Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/44 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é configurar os dois principais programas implantados pelo Governo Federal pós-LDB/1996, visando à alfabetização de jovens e adultos, o PAS e o PBA, detendo- -se de forma particular no PBA, com a análise dos seus objetivos, concepção de educação e aspectos relativos à gestão do programa. Trata-se de pesquisa teórica e de campo, com uso da abordagem qualitativa, cujas fontes de informações foram os documentos legais e orientadores das políticas e aquelas obtidas por meio de entrevista com o gestor nacional do PBA. As conclusões apontam que, embora os objetivos dos programas de alfabetização de adultos no Brasil tenham sido ampliados no sentido de universalizar a educação para as pessoas de 15 anos ou mais, a concepção de educação legitimada por eles, advinda das orientações da UNESCO, segue a lógica neoliberal. Também ficou patente que o Estado atribui um sentido simplista à alfabetização de jovens e adultos indicando como sua principal preocupação implantar políticas educacionais que embora assegurem o direito à educação, não avançam para uma perspectiva efetivamente democrática e emancipatória, perpetuando a característica compensatória das políticas para a EJA. Desse modo, evidencia-se a necessidade de avanço das políticas de Estado mediante programas que de fato contribuam para o fim do analfabetismo, monitorados e avaliados pelo poder público e pela sociedade civil, em especial visando às caraterísticas de descentralização, autonomia e flexibilidade. Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos. Educação. Gestão. PAS. PBA.PROGRAMAS DE ALFABETIZACI |
id |
UNICID_15ab891f78579b9e7aeb816a0f166cfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestãoO objetivo deste estudo é configurar os dois principais programas implantados pelo Governo Federal pós-LDB/1996, visando à alfabetização de jovens e adultos, o PAS e o PBA, detendo- -se de forma particular no PBA, com a análise dos seus objetivos, concepção de educação e aspectos relativos à gestão do programa. Trata-se de pesquisa teórica e de campo, com uso da abordagem qualitativa, cujas fontes de informações foram os documentos legais e orientadores das políticas e aquelas obtidas por meio de entrevista com o gestor nacional do PBA. As conclusões apontam que, embora os objetivos dos programas de alfabetização de adultos no Brasil tenham sido ampliados no sentido de universalizar a educação para as pessoas de 15 anos ou mais, a concepção de educação legitimada por eles, advinda das orientações da UNESCO, segue a lógica neoliberal. Também ficou patente que o Estado atribui um sentido simplista à alfabetização de jovens e adultos indicando como sua principal preocupação implantar políticas educacionais que embora assegurem o direito à educação, não avançam para uma perspectiva efetivamente democrática e emancipatória, perpetuando a característica compensatória das políticas para a EJA. Desse modo, evidencia-se a necessidade de avanço das políticas de Estado mediante programas que de fato contribuam para o fim do analfabetismo, monitorados e avaliados pelo poder público e pela sociedade civil, em especial visando às caraterísticas de descentralização, autonomia e flexibilidade. Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos. Educação. Gestão. PAS. PBA.PROGRAMAS DE ALFABETIZACIUniversidade Cidade de São Paulo2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/4410.26843/v10.n2.2017.44.p236 - 250Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 2: Jul. / Dez. 2017; 236 - 2501982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/44/79Copyright (c) 2017 Ada Augusta Celestino Bezerra, Márcia Alves Carvalho Machado, Márcia Alves Carvalho Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Ada Augusta CelestinoMachado, Márcia Alves Carvalho2019-08-21T11:42:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-08-21T11:42:52Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão |
title |
Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão |
spellingShingle |
Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão Bezerra, Ada Augusta Celestino |
title_short |
Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão |
title_full |
Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão |
title_fullStr |
Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão |
title_full_unstemmed |
Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão |
title_sort |
Programas de alfabetização para jovens e adultos: PAS e PBA, concepções e gestão |
author |
Bezerra, Ada Augusta Celestino |
author_facet |
Bezerra, Ada Augusta Celestino Machado, Márcia Alves Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Márcia Alves Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Ada Augusta Celestino Machado, Márcia Alves Carvalho |
description |
O objetivo deste estudo é configurar os dois principais programas implantados pelo Governo Federal pós-LDB/1996, visando à alfabetização de jovens e adultos, o PAS e o PBA, detendo- -se de forma particular no PBA, com a análise dos seus objetivos, concepção de educação e aspectos relativos à gestão do programa. Trata-se de pesquisa teórica e de campo, com uso da abordagem qualitativa, cujas fontes de informações foram os documentos legais e orientadores das políticas e aquelas obtidas por meio de entrevista com o gestor nacional do PBA. As conclusões apontam que, embora os objetivos dos programas de alfabetização de adultos no Brasil tenham sido ampliados no sentido de universalizar a educação para as pessoas de 15 anos ou mais, a concepção de educação legitimada por eles, advinda das orientações da UNESCO, segue a lógica neoliberal. Também ficou patente que o Estado atribui um sentido simplista à alfabetização de jovens e adultos indicando como sua principal preocupação implantar políticas educacionais que embora assegurem o direito à educação, não avançam para uma perspectiva efetivamente democrática e emancipatória, perpetuando a característica compensatória das políticas para a EJA. Desse modo, evidencia-se a necessidade de avanço das políticas de Estado mediante programas que de fato contribuam para o fim do analfabetismo, monitorados e avaliados pelo poder público e pela sociedade civil, em especial visando às caraterísticas de descentralização, autonomia e flexibilidade. Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos. Educação. Gestão. PAS. PBA.PROGRAMAS DE ALFABETIZACI |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/44 10.26843/v10.n2.2017.44.p236 - 250 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/44 |
identifier_str_mv |
10.26843/v10.n2.2017.44.p236 - 250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/44/79 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 10 n. 2: Jul. / Dez. 2017; 236 - 250 1982-8632 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141032312832 |