decorrer deste trabalho – a cultura que os brasileiros têm em comprar em lojas físicas e a crença de que o produto venha a ter consequências negativas nas compras online.UniCEUBFerreira, Luciene BrazCavalcanti, Sheilla da Silva Batista2014-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/242410.5102/un.gti.v3i2.2424Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 3, n. 2 (2013): Universitas Gestão e TI2179-832X2179-8311reponame:Universitas: Gestão e TIinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2424/2278info:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-26T12:25:11Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/2424Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gtiPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/oaileonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br2179-83112179-832Xopendoar:2014-02-26T12:25:11Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424 |
title |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424 |
spellingShingle |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424 Ferreira, Luciene Braz |
title_short |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424 |
title_full |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424 |
title_fullStr |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424 |
title_full_unstemmed |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424 |
title_sort |
Barreiras ao uso do comércio eletrônico - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2424 |
author |
Ferreira, Luciene Braz |
author_facet |
Ferreira, Luciene Braz Cavalcanti, Sheilla da Silva Batista |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcanti, Sheilla da Silva Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Luciene Braz Cavalcanti, Sheilla da Silva Batista |
description |
O presente artigo desperta o interesse para o estudo sobre as barreiras ao uso do Comércio Eletrônico (CE) no Brasil. O principal objetivo é investigar a percepção dos usuários da internet quanto aos impedimentos para a realização de compras online. Especificamente, analisaram-se as barreiras: tecnológicas, culturais e sociais, que foram testadas por meio de um questionário por acessibilidade com 425 alunos do curso de Administração de uma IES. O estudo teve caráter descritivo, explicativo e fundamental. Os resultados indicaram a percepção dos usuários da internet em relação aos obstáculos às compras virtuais, evidenciando bloqueios na área tecnológica e social ainda a serem superados. Em se tratando das barreiras culturais, os dados confirmam, com veemência, o que é discutido no decorrer deste trabalho – a cultura que os brasileiros têm em comprar em lojas físicas e a crença de que o produto venha a ter consequências negativas nas compras online. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2424 10.5102/un.gti.v3i2.2424 |
url |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2424 |
identifier_str_mv |
10.5102/un.gti.v3i2.2424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/gti/article/view/2424/2278 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Universitas: Gestão e TI (encerrada); v. 3, n. 2 (2013): Universitas Gestão e TI 2179-832X 2179-8311 reponame:Universitas: Gestão e TI instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Universitas: Gestão e TI |
collection |
Universitas: Gestão e TI |
repository.name.fl_str_mv |
Universitas: Gestão e TI - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
leonardo.soares@uniceub.br || atendimento.seer@uniceub.br |
_version_ |
1815709535086575616 |