Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Ada Augusta Celestino
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Machado, Márcia Alves Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/44
Resumo: O objetivo deste estudo é configurar os dois principais programas implantados pelo Governo Federal pós-LDB/1996, visando à alfabetização de jovens e adultos, o PAS e o PBA, detendo- -se de forma particular no PBA, com a análise dos seus objetivos, concepção de educação e aspectos relativos à gestão do programa. Trata-se de pesquisa teórica e de campo, com uso da abordagem qualitativa, cujas fontes de informações foram os documentos legais e orientadores das políticas e aquelas obtidas por meio de entrevista com o gestor nacional do PBA. As conclusões apontam que, embora os objetivos dos programas de alfabetização de adultos no Brasil tenham sido ampliados no sentido de universalizar a educação para as pessoas de 15 anos ou mais, a concepção de educação legitimada por eles, advinda das orientações da UNESCO, segue a lógica neoliberal. Também ficou patente que o Estado atribui um sentido simplista à alfabetização de jovens e adultos indicando como sua principal preocupação implantar políticas educacionais que embora assegurem o direito à educação, não avançam para uma perspectiva efetivamente democrática e emancipatória, perpetuando a característica compensatória das políticas para a EJA. Desse modo, evidencia-se a necessidade de avanço das políticas de Estado mediante programas que de fato contribuam para o fim do analfabetismo, monitorados e avaliados pelo poder público e pela sociedade civil, em especial visando às caraterísticas de descentralização, autonomia e flexibilidade. Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos. Educação. Gestão. PAS. PBA.PROGRAMAS DE ALFABETIZACI
id UNICID_15ab891f78579b9e7aeb816a0f166cfb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestãoO objetivo deste estudo é configurar os dois principais programas implantados pelo Governo Federal pós-LDB/1996, visando à alfabetização de jovens e adultos, o PAS e o PBA, detendo- -se de forma particular no PBA, com a análise dos seus objetivos, concepção de educação e aspectos relativos à gestão do programa. Trata-se de pesquisa teórica e de campo, com uso da abordagem qualitativa, cujas fontes de informações foram os documentos legais e orientadores das políticas e aquelas obtidas por meio de entrevista com o gestor nacional do PBA. As conclusões apontam que, embora os objetivos dos programas de alfabetização de adultos no Brasil tenham sido ampliados no sentido de universalizar a educação para as pessoas de 15 anos ou mais, a concepção de educação legitimada por eles, advinda das orientações da UNESCO, segue a lógica neoliberal. Também ficou patente que o Estado atribui um sentido simplista à alfabetização de jovens e adultos indicando como sua principal preocupação implantar políticas educacionais que embora assegurem o direito à educação, não avançam para uma perspectiva efetivamente democrática e emancipatória, perpetuando a característica compensatória das políticas para a EJA. Desse modo, evidencia-se a necessidade de avanço das políticas de Estado mediante programas que de fato contribuam para o fim do analfabetismo, monitorados e avaliados pelo poder público e pela sociedade civil, em especial visando às caraterísticas de descentralização, autonomia e flexibilidade. Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos. Educação. Gestão. PAS. PBA.PROGRAMAS DE ALFABETIZACIUniversidade Cidade de São Paulo2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/4410.26843/v10.n2.2017.44.p236 - 250Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 2: Jul. / Dez. 2017; 236 - 2501982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/44/79Copyright (c) 2017 Ada Augusta Celestino Bezerra, Márcia Alves Carvalho Machado, Márcia Alves Carvalho Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Ada Augusta CelestinoMachado, Márcia Alves Carvalho2019-08-21T11:42:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-08-21T11:42:52Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão
title Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão
spellingShingle Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão
Bezerra, Ada Augusta Celestino
title_short Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão
title_full Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão
title_fullStr Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão
title_full_unstemmed Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão
title_sort Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão
author Bezerra, Ada Augusta Celestino
author_facet Bezerra, Ada Augusta Celestino
Machado, Márcia Alves Carvalho
author_role author
author2 Machado, Márcia Alves Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Ada Augusta Celestino
Machado, Márcia Alves Carvalho
description O objetivo deste estudo é configurar os dois principais programas implantados pelo Governo Federal pós-LDB/1996, visando à alfabetização de jovens e adultos, o PAS e o PBA, detendo- -se de forma particular no PBA, com a análise dos seus objetivos, concepção de educação e aspectos relativos à gestão do programa. Trata-se de pesquisa teórica e de campo, com uso da abordagem qualitativa, cujas fontes de informações foram os documentos legais e orientadores das políticas e aquelas obtidas por meio de entrevista com o gestor nacional do PBA. As conclusões apontam que, embora os objetivos dos programas de alfabetização de adultos no Brasil tenham sido ampliados no sentido de universalizar a educação para as pessoas de 15 anos ou mais, a concepção de educação legitimada por eles, advinda das orientações da UNESCO, segue a lógica neoliberal. Também ficou patente que o Estado atribui um sentido simplista à alfabetização de jovens e adultos indicando como sua principal preocupação implantar políticas educacionais que embora assegurem o direito à educação, não avançam para uma perspectiva efetivamente democrática e emancipatória, perpetuando a característica compensatória das políticas para a EJA. Desse modo, evidencia-se a necessidade de avanço das políticas de Estado mediante programas que de fato contribuam para o fim do analfabetismo, monitorados e avaliados pelo poder público e pela sociedade civil, em especial visando às caraterísticas de descentralização, autonomia e flexibilidade. Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos. Educação. Gestão. PAS. PBA.PROGRAMAS DE ALFABETIZACI
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/44
10.26843/v10.n2.2017.44.p236 - 250
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/44
identifier_str_mv 10.26843/v10.n2.2017.44.p236 - 250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/44/79
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 2: Jul. / Dez. 2017; 236 - 250
1982-8632
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141032312832