Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/541 |
Resumo: | Este relato de experiência apresenta os resultados de um estágio de prática de ensino em escola estadual pública na cidade de Rancharia-SP. O estágio possuía como temática o destino dos resíduos sólidos num aterro controlado e as atuações da cooperativa de reciclagem, e os procedimentos adotados para o tratamento e o abastecimento de água da cidade realizado pela prefeitura municipal. Como referenciais teóricos foram utilizados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e autores da Geografia que atuam na gestão ambiental. O público-alvo do estágio foram alunos do oitavo ano do ensino fundamental e foram aplicadas questões abertas (discursivas) e fechadas (alternativas) para os alunos apresentarem suas assimilações diante dos problemas ambientais e a importância da conservação da natureza na cidade onde moram. |
id |
UNICID_435ff9afcebf52a1a8c192594d89749b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/541 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porteágualixoGeografiaconscientizaçãoEste relato de experiência apresenta os resultados de um estágio de prática de ensino em escola estadual pública na cidade de Rancharia-SP. O estágio possuía como temática o destino dos resíduos sólidos num aterro controlado e as atuações da cooperativa de reciclagem, e os procedimentos adotados para o tratamento e o abastecimento de água da cidade realizado pela prefeitura municipal. Como referenciais teóricos foram utilizados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e autores da Geografia que atuam na gestão ambiental. O público-alvo do estágio foram alunos do oitavo ano do ensino fundamental e foram aplicadas questões abertas (discursivas) e fechadas (alternativas) para os alunos apresentarem suas assimilações diante dos problemas ambientais e a importância da conservação da natureza na cidade onde moram.Universidade Cidade de São Paulo2018-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/54110.26843/v11.n3.2018.541.p395-407Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 3 (2018): Set ./ Dez - 2018; 395-4071982-863210.26843/ae.v11.n3.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/541/615Copyright (c) 2018 Alyson Bueno Francisco, Carlos Henrique Albano, Carlos Henrique Albanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, Alyson BuenoAlbano, Carlos Henrique2019-09-25T08:36:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/541Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-25T08:36:25Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte |
title |
Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte |
spellingShingle |
Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte Francisco, Alyson Bueno água lixo Geografia conscientização |
title_short |
Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte |
title_full |
Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte |
title_fullStr |
Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte |
title_sort |
Prática de ensino-aprendizagem em escola pública sobre o destino do lixo e o abastecimento de água em cidade de pequeno porte |
author |
Francisco, Alyson Bueno |
author_facet |
Francisco, Alyson Bueno Albano, Carlos Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Albano, Carlos Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Alyson Bueno Albano, Carlos Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
água lixo Geografia conscientização |
topic |
água lixo Geografia conscientização |
description |
Este relato de experiência apresenta os resultados de um estágio de prática de ensino em escola estadual pública na cidade de Rancharia-SP. O estágio possuía como temática o destino dos resíduos sólidos num aterro controlado e as atuações da cooperativa de reciclagem, e os procedimentos adotados para o tratamento e o abastecimento de água da cidade realizado pela prefeitura municipal. Como referenciais teóricos foram utilizados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e autores da Geografia que atuam na gestão ambiental. O público-alvo do estágio foram alunos do oitavo ano do ensino fundamental e foram aplicadas questões abertas (discursivas) e fechadas (alternativas) para os alunos apresentarem suas assimilações diante dos problemas ambientais e a importância da conservação da natureza na cidade onde moram. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/541 10.26843/v11.n3.2018.541.p395-407 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/541 |
identifier_str_mv |
10.26843/v11.n3.2018.541.p395-407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/541/615 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Alyson Bueno Francisco, Carlos Henrique Albano, Carlos Henrique Albano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Alyson Bueno Francisco, Carlos Henrique Albano, Carlos Henrique Albano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 3 (2018): Set ./ Dez - 2018; 395-407 1982-8632 10.26843/ae.v11.n3.2018 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141891096576 |