O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carla Juliana Galvão
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kussakawa, Jaci Aiko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/774
Resumo: Como você se iniciou em Artefoi a questão que norteou um grupo de pesquisa e formação de professores da rede pública de ensino de Maringá, em 2018. As atividades realizadas foram embasadas na Metodologia de Pesquisa e Formação intitulada Narrativas de Formação, conforme proposto por Josso. A escolha por essa metodologia se deu por seu caráter qualitativo, de cunho autobiográfico, e por sua dupla dimensão, formativa e investigativa. O principal objetivo foi saber como esses professores se iniciaram na Arte e qual o papel que essa iniciação desempenhou em suas vidas, repercutindo em forma de ações, escolhas e mudanças na trajetória profissional e pessoal. Os estudos de Albano fundamentam nossa discussão a respeito dos rituais de iniciação em arte. As narrativas produzidas pelos participantes nos permitiram identificar experiências que funcionaram como rituais de iniciação, e posteriormente, compreender de que modo elas contribuíram para que eles se tornassem quem são. A pesquisa revelou ainda a importância das primeiras experiências com a arte.
id UNICID_315fe749ac6992efbeec8b6b9bc4bd03
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/774
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arteFormação de professoresritual de iniciaçãoartes visuaisComo você se iniciou em Artefoi a questão que norteou um grupo de pesquisa e formação de professores da rede pública de ensino de Maringá, em 2018. As atividades realizadas foram embasadas na Metodologia de Pesquisa e Formação intitulada Narrativas de Formação, conforme proposto por Josso. A escolha por essa metodologia se deu por seu caráter qualitativo, de cunho autobiográfico, e por sua dupla dimensão, formativa e investigativa. O principal objetivo foi saber como esses professores se iniciaram na Arte e qual o papel que essa iniciação desempenhou em suas vidas, repercutindo em forma de ações, escolhas e mudanças na trajetória profissional e pessoal. Os estudos de Albano fundamentam nossa discussão a respeito dos rituais de iniciação em arte. As narrativas produzidas pelos participantes nos permitiram identificar experiências que funcionaram como rituais de iniciação, e posteriormente, compreender de que modo elas contribuíram para que eles se tornassem quem são. A pesquisa revelou ainda a importância das primeiras experiências com a arte.Universidade Cidade de São Paulo2019-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/77410.26843/v12.n3.2019.774.p68-87Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 68-87Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 68-87Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 68-871982-863210.26843/ae.v12.n3.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/774/694Copyright (c) 2019 Carla Juliana Galvão Alves, Jaci Aiko Kussakawainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Carla Juliana GalvãoKussakawa, Jaci Aiko2023-07-22T22:25:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/774Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:25:23Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte
title O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte
spellingShingle O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte
Alves, Carla Juliana Galvão
Formação de professores
ritual de iniciação
artes visuais
title_short O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte
title_full O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte
title_fullStr O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte
title_full_unstemmed O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte
title_sort O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte
author Alves, Carla Juliana Galvão
author_facet Alves, Carla Juliana Galvão
Kussakawa, Jaci Aiko
author_role author
author2 Kussakawa, Jaci Aiko
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Carla Juliana Galvão
Kussakawa, Jaci Aiko
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
ritual de iniciação
artes visuais
topic Formação de professores
ritual de iniciação
artes visuais
description Como você se iniciou em Artefoi a questão que norteou um grupo de pesquisa e formação de professores da rede pública de ensino de Maringá, em 2018. As atividades realizadas foram embasadas na Metodologia de Pesquisa e Formação intitulada Narrativas de Formação, conforme proposto por Josso. A escolha por essa metodologia se deu por seu caráter qualitativo, de cunho autobiográfico, e por sua dupla dimensão, formativa e investigativa. O principal objetivo foi saber como esses professores se iniciaram na Arte e qual o papel que essa iniciação desempenhou em suas vidas, repercutindo em forma de ações, escolhas e mudanças na trajetória profissional e pessoal. Os estudos de Albano fundamentam nossa discussão a respeito dos rituais de iniciação em arte. As narrativas produzidas pelos participantes nos permitiram identificar experiências que funcionaram como rituais de iniciação, e posteriormente, compreender de que modo elas contribuíram para que eles se tornassem quem são. A pesquisa revelou ainda a importância das primeiras experiências com a arte.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/774
10.26843/v12.n3.2019.774.p68-87
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/774
identifier_str_mv 10.26843/v12.n3.2019.774.p68-87
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/774/694
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Carla Juliana Galvão Alves, Jaci Aiko Kussakawa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Carla Juliana Galvão Alves, Jaci Aiko Kussakawa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 68-87
Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 68-87
Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 68-87
1982-8632
10.26843/ae.v12.n3.2019
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140433575936