O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/774 |
Resumo: | Como você se iniciou em Artefoi a questão que norteou um grupo de pesquisa e formação de professores da rede pública de ensino de Maringá, em 2018. As atividades realizadas foram embasadas na Metodologia de Pesquisa e Formação intitulada Narrativas de Formação, conforme proposto por Josso. A escolha por essa metodologia se deu por seu caráter qualitativo, de cunho autobiográfico, e por sua dupla dimensão, formativa e investigativa. O principal objetivo foi saber como esses professores se iniciaram na Arte e qual o papel que essa iniciação desempenhou em suas vidas, repercutindo em forma de ações, escolhas e mudanças na trajetória profissional e pessoal. Os estudos de Albano fundamentam nossa discussão a respeito dos rituais de iniciação em arte. As narrativas produzidas pelos participantes nos permitiram identificar experiências que funcionaram como rituais de iniciação, e posteriormente, compreender de que modo elas contribuíram para que eles se tornassem quem são. A pesquisa revelou ainda a importância das primeiras experiências com a arte. |
id |
UNICID_315fe749ac6992efbeec8b6b9bc4bd03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/774 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arteFormação de professoresritual de iniciaçãoartes visuaisComo você se iniciou em Artefoi a questão que norteou um grupo de pesquisa e formação de professores da rede pública de ensino de Maringá, em 2018. As atividades realizadas foram embasadas na Metodologia de Pesquisa e Formação intitulada Narrativas de Formação, conforme proposto por Josso. A escolha por essa metodologia se deu por seu caráter qualitativo, de cunho autobiográfico, e por sua dupla dimensão, formativa e investigativa. O principal objetivo foi saber como esses professores se iniciaram na Arte e qual o papel que essa iniciação desempenhou em suas vidas, repercutindo em forma de ações, escolhas e mudanças na trajetória profissional e pessoal. Os estudos de Albano fundamentam nossa discussão a respeito dos rituais de iniciação em arte. As narrativas produzidas pelos participantes nos permitiram identificar experiências que funcionaram como rituais de iniciação, e posteriormente, compreender de que modo elas contribuíram para que eles se tornassem quem são. A pesquisa revelou ainda a importância das primeiras experiências com a arte.Universidade Cidade de São Paulo2019-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/77410.26843/v12.n3.2019.774.p68-87Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 68-87Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 68-87Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 68-871982-863210.26843/ae.v12.n3.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/774/694Copyright (c) 2019 Carla Juliana Galvão Alves, Jaci Aiko Kussakawainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Carla Juliana GalvãoKussakawa, Jaci Aiko2023-07-22T22:25:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/774Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:25:23Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte |
title |
O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte |
spellingShingle |
O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte Alves, Carla Juliana Galvão Formação de professores ritual de iniciação artes visuais |
title_short |
O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte |
title_full |
O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte |
title_fullStr |
O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte |
title_full_unstemmed |
O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte |
title_sort |
O ritual de iniciação nas histórias de vida dos professores de arte |
author |
Alves, Carla Juliana Galvão |
author_facet |
Alves, Carla Juliana Galvão Kussakawa, Jaci Aiko |
author_role |
author |
author2 |
Kussakawa, Jaci Aiko |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Carla Juliana Galvão Kussakawa, Jaci Aiko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores ritual de iniciação artes visuais |
topic |
Formação de professores ritual de iniciação artes visuais |
description |
Como você se iniciou em Artefoi a questão que norteou um grupo de pesquisa e formação de professores da rede pública de ensino de Maringá, em 2018. As atividades realizadas foram embasadas na Metodologia de Pesquisa e Formação intitulada Narrativas de Formação, conforme proposto por Josso. A escolha por essa metodologia se deu por seu caráter qualitativo, de cunho autobiográfico, e por sua dupla dimensão, formativa e investigativa. O principal objetivo foi saber como esses professores se iniciaram na Arte e qual o papel que essa iniciação desempenhou em suas vidas, repercutindo em forma de ações, escolhas e mudanças na trajetória profissional e pessoal. Os estudos de Albano fundamentam nossa discussão a respeito dos rituais de iniciação em arte. As narrativas produzidas pelos participantes nos permitiram identificar experiências que funcionaram como rituais de iniciação, e posteriormente, compreender de que modo elas contribuíram para que eles se tornassem quem são. A pesquisa revelou ainda a importância das primeiras experiências com a arte. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/774 10.26843/v12.n3.2019.774.p68-87 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/774 |
identifier_str_mv |
10.26843/v12.n3.2019.774.p68-87 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/774/694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Carla Juliana Galvão Alves, Jaci Aiko Kussakawa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Carla Juliana Galvão Alves, Jaci Aiko Kussakawa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 68-87 Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 68-87 Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 68-87 1982-8632 10.26843/ae.v12.n3.2019 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140433575936 |