Implicações éticas da pesquisa educacional: reflexões a partir do problema do fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Elydio dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Maria Leila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/109
Resumo:  ResumoEste artigo trata das implicações éticas da pesquisa educacional com enfoque no problema do fracasso escolar. Pelo fato de a educação não se distribuir democraticamente em meio à população, as pesquisas da área educacional fazem aflorar os diferentes aspectos da desigualdade social que determinam o fracasso escolar, aspectos estes muito explorados. Os dados da seletividade do ensino são verdadeiros mapas da exclusão social do País, que correlaciona indicadores da marginalização de grandes contingentes da população na área educacional a indicadores da exclusão dos demais bens sociais. A esses fatores sociais externos, determinantes do fracasso escolar vêm se somar os fatores internos da escola, dentre os quais figuram sua organização e funcionamento e a atuação dos profissionais que nela atuam. O imbricamento de fatores internos e externos, que interferem nas relações protagonizadas pelos atores sociais da escola tem implicações diretas na vida de todos os que nela interagem. A complexidade dessa problemática exige abordagens investigativas guiadas por princípios éticos, de forma a respeitar a integridade dos sujeitos envolvidos, que atuam em condições adversas, cercadas de cuidados para evitar a veiculação de teorias ideológicas que culpabilizam as vítimas e desqualificam os profissionais da escola. Apesar de muitos desses profissionais terem participação concreta na exclusão dos alunos, não podem responder isoladamente pelas contradições presentes na sociedade capitalista, eivada de valores preconceituosos e práticas discriminatórias e excludentes.Palavras-chave:
id UNICID_2a54c6a096d70d69f9300853b01f2b6e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/109
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Implicações éticas da pesquisa educacional: reflexões a partir do problema do fracasso escolar? ticaPesquisa da educaçãoSeletividade do ensinoExclusão socialIdeologia da educação ResumoEste artigo trata das implicações éticas da pesquisa educacional com enfoque no problema do fracasso escolar. Pelo fato de a educação não se distribuir democraticamente em meio à população, as pesquisas da área educacional fazem aflorar os diferentes aspectos da desigualdade social que determinam o fracasso escolar, aspectos estes muito explorados. Os dados da seletividade do ensino são verdadeiros mapas da exclusão social do País, que correlaciona indicadores da marginalização de grandes contingentes da população na área educacional a indicadores da exclusão dos demais bens sociais. A esses fatores sociais externos, determinantes do fracasso escolar vêm se somar os fatores internos da escola, dentre os quais figuram sua organização e funcionamento e a atuação dos profissionais que nela atuam. O imbricamento de fatores internos e externos, que interferem nas relações protagonizadas pelos atores sociais da escola tem implicações diretas na vida de todos os que nela interagem. A complexidade dessa problemática exige abordagens investigativas guiadas por princípios éticos, de forma a respeitar a integridade dos sujeitos envolvidos, que atuam em condições adversas, cercadas de cuidados para evitar a veiculação de teorias ideológicas que culpabilizam as vítimas e desqualificam os profissionais da escola. Apesar de muitos desses profissionais terem participação concreta na exclusão dos alunos, não podem responder isoladamente pelas contradições presentes na sociedade capitalista, eivada de valores preconceituosos e práticas discriminatórias e excludentes.Palavras-chave: Universidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/10910.26843/v5.n2.2012.109.p163 - 170Revista @mbienteeducação; v. 5 n. 2 (2012): Jul/ Dez 2012; 163 - 1701982-863210.26843/ae.v5.n2.2012reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/109/376Copyright (c) 2017 Elydio dos Santos Neto, Maria Leila Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeto, Elydio dos SantosAlves, Maria Leila2018-07-03T08:58:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/109Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T08:58:29Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Implicações éticas da pesquisa educacional: reflexões a partir do problema do fracasso escolar
title Implicações éticas da pesquisa educacional: reflexões a partir do problema do fracasso escolar
spellingShingle Implicações éticas da pesquisa educacional: reflexões a partir do problema do fracasso escolar
Neto, Elydio dos Santos
? tica
Pesquisa da educação
Seletividade do ensino
Exclusão social
Ideologia da educação
title_short Implicações éticas da pesquisa educacional: reflexões a partir do problema do fracasso escolar
title_full Implicações éticas da pesquisa educacional: reflexões a partir do problema do fracasso escolar
title_fullStr Implicações éticas da pesquisa educacional: reflexões a partir do problema do fracasso escolar
title_full_unstemmed Implicações éticas da pesquisa educacional: reflexões a partir do problema do fracasso escolar
title_sort Implicações éticas da pesquisa educacional: reflexões a partir do problema do fracasso escolar
author Neto, Elydio dos Santos
author_facet Neto, Elydio dos Santos
Alves, Maria Leila
author_role author
author2 Alves, Maria Leila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Elydio dos Santos
Alves, Maria Leila
dc.subject.por.fl_str_mv ? tica
Pesquisa da educação
Seletividade do ensino
Exclusão social
Ideologia da educação
topic ? tica
Pesquisa da educação
Seletividade do ensino
Exclusão social
Ideologia da educação
description  ResumoEste artigo trata das implicações éticas da pesquisa educacional com enfoque no problema do fracasso escolar. Pelo fato de a educação não se distribuir democraticamente em meio à população, as pesquisas da área educacional fazem aflorar os diferentes aspectos da desigualdade social que determinam o fracasso escolar, aspectos estes muito explorados. Os dados da seletividade do ensino são verdadeiros mapas da exclusão social do País, que correlaciona indicadores da marginalização de grandes contingentes da população na área educacional a indicadores da exclusão dos demais bens sociais. A esses fatores sociais externos, determinantes do fracasso escolar vêm se somar os fatores internos da escola, dentre os quais figuram sua organização e funcionamento e a atuação dos profissionais que nela atuam. O imbricamento de fatores internos e externos, que interferem nas relações protagonizadas pelos atores sociais da escola tem implicações diretas na vida de todos os que nela interagem. A complexidade dessa problemática exige abordagens investigativas guiadas por princípios éticos, de forma a respeitar a integridade dos sujeitos envolvidos, que atuam em condições adversas, cercadas de cuidados para evitar a veiculação de teorias ideológicas que culpabilizam as vítimas e desqualificam os profissionais da escola. Apesar de muitos desses profissionais terem participação concreta na exclusão dos alunos, não podem responder isoladamente pelas contradições presentes na sociedade capitalista, eivada de valores preconceituosos e práticas discriminatórias e excludentes.Palavras-chave:
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/109
10.26843/v5.n2.2012.109.p163 - 170
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/109
identifier_str_mv 10.26843/v5.n2.2012.109.p163 - 170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/109/376
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Elydio dos Santos Neto, Maria Leila Alves
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Elydio dos Santos Neto, Maria Leila Alves
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 5 n. 2 (2012): Jul/ Dez 2012; 163 - 170
1982-8632
10.26843/ae.v5.n2.2012
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141473763328