Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Eliza Nogueira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
DOI: 10.26843/v8.n1.2015.515.p66
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/515
Resumo: ResumoO objetivo geral desta pesquisa é analisar a relação entre os indicadores de desempenho e a construção e materialização das diretrizes das políticas educacionais locais em instituições escolares do interior paulista que se destacam nos dados estatísticos disponibilizados pelo INEP. A esse objetivo maior, somam-se alguns objetivos específicos. São eles: analisar as concepções de educação, gestão escolar e qualidade de ensino veiculadas nos âmbitos dos governos, da mídia, dos periódicos qualificados e das concepções vivenciadas pelos integrantes das escolas públicas do ensino fundamental. Metodologicamente, baseamo-nos nos estudos das representações sociais (JODELET, 2001), considerando dois âmbitos principais de análise: o da circulação e produção de informações do ponto de vista organizacional (o da cultura da escola); da comunicação midiática (Revista Nova Escola e propagandas televisivas sobre o IDEB); da comunicação institucional (governos federal, estadual de São Paulo e municipais) e acadêmica (periódicos qualificados), bem como os estados e processos das representações sociais a partir do que pensam e concebem os diferentes integrantes das escolas em análise. Neste texto, apresentamos os dados circunscritos à produção midiática (Revista Nova Escola), documentos legais dos diferentes âmbitos governamentais e, por fim, as representações sociais de gestores escolares, todos referentes às categorias em destaque: gestão, qualidade de ensino e avaliação.Palavras-chave: Gestão escolar;Avaliação em larga escala;Qualidade de ensino.PERFORMANCE INDICATORS OF THE TEACHING SYSTEMS AND DETERMINERS OF TEACHING QUALITY: EDUCATION MANAGEMENT ANALISIS IN S
id UNICID_0ae66889b8b016cf3e51cea5c0d0a7cd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/515
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
spelling Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulistaGestão escolarAvaliação em larga escalaQualidade de ensino.ResumoO objetivo geral desta pesquisa é analisar a relação entre os indicadores de desempenho e a construção e materialização das diretrizes das políticas educacionais locais em instituições escolares do interior paulista que se destacam nos dados estatísticos disponibilizados pelo INEP. A esse objetivo maior, somam-se alguns objetivos específicos. São eles: analisar as concepções de educação, gestão escolar e qualidade de ensino veiculadas nos âmbitos dos governos, da mídia, dos periódicos qualificados e das concepções vivenciadas pelos integrantes das escolas públicas do ensino fundamental. Metodologicamente, baseamo-nos nos estudos das representações sociais (JODELET, 2001), considerando dois âmbitos principais de análise: o da circulação e produção de informações do ponto de vista organizacional (o da cultura da escola); da comunicação midiática (Revista Nova Escola e propagandas televisivas sobre o IDEB); da comunicação institucional (governos federal, estadual de São Paulo e municipais) e acadêmica (periódicos qualificados), bem como os estados e processos das representações sociais a partir do que pensam e concebem os diferentes integrantes das escolas em análise. Neste texto, apresentamos os dados circunscritos à produção midiática (Revista Nova Escola), documentos legais dos diferentes âmbitos governamentais e, por fim, as representações sociais de gestores escolares, todos referentes às categorias em destaque: gestão, qualidade de ensino e avaliação.Palavras-chave: Gestão escolar;Avaliação em larga escala;Qualidade de ensino.PERFORMANCE INDICATORS OF THE TEACHING SYSTEMS AND DETERMINERS OF TEACHING QUALITY: EDUCATION MANAGEMENT ANALISIS IN SUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/51510.26843/v8.n1.2015.515.p66 - 75Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 1 (2015): Jan/Jun 2015; 66 - 751982-863210.26843/ae.v8.n1.2015reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/515/487Copyright (c) 2018 Maria Eliza Nogueira Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Eliza Nogueira2018-06-27T20:51:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/515Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-27T20:51:29Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista
title Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista
spellingShingle Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista
Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista
Oliveira, Maria Eliza Nogueira
Gestão escolar
Avaliação em larga escala
Qualidade de ensino.
Oliveira, Maria Eliza Nogueira
Gestão escolar
Avaliação em larga escala
Qualidade de ensino.
title_short Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista
title_full Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista
title_fullStr Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista
Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista
title_full_unstemmed Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista
Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista
title_sort Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista
author Oliveira, Maria Eliza Nogueira
author_facet Oliveira, Maria Eliza Nogueira
Oliveira, Maria Eliza Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Eliza Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Avaliação em larga escala
Qualidade de ensino.
topic Gestão escolar
Avaliação em larga escala
Qualidade de ensino.
description ResumoO objetivo geral desta pesquisa é analisar a relação entre os indicadores de desempenho e a construção e materialização das diretrizes das políticas educacionais locais em instituições escolares do interior paulista que se destacam nos dados estatísticos disponibilizados pelo INEP. A esse objetivo maior, somam-se alguns objetivos específicos. São eles: analisar as concepções de educação, gestão escolar e qualidade de ensino veiculadas nos âmbitos dos governos, da mídia, dos periódicos qualificados e das concepções vivenciadas pelos integrantes das escolas públicas do ensino fundamental. Metodologicamente, baseamo-nos nos estudos das representações sociais (JODELET, 2001), considerando dois âmbitos principais de análise: o da circulação e produção de informações do ponto de vista organizacional (o da cultura da escola); da comunicação midiática (Revista Nova Escola e propagandas televisivas sobre o IDEB); da comunicação institucional (governos federal, estadual de São Paulo e municipais) e acadêmica (periódicos qualificados), bem como os estados e processos das representações sociais a partir do que pensam e concebem os diferentes integrantes das escolas em análise. Neste texto, apresentamos os dados circunscritos à produção midiática (Revista Nova Escola), documentos legais dos diferentes âmbitos governamentais e, por fim, as representações sociais de gestores escolares, todos referentes às categorias em destaque: gestão, qualidade de ensino e avaliação.Palavras-chave: Gestão escolar;Avaliação em larga escala;Qualidade de ensino.PERFORMANCE INDICATORS OF THE TEACHING SYSTEMS AND DETERMINERS OF TEACHING QUALITY: EDUCATION MANAGEMENT ANALISIS IN S
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/515
10.26843/v8.n1.2015.515.p66 - 75
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/515
identifier_str_mv 10.26843/v8.n1.2015.515.p66 - 75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/515/487
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Maria Eliza Nogueira Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Maria Eliza Nogueira Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 1 (2015): Jan/Jun 2015; 66 - 75
1982-8632
10.26843/ae.v8.n1.2015
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822180461894434816
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26843/v8.n1.2015.515.p66