Representações sociais da violência e da indisciplina escolar na imprensa brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Júnior, Luiz Bosco Sardinha [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97538
Resumo: A violência e a indisciplina escolar nas últimas décadas têm recebido crescente atenção no espaço público brasileiro. Diante desta questão, procuramos com esta pesquisa estudar os conteúdos veiculados na grande imprensa a respeito do objeto em questão, tendo como referencial a teoria das representações sociais. Os veículos selecionados foram os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo e a revista semanal de informações Veja, dos quais compilamos os textos relativos à violência e indisciplina escolar publicados nos meses de março e abril de 2011. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a análise de conteúdo, complementados por apontamentos de estudos historiográficos sobre imprensa. Incluímos a análise de documento da Secretaria de Educação do Estado de S. Paulo sobre a conduta na escola, que traz a visão governamental sobre o tema. Com o fato que ficou conhecido como “massacre de Realengo” em sete de abril, optamos por dividir a apresentação e discussão de dados em quatro partes, pela significativa diferença entre a cobertura rotineira sobre violência/indisciplina escolar e a cobertura maciça quando da ocasião do fuzilamento escolar no Rio de Janeiro. A primeira parte, com textos veiculados entre primeiro de março e sete de abril, revelam tratamento dos fatos como sendo de “excepcionalidade corriqueira”: atraem a atenção por se tratar de episódios de violência extrema na escola, mas são veiculados como acontecimentos cotidianos. Na segunda parte, apresentamos a cobertura maciça do caso Realengo, caracterizada pela dispersão de informações....
id UNSP_4253cab600448226e13a6a4d31485c74
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97538
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Representações sociais da violência e da indisciplina escolar na imprensa brasileiraViolência socialPsicologia socialSchool violenceSchool indisciplineBrazilian pressSocial psychologyA violência e a indisciplina escolar nas últimas décadas têm recebido crescente atenção no espaço público brasileiro. Diante desta questão, procuramos com esta pesquisa estudar os conteúdos veiculados na grande imprensa a respeito do objeto em questão, tendo como referencial a teoria das representações sociais. Os veículos selecionados foram os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo e a revista semanal de informações Veja, dos quais compilamos os textos relativos à violência e indisciplina escolar publicados nos meses de março e abril de 2011. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a análise de conteúdo, complementados por apontamentos de estudos historiográficos sobre imprensa. Incluímos a análise de documento da Secretaria de Educação do Estado de S. Paulo sobre a conduta na escola, que traz a visão governamental sobre o tema. Com o fato que ficou conhecido como “massacre de Realengo” em sete de abril, optamos por dividir a apresentação e discussão de dados em quatro partes, pela significativa diferença entre a cobertura rotineira sobre violência/indisciplina escolar e a cobertura maciça quando da ocasião do fuzilamento escolar no Rio de Janeiro. A primeira parte, com textos veiculados entre primeiro de março e sete de abril, revelam tratamento dos fatos como sendo de “excepcionalidade corriqueira”: atraem a atenção por se tratar de episódios de violência extrema na escola, mas são veiculados como acontecimentos cotidianos. Na segunda parte, apresentamos a cobertura maciça do caso Realengo, caracterizada pela dispersão de informações....School violence and indiscipline in recent decades have received increasing attention in the Brazilian public space. This research study the data broadcasted in the mainstream press concerning the subject matter, taking as reference the Social Representations Theory. The vehicles selected were the newspapers O Estado de S. Paulo and Folha de S. Paulo and weekly information magazine Veja, from which we compiled the texts related to school violence and indiscipline published in March and April 2011. Methodological procedures were based on content analysis, complemented by notes from historiographical studies about press. We included an analysis of a document from the Secretariat of Education of the State of São Paulo about conduct in school, which brings the Government's view on the subject. With the event now known as Realengo massacre in April 7th, we decided to split the presentation and discussion of data into four parts, by a significant difference between the coverage of routine school violence/indiscipline and massive coverage about the rampage school shooting in Rio de Janeiro. The first part, with the texts broadcasted between March 1st and April 7th, treatment of facts revealed as “ordinary exceptionality” and attracts attention because they are episodes of extreme violence in school, but is broadcast as everyday events. In second part, we present the massive coverage of Realengo case, characterized by the dispersion of information. The third deals with the subsequent coverage, where the fragmentary information gradually reveal stable elements: focus... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Constantino, Elizabeth Piemonte [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado Júnior, Luiz Bosco Sardinha [UNESP]2014-06-11T19:29:01Z2014-06-11T19:29:01Z2011-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 f. : il. anexosapplication/pdfMACHADO JÚNIOR, Luiz Bosco Sardinha. Representações sociais da violência e da indisciplina escolar na imprensa brasileira. 2011. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.http://hdl.handle.net/11449/97538000675857machadojunior_lbs_me_assis.pdf33004048021P60960007219314990Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:45:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97538Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T13:45:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais da violência e da indisciplina escolar na imprensa brasileira
title Representações sociais da violência e da indisciplina escolar na imprensa brasileira
spellingShingle Representações sociais da violência e da indisciplina escolar na imprensa brasileira
Machado Júnior, Luiz Bosco Sardinha [UNESP]
Violência social
Psicologia social
School violence
School indiscipline
Brazilian press
Social psychology
title_short Representações sociais da violência e da indisciplina escolar na imprensa brasileira
title_full Representações sociais da violência e da indisciplina escolar na imprensa brasileira
title_fullStr Representações sociais da violência e da indisciplina escolar na imprensa brasileira
title_full_unstemmed Representações sociais da violência e da indisciplina escolar na imprensa brasileira
title_sort Representações sociais da violência e da indisciplina escolar na imprensa brasileira
author Machado Júnior, Luiz Bosco Sardinha [UNESP]
author_facet Machado Júnior, Luiz Bosco Sardinha [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Constantino, Elizabeth Piemonte [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Júnior, Luiz Bosco Sardinha [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Violência social
Psicologia social
School violence
School indiscipline
Brazilian press
Social psychology
topic Violência social
Psicologia social
School violence
School indiscipline
Brazilian press
Social psychology
description A violência e a indisciplina escolar nas últimas décadas têm recebido crescente atenção no espaço público brasileiro. Diante desta questão, procuramos com esta pesquisa estudar os conteúdos veiculados na grande imprensa a respeito do objeto em questão, tendo como referencial a teoria das representações sociais. Os veículos selecionados foram os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo e a revista semanal de informações Veja, dos quais compilamos os textos relativos à violência e indisciplina escolar publicados nos meses de março e abril de 2011. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a análise de conteúdo, complementados por apontamentos de estudos historiográficos sobre imprensa. Incluímos a análise de documento da Secretaria de Educação do Estado de S. Paulo sobre a conduta na escola, que traz a visão governamental sobre o tema. Com o fato que ficou conhecido como “massacre de Realengo” em sete de abril, optamos por dividir a apresentação e discussão de dados em quatro partes, pela significativa diferença entre a cobertura rotineira sobre violência/indisciplina escolar e a cobertura maciça quando da ocasião do fuzilamento escolar no Rio de Janeiro. A primeira parte, com textos veiculados entre primeiro de março e sete de abril, revelam tratamento dos fatos como sendo de “excepcionalidade corriqueira”: atraem a atenção por se tratar de episódios de violência extrema na escola, mas são veiculados como acontecimentos cotidianos. Na segunda parte, apresentamos a cobertura maciça do caso Realengo, caracterizada pela dispersão de informações....
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-28
2014-06-11T19:29:01Z
2014-06-11T19:29:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO JÚNIOR, Luiz Bosco Sardinha. Representações sociais da violência e da indisciplina escolar na imprensa brasileira. 2011. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/97538
000675857
machadojunior_lbs_me_assis.pdf
33004048021P6
0960007219314990
identifier_str_mv MACHADO JÚNIOR, Luiz Bosco Sardinha. Representações sociais da violência e da indisciplina escolar na imprensa brasileira. 2011. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.
000675857
machadojunior_lbs_me_assis.pdf
33004048021P6
0960007219314990
url http://hdl.handle.net/11449/97538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162 f. : il. anexos
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045537559085056