Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Alyson Bueno
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Albano, Carlos Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/541
Resumo: Este relato de experiência apresenta os resultados de um estágio de prática de ensino em escola estadual pública na cidade de Rancharia-SP. O estágio possuía como temática o destino dos resíduos sólidos num aterro controlado e as atuações da cooperativa de reciclagem, e os procedimentos adotados para o tratamento e o abastecimento de água da cidade realizado pela prefeitura municipal. Como referenciais teóricos foram utilizados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e autores da Geografia que atuam na gestão ambiental. O público-alvo do estágio foram alunos do oitavo ano do ensino fundamental e foram aplicadas questões abertas (discursivas) e fechadas (alternativas) para os alunos apresentarem suas assimilações diante dos problemas ambientais e a importância da conservação da natureza na cidade onde moram.
id UNICID_435ff9afcebf52a1a8c192594d89749b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/541
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porteágualixoGeografiaconscientizaçãoEste relato de experiência apresenta os resultados de um estágio de prática de ensino em escola estadual pública na cidade de Rancharia-SP. O estágio possuía como temática o destino dos resíduos sólidos num aterro controlado e as atuações da cooperativa de reciclagem, e os procedimentos adotados para o tratamento e o abastecimento de água da cidade realizado pela prefeitura municipal. Como referenciais teóricos foram utilizados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e autores da Geografia que atuam na gestão ambiental. O público-alvo do estágio foram alunos do oitavo ano do ensino fundamental e foram aplicadas questões abertas (discursivas) e fechadas (alternativas) para os alunos apresentarem suas assimilações diante dos problemas ambientais e a importância da conservação da natureza na cidade onde moram.Universidade Cidade de São Paulo2018-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/54110.26843/v11.n3.2018.541.p395-407Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 3 (2018): Set ./ Dez - 2018; 395-4071982-863210.26843/ae.v11.n3.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/541/615Copyright (c) 2018 Alyson Bueno Francisco, Carlos Henrique Albano, Carlos Henrique Albanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, Alyson BuenoAlbano, Carlos Henrique2019-09-25T08:36:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/541Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-25T08:36:25Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte
title Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte
spellingShingle Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte
Francisco, Alyson Bueno
água
lixo
Geografia
conscientização
title_short Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte
title_full Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte
title_fullStr Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte
title_full_unstemmed Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte
title_sort Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte
author Francisco, Alyson Bueno
author_facet Francisco, Alyson Bueno
Albano, Carlos Henrique
author_role author
author2 Albano, Carlos Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Alyson Bueno
Albano, Carlos Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv água
lixo
Geografia
conscientização
topic água
lixo
Geografia
conscientização
description Este relato de experiência apresenta os resultados de um estágio de prática de ensino em escola estadual pública na cidade de Rancharia-SP. O estágio possuía como temática o destino dos resíduos sólidos num aterro controlado e as atuações da cooperativa de reciclagem, e os procedimentos adotados para o tratamento e o abastecimento de água da cidade realizado pela prefeitura municipal. Como referenciais teóricos foram utilizados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e autores da Geografia que atuam na gestão ambiental. O público-alvo do estágio foram alunos do oitavo ano do ensino fundamental e foram aplicadas questões abertas (discursivas) e fechadas (alternativas) para os alunos apresentarem suas assimilações diante dos problemas ambientais e a importância da conservação da natureza na cidade onde moram.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/541
10.26843/v11.n3.2018.541.p395-407
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/541
identifier_str_mv 10.26843/v11.n3.2018.541.p395-407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/541/615
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Alyson Bueno Francisco, Carlos Henrique Albano, Carlos Henrique Albano
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Alyson Bueno Francisco, Carlos Henrique Albano, Carlos Henrique Albano
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 3 (2018): Set ./ Dez - 2018; 395-407
1982-8632
10.26843/ae.v11.n3.2018
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141891096576