Indisciplina: representações sociais de uma comunidade escolar da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhaes, Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Novaes, Adelina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/16
Resumo: Ao considerar a indisciplina escolar como um dos fatores que contribuem para provocar a exclusão, promovendo uma educação de desigualdade e falta de equidade, seja por renegar o direito do aluno, colocando-o à margem do processo educativo, seja pela pressão para que o mesmo se evada do ambiente escolar, o que é considerado crime de responsabilidade da escola e de seus profissionais, de acordo com a Legislação Brasileira. O estudo ora relatado teve por objetivo oferecer subsídios que possibilitem a reflexão sobre as práticas educativas, relações interpessoais dos profissionais da educação no enfrentamento de tal problemática, a partir de uma proposta de uma educação democrática. Tendo adotado a perspectiva psicossocial da Teoria das Representações Sociais, a pesquisa recorreu à revisão da literatura e à coleta de informações de 107 estudantes, 42 professores e 5 inspetores de alunos do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, localizada na Região Leste da Cidade de São Paulo. Para tal, foram utilizados questionários a fim de traçar o perfil socioeconômico-cultural dos respondentes, que possibilitaram uma visão panorâmica dos sujeitos que frequentam a escola, com suas características pessoais e interesse cultural.  Foram empregados também questionários que recorreram à técnica de associação livre a partir da palavra Indisciplina, combinando à da análise de conteúdo de respostas obtidas por meio questões dissertativas, com o objetivo de compreender quais são as representações sociais que os grupos elencados da comunidade escolar possuem sobre a indisciplina escolar e assim sugerir caminhos possíveis de serem trilhados no intuito de contribuir para a inclusão dos alunos rotulados como indisciplinados. Os resultados da análise das respostas dadas indicam que os grupos compartilham, em relação às representações sociais sobre a indisciplina escolar, de um elemento nuclear, o respeito às regras impostas, o que significa que não se está formando para a autonomia. Evidenciou-se com a pesquisa que as representações de disciplina (e de indisciplina) para os grupos pesquisados voltam-se para a presença da ordem, da obediência às regras, sendo estes pontos essenciais para que exista a disciplina no ambiente escolar. Contudo, o estudo também demonstrou a indisciplina escolar como um fenômeno complexo, e que muitos são os fatores que contribuem para sua ocorrência, isso se nota pelas representações tanto de professores e de inspetores, quanto de alunos, que não apontam para uma única direção.Palavras-chave: Indisciplina escolar;Representações Sociais;Formação de profissionais da educação. SCHOOL INDISCIPLINE: SOCIAL REPRESENTATIONS IN A SCHOOL COMMUNITY IN S
id UNICID_0b87fc16f327df0ffcf5ba5a07ace483
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Indisciplina: representações sociais de uma comunidade escolar da cidade de São PauloAo considerar a indisciplina escolar como um dos fatores que contribuem para provocar a exclusão, promovendo uma educação de desigualdade e falta de equidade, seja por renegar o direito do aluno, colocando-o à margem do processo educativo, seja pela pressão para que o mesmo se evada do ambiente escolar, o que é considerado crime de responsabilidade da escola e de seus profissionais, de acordo com a Legislação Brasileira. O estudo ora relatado teve por objetivo oferecer subsídios que possibilitem a reflexão sobre as práticas educativas, relações interpessoais dos profissionais da educação no enfrentamento de tal problemática, a partir de uma proposta de uma educação democrática. Tendo adotado a perspectiva psicossocial da Teoria das Representações Sociais, a pesquisa recorreu à revisão da literatura e à coleta de informações de 107 estudantes, 42 professores e 5 inspetores de alunos do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, localizada na Região Leste da Cidade de São Paulo. Para tal, foram utilizados questionários a fim de traçar o perfil socioeconômico-cultural dos respondentes, que possibilitaram uma visão panorâmica dos sujeitos que frequentam a escola, com suas características pessoais e interesse cultural.  Foram empregados também questionários que recorreram à técnica de associação livre a partir da palavra Indisciplina, combinando à da análise de conteúdo de respostas obtidas por meio questões dissertativas, com o objetivo de compreender quais são as representações sociais que os grupos elencados da comunidade escolar possuem sobre a indisciplina escolar e assim sugerir caminhos possíveis de serem trilhados no intuito de contribuir para a inclusão dos alunos rotulados como indisciplinados. Os resultados da análise das respostas dadas indicam que os grupos compartilham, em relação às representações sociais sobre a indisciplina escolar, de um elemento nuclear, o respeito às regras impostas, o que significa que não se está formando para a autonomia. Evidenciou-se com a pesquisa que as representações de disciplina (e de indisciplina) para os grupos pesquisados voltam-se para a presença da ordem, da obediência às regras, sendo estes pontos essenciais para que exista a disciplina no ambiente escolar. Contudo, o estudo também demonstrou a indisciplina escolar como um fenômeno complexo, e que muitos são os fatores que contribuem para sua ocorrência, isso se nota pelas representações tanto de professores e de inspetores, quanto de alunos, que não apontam para uma única direção.Palavras-chave: Indisciplina escolar;Representações Sociais;Formação de profissionais da educação. SCHOOL INDISCIPLINE: SOCIAL REPRESENTATIONS IN A SCHOOL COMMUNITY IN SUniversidade Cidade de São Paulo2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1610.26843/v10.n1.2017.16.p101 - 116Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 1: Jan. / Jun. 2017; 101 - 1161982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/16/42Copyright (c) 2017 Cristina Munhaes, Cristina Munhaes, Adelina Novaesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMunhaes, CristinaNovaes, Adelina2018-06-15T21:05:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-15T21:05:47Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina: representações sociais de uma comunidade escolar da cidade de São Paulo
title Indisciplina: representações sociais de uma comunidade escolar da cidade de São Paulo
spellingShingle Indisciplina: representações sociais de uma comunidade escolar da cidade de São Paulo
Munhaes, Cristina
title_short Indisciplina: representações sociais de uma comunidade escolar da cidade de São Paulo
title_full Indisciplina: representações sociais de uma comunidade escolar da cidade de São Paulo
title_fullStr Indisciplina: representações sociais de uma comunidade escolar da cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Indisciplina: representações sociais de uma comunidade escolar da cidade de São Paulo
title_sort Indisciplina: representações sociais de uma comunidade escolar da cidade de São Paulo
author Munhaes, Cristina
author_facet Munhaes, Cristina
Novaes, Adelina
author_role author
author2 Novaes, Adelina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Munhaes, Cristina
Novaes, Adelina
description Ao considerar a indisciplina escolar como um dos fatores que contribuem para provocar a exclusão, promovendo uma educação de desigualdade e falta de equidade, seja por renegar o direito do aluno, colocando-o à margem do processo educativo, seja pela pressão para que o mesmo se evada do ambiente escolar, o que é considerado crime de responsabilidade da escola e de seus profissionais, de acordo com a Legislação Brasileira. O estudo ora relatado teve por objetivo oferecer subsídios que possibilitem a reflexão sobre as práticas educativas, relações interpessoais dos profissionais da educação no enfrentamento de tal problemática, a partir de uma proposta de uma educação democrática. Tendo adotado a perspectiva psicossocial da Teoria das Representações Sociais, a pesquisa recorreu à revisão da literatura e à coleta de informações de 107 estudantes, 42 professores e 5 inspetores de alunos do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, localizada na Região Leste da Cidade de São Paulo. Para tal, foram utilizados questionários a fim de traçar o perfil socioeconômico-cultural dos respondentes, que possibilitaram uma visão panorâmica dos sujeitos que frequentam a escola, com suas características pessoais e interesse cultural.  Foram empregados também questionários que recorreram à técnica de associação livre a partir da palavra Indisciplina, combinando à da análise de conteúdo de respostas obtidas por meio questões dissertativas, com o objetivo de compreender quais são as representações sociais que os grupos elencados da comunidade escolar possuem sobre a indisciplina escolar e assim sugerir caminhos possíveis de serem trilhados no intuito de contribuir para a inclusão dos alunos rotulados como indisciplinados. Os resultados da análise das respostas dadas indicam que os grupos compartilham, em relação às representações sociais sobre a indisciplina escolar, de um elemento nuclear, o respeito às regras impostas, o que significa que não se está formando para a autonomia. Evidenciou-se com a pesquisa que as representações de disciplina (e de indisciplina) para os grupos pesquisados voltam-se para a presença da ordem, da obediência às regras, sendo estes pontos essenciais para que exista a disciplina no ambiente escolar. Contudo, o estudo também demonstrou a indisciplina escolar como um fenômeno complexo, e que muitos são os fatores que contribuem para sua ocorrência, isso se nota pelas representações tanto de professores e de inspetores, quanto de alunos, que não apontam para uma única direção.Palavras-chave: Indisciplina escolar;Representações Sociais;Formação de profissionais da educação. SCHOOL INDISCIPLINE: SOCIAL REPRESENTATIONS IN A SCHOOL COMMUNITY IN S
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/16
10.26843/v10.n1.2017.16.p101 - 116
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/16
identifier_str_mv 10.26843/v10.n1.2017.16.p101 - 116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/16/42
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cristina Munhaes, Cristina Munhaes, Adelina Novaes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cristina Munhaes, Cristina Munhaes, Adelina Novaes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 1: Jan. / Jun. 2017; 101 - 116
1982-8632
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141001904129