Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763 |
Resumo: | O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo discutir acerca da formação de Pedagogos para atuar em espaços não escolares, enfatizando o museu com um desses campos de atuação. As categorias selecionadas para este trabalho têm o propósito de apresentar indícios de como vem sendo realizada a formação do pedagogo para atuar nos espaços não escolares. A investigação de abordagem qualitativa foi embasada por uma pesquisa bibliográfica, uma análise documental e uma pesquisa de campo cujos dados foram coletados em 2016. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para tratar os dados. A pesquisa contou com a participação de 145 Estudantes de Pedagogia e os resultados indicaram que para eles, o pedagogo pode atuar em espaços escolares e não escolares, mas o campo de maior interesse desses Estudantes após se formarem é o campo escolar. Para 83,5% dos sujeitos, o curso propicia visitas técnicas e outras formas dos graduandos entrarem em contato com os possíveis locus de atuação do pedagogo, contudo, o estudo explicitou que a formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares ocorre de forma frágil e superficial, pois a formação para atuar na docência é mais acentuada.Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Formação de Pedagogos; Espaços não escolares; Museus. |
id |
UNICID_2ddacbfe0b8a622cdbc8d74f12bc64b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/763 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogiaCurso de PedagogiaFormação de PedagogosPolíticas PúblicasO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo discutir acerca da formação de Pedagogos para atuar em espaços não escolares, enfatizando o museu com um desses campos de atuação. As categorias selecionadas para este trabalho têm o propósito de apresentar indícios de como vem sendo realizada a formação do pedagogo para atuar nos espaços não escolares. A investigação de abordagem qualitativa foi embasada por uma pesquisa bibliográfica, uma análise documental e uma pesquisa de campo cujos dados foram coletados em 2016. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para tratar os dados. A pesquisa contou com a participação de 145 Estudantes de Pedagogia e os resultados indicaram que para eles, o pedagogo pode atuar em espaços escolares e não escolares, mas o campo de maior interesse desses Estudantes após se formarem é o campo escolar. Para 83,5% dos sujeitos, o curso propicia visitas técnicas e outras formas dos graduandos entrarem em contato com os possíveis locus de atuação do pedagogo, contudo, o estudo explicitou que a formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares ocorre de forma frágil e superficial, pois a formação para atuar na docência é mais acentuada.Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Formação de Pedagogos; Espaços não escolares; Museus.Universidade Cidade de São Paulo2019-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/76310.26843/v12.n3.2019.763.p105-131Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 105-131Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 105-131Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 105-1311982-863210.26843/ae.v12.n3.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763/695https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763/902https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763/903https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763/904Copyright (c) 2019 Nilzilene Imaculada Lucindo, Macilene Vilma Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucindo, Nilzilene ImaculadaGonçalves, Macilene Vilma2023-07-22T22:25:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/763Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:25:23Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia |
title |
Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia |
spellingShingle |
Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia Lucindo, Nilzilene Imaculada Curso de Pedagogia Formação de Pedagogos Políticas Públicas |
title_short |
Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia |
title_full |
Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia |
title_fullStr |
Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia |
title_full_unstemmed |
Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia |
title_sort |
Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia |
author |
Lucindo, Nilzilene Imaculada |
author_facet |
Lucindo, Nilzilene Imaculada Gonçalves, Macilene Vilma |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Macilene Vilma |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucindo, Nilzilene Imaculada Gonçalves, Macilene Vilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Pedagogia Formação de Pedagogos Políticas Públicas |
topic |
Curso de Pedagogia Formação de Pedagogos Políticas Públicas |
description |
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo discutir acerca da formação de Pedagogos para atuar em espaços não escolares, enfatizando o museu com um desses campos de atuação. As categorias selecionadas para este trabalho têm o propósito de apresentar indícios de como vem sendo realizada a formação do pedagogo para atuar nos espaços não escolares. A investigação de abordagem qualitativa foi embasada por uma pesquisa bibliográfica, uma análise documental e uma pesquisa de campo cujos dados foram coletados em 2016. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para tratar os dados. A pesquisa contou com a participação de 145 Estudantes de Pedagogia e os resultados indicaram que para eles, o pedagogo pode atuar em espaços escolares e não escolares, mas o campo de maior interesse desses Estudantes após se formarem é o campo escolar. Para 83,5% dos sujeitos, o curso propicia visitas técnicas e outras formas dos graduandos entrarem em contato com os possíveis locus de atuação do pedagogo, contudo, o estudo explicitou que a formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares ocorre de forma frágil e superficial, pois a formação para atuar na docência é mais acentuada.Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Formação de Pedagogos; Espaços não escolares; Museus. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763 10.26843/v12.n3.2019.763.p105-131 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763 |
identifier_str_mv |
10.26843/v12.n3.2019.763.p105-131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763/695 https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763/902 https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763/903 https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763/904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Nilzilene Imaculada Lucindo, Macilene Vilma Gonçalves info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Nilzilene Imaculada Lucindo, Macilene Vilma Gonçalves |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 105-131 Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 105-131 Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 105-131 1982-8632 10.26843/ae.v12.n3.2019 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140426235904 |