Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
DOI: | 10.26843/v8.n1.2015.515.p66 |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/515 |
Resumo: | ResumoO objetivo geral desta pesquisa é analisar a relação entre os indicadores de desempenho e a construção e materialização das diretrizes das políticas educacionais locais em instituições escolares do interior paulista que se destacam nos dados estatísticos disponibilizados pelo INEP. A esse objetivo maior, somam-se alguns objetivos específicos. São eles: analisar as concepções de educação, gestão escolar e qualidade de ensino veiculadas nos âmbitos dos governos, da mídia, dos periódicos qualificados e das concepções vivenciadas pelos integrantes das escolas públicas do ensino fundamental. Metodologicamente, baseamo-nos nos estudos das representações sociais (JODELET, 2001), considerando dois âmbitos principais de análise: o da circulação e produção de informações do ponto de vista organizacional (o da cultura da escola); da comunicação midiática (Revista Nova Escola e propagandas televisivas sobre o IDEB); da comunicação institucional (governos federal, estadual de São Paulo e municipais) e acadêmica (periódicos qualificados), bem como os estados e processos das representações sociais a partir do que pensam e concebem os diferentes integrantes das escolas em análise. Neste texto, apresentamos os dados circunscritos à produção midiática (Revista Nova Escola), documentos legais dos diferentes âmbitos governamentais e, por fim, as representações sociais de gestores escolares, todos referentes às categorias em destaque: gestão, qualidade de ensino e avaliação.Palavras-chave: Gestão escolar;Avaliação em larga escala;Qualidade de ensino.PERFORMANCE INDICATORS OF THE TEACHING SYSTEMS AND DETERMINERS OF TEACHING QUALITY: EDUCATION MANAGEMENT ANALISIS IN S |
id |
UNICID_0ae66889b8b016cf3e51cea5c0d0a7cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/515 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
spelling |
Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulistaGestão escolarAvaliação em larga escalaQualidade de ensino.ResumoO objetivo geral desta pesquisa é analisar a relação entre os indicadores de desempenho e a construção e materialização das diretrizes das políticas educacionais locais em instituições escolares do interior paulista que se destacam nos dados estatísticos disponibilizados pelo INEP. A esse objetivo maior, somam-se alguns objetivos específicos. São eles: analisar as concepções de educação, gestão escolar e qualidade de ensino veiculadas nos âmbitos dos governos, da mídia, dos periódicos qualificados e das concepções vivenciadas pelos integrantes das escolas públicas do ensino fundamental. Metodologicamente, baseamo-nos nos estudos das representações sociais (JODELET, 2001), considerando dois âmbitos principais de análise: o da circulação e produção de informações do ponto de vista organizacional (o da cultura da escola); da comunicação midiática (Revista Nova Escola e propagandas televisivas sobre o IDEB); da comunicação institucional (governos federal, estadual de São Paulo e municipais) e acadêmica (periódicos qualificados), bem como os estados e processos das representações sociais a partir do que pensam e concebem os diferentes integrantes das escolas em análise. Neste texto, apresentamos os dados circunscritos à produção midiática (Revista Nova Escola), documentos legais dos diferentes âmbitos governamentais e, por fim, as representações sociais de gestores escolares, todos referentes às categorias em destaque: gestão, qualidade de ensino e avaliação.Palavras-chave: Gestão escolar;Avaliação em larga escala;Qualidade de ensino.PERFORMANCE INDICATORS OF THE TEACHING SYSTEMS AND DETERMINERS OF TEACHING QUALITY: EDUCATION MANAGEMENT ANALISIS IN SUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/51510.26843/v8.n1.2015.515.p66 - 75Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 1 (2015): Jan/Jun 2015; 66 - 751982-863210.26843/ae.v8.n1.2015reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/515/487Copyright (c) 2018 Maria Eliza Nogueira Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Eliza Nogueira2018-06-27T20:51:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/515Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-27T20:51:29Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista |
title |
Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista |
spellingShingle |
Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista Oliveira, Maria Eliza Nogueira Gestão escolar Avaliação em larga escala Qualidade de ensino. Oliveira, Maria Eliza Nogueira Gestão escolar Avaliação em larga escala Qualidade de ensino. |
title_short |
Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista |
title_full |
Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista |
title_fullStr |
Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista |
title_full_unstemmed |
Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista |
title_sort |
Indicadores de desempenho dos sistemas de ensino e determinantes da qualidade de ensino: análise da gestão educacional de municípios no interior paulista |
author |
Oliveira, Maria Eliza Nogueira |
author_facet |
Oliveira, Maria Eliza Nogueira Oliveira, Maria Eliza Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Eliza Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Avaliação em larga escala Qualidade de ensino. |
topic |
Gestão escolar Avaliação em larga escala Qualidade de ensino. |
description |
ResumoO objetivo geral desta pesquisa é analisar a relação entre os indicadores de desempenho e a construção e materialização das diretrizes das políticas educacionais locais em instituições escolares do interior paulista que se destacam nos dados estatísticos disponibilizados pelo INEP. A esse objetivo maior, somam-se alguns objetivos específicos. São eles: analisar as concepções de educação, gestão escolar e qualidade de ensino veiculadas nos âmbitos dos governos, da mídia, dos periódicos qualificados e das concepções vivenciadas pelos integrantes das escolas públicas do ensino fundamental. Metodologicamente, baseamo-nos nos estudos das representações sociais (JODELET, 2001), considerando dois âmbitos principais de análise: o da circulação e produção de informações do ponto de vista organizacional (o da cultura da escola); da comunicação midiática (Revista Nova Escola e propagandas televisivas sobre o IDEB); da comunicação institucional (governos federal, estadual de São Paulo e municipais) e acadêmica (periódicos qualificados), bem como os estados e processos das representações sociais a partir do que pensam e concebem os diferentes integrantes das escolas em análise. Neste texto, apresentamos os dados circunscritos à produção midiática (Revista Nova Escola), documentos legais dos diferentes âmbitos governamentais e, por fim, as representações sociais de gestores escolares, todos referentes às categorias em destaque: gestão, qualidade de ensino e avaliação.Palavras-chave: Gestão escolar;Avaliação em larga escala;Qualidade de ensino.PERFORMANCE INDICATORS OF THE TEACHING SYSTEMS AND DETERMINERS OF TEACHING QUALITY: EDUCATION MANAGEMENT ANALISIS IN S |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/515 10.26843/v8.n1.2015.515.p66 - 75 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/515 |
identifier_str_mv |
10.26843/v8.n1.2015.515.p66 - 75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/515/487 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Maria Eliza Nogueira Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Maria Eliza Nogueira Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 1 (2015): Jan/Jun 2015; 66 - 75 1982-8632 10.26843/ae.v8.n1.2015 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822180461894434816 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26843/v8.n1.2015.515.p66 |