Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucindo, Nilzilene Imaculada
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gonçalves, Macilene Vilma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763
Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo discutir acerca da formação de Pedagogos para atuar em espaços não escolares, enfatizando o museu com um desses campos de atuação. As categorias selecionadas para este trabalho têm o propósito de apresentar indícios de como vem sendo realizada a formação do pedagogo para atuar nos espaços não escolares. A investigação de abordagem qualitativa foi embasada por uma pesquisa bibliográfica, uma análise documental e uma pesquisa de campo cujos dados foram coletados em 2016. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para tratar os dados. A pesquisa contou com a participação de 145 Estudantes de Pedagogia e os resultados indicaram que para eles, o pedagogo pode atuar em espaços escolares e não escolares, mas o campo de maior interesse desses Estudantes após se formarem é o campo escolar. Para 83,5% dos sujeitos, o curso propicia visitas técnicas e outras formas dos graduandos entrarem em contato com os possíveis locus de atuação do pedagogo, contudo, o estudo explicitou que a formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares ocorre de forma frágil e superficial, pois a formação para atuar na docência é mais acentuada.Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Formação de Pedagogos; Espaços não escolares; Museus.
id UNICID_2ddacbfe0b8a622cdbc8d74f12bc64b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/763
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogiaCurso de PedagogiaFormação de PedagogosPolíticas PúblicasO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo discutir acerca da formação de Pedagogos para atuar em espaços não escolares, enfatizando o museu com um desses campos de atuação. As categorias selecionadas para este trabalho têm o propósito de apresentar indícios de como vem sendo realizada a formação do pedagogo para atuar nos espaços não escolares. A investigação de abordagem qualitativa foi embasada por uma pesquisa bibliográfica, uma análise documental e uma pesquisa de campo cujos dados foram coletados em 2016. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para tratar os dados. A pesquisa contou com a participação de 145 Estudantes de Pedagogia e os resultados indicaram que para eles, o pedagogo pode atuar em espaços escolares e não escolares, mas o campo de maior interesse desses Estudantes após se formarem é o campo escolar. Para 83,5% dos sujeitos, o curso propicia visitas técnicas e outras formas dos graduandos entrarem em contato com os possíveis locus de atuação do pedagogo, contudo, o estudo explicitou que a formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares ocorre de forma frágil e superficial, pois a formação para atuar na docência é mais acentuada.Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Formação de Pedagogos; Espaços não escolares; Museus.Universidade Cidade de São Paulo2019-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/76310.26843/v12.n3.2019.763.p105-131Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 105-131Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 105-131Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 105-1311982-863210.26843/ae.v12.n3.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763/695https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763/902https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763/903https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763/904Copyright (c) 2019 Nilzilene Imaculada Lucindo, Macilene Vilma Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucindo, Nilzilene ImaculadaGonçalves, Macilene Vilma2023-07-22T22:25:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/763Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:25:23Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia
title Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia
spellingShingle Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia
Lucindo, Nilzilene Imaculada
Curso de Pedagogia
Formação de Pedagogos
Políticas Públicas
title_short Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia
title_full Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia
title_fullStr Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia
title_full_unstemmed Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia
title_sort Formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares: percepções e perspectivas do estudante de pedagogia
author Lucindo, Nilzilene Imaculada
author_facet Lucindo, Nilzilene Imaculada
Gonçalves, Macilene Vilma
author_role author
author2 Gonçalves, Macilene Vilma
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucindo, Nilzilene Imaculada
Gonçalves, Macilene Vilma
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Pedagogia
Formação de Pedagogos
Políticas Públicas
topic Curso de Pedagogia
Formação de Pedagogos
Políticas Públicas
description O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo discutir acerca da formação de Pedagogos para atuar em espaços não escolares, enfatizando o museu com um desses campos de atuação. As categorias selecionadas para este trabalho têm o propósito de apresentar indícios de como vem sendo realizada a formação do pedagogo para atuar nos espaços não escolares. A investigação de abordagem qualitativa foi embasada por uma pesquisa bibliográfica, uma análise documental e uma pesquisa de campo cujos dados foram coletados em 2016. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para tratar os dados. A pesquisa contou com a participação de 145 Estudantes de Pedagogia e os resultados indicaram que para eles, o pedagogo pode atuar em espaços escolares e não escolares, mas o campo de maior interesse desses Estudantes após se formarem é o campo escolar. Para 83,5% dos sujeitos, o curso propicia visitas técnicas e outras formas dos graduandos entrarem em contato com os possíveis locus de atuação do pedagogo, contudo, o estudo explicitou que a formação do pedagogo para atuar em espaços não escolares ocorre de forma frágil e superficial, pois a formação para atuar na docência é mais acentuada.Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Formação de Pedagogos; Espaços não escolares; Museus.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763
10.26843/v12.n3.2019.763.p105-131
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763
identifier_str_mv 10.26843/v12.n3.2019.763.p105-131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763/695
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763/902
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763/903
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/763/904
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Nilzilene Imaculada Lucindo, Macilene Vilma Gonçalves
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Nilzilene Imaculada Lucindo, Macilene Vilma Gonçalves
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 105-131
Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 105-131
Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 105-131
1982-8632
10.26843/ae.v12.n3.2019
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140426235904