O pedagogo e o curso de Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/537 |
Resumo: | ResumoNeste trabalho, discutem-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, perante as exigências de formação do Pedagogo. Ao optarem por privilegiar a licenciatura em detrimento do bacharelado não estariam desvirtuando a formação do Pedagogo? Parte-se da hipótese de que duas dimensões de uma mesma formação, embora com especificidades próprias, não se opõem, se complementam. A partir da análise do documento legal, do apoio dos teóricos Sacristan, Hernandez, Morin e Lima, e de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC |
id |
UNICID_4e39d27d2ced95f497b95e74bd45cdcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/537 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
O pedagogo e o curso de Pedagogia Diretrizes curricularesCurso de pedagogiaPedagogoEducação básicaFormação de professores.ResumoNeste trabalho, discutem-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, perante as exigências de formação do Pedagogo. Ao optarem por privilegiar a licenciatura em detrimento do bacharelado não estariam desvirtuando a formação do Pedagogo? Parte-se da hipótese de que duas dimensões de uma mesma formação, embora com especificidades próprias, não se opõem, se complementam. A partir da análise do documento legal, do apoio dos teóricos Sacristan, Hernandez, Morin e Lima, e de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCUniversidade Cidade de São Paulo2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/53710.26843/v2.n1.2009.537.p79 - 89Revista @mbienteeducação; v. 2 n. 1 (2009): jan/jul 2009; 79 - 891982-863210.26843/ae.v2.n1.2009reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/537/508Copyright (c) 2018 Helena Machado de Paula Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Helena Machado de Paula2018-07-04T10:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/537Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:33:31Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pedagogo e o curso de Pedagogia |
title |
O pedagogo e o curso de Pedagogia |
spellingShingle |
O pedagogo e o curso de Pedagogia Albuquerque, Helena Machado de Paula Diretrizes curriculares Curso de pedagogia Pedagogo Educação básica Formação de professores. |
title_short |
O pedagogo e o curso de Pedagogia |
title_full |
O pedagogo e o curso de Pedagogia |
title_fullStr |
O pedagogo e o curso de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
O pedagogo e o curso de Pedagogia |
title_sort |
O pedagogo e o curso de Pedagogia |
author |
Albuquerque, Helena Machado de Paula |
author_facet |
Albuquerque, Helena Machado de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Helena Machado de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretrizes curriculares Curso de pedagogia Pedagogo Educação básica Formação de professores. |
topic |
Diretrizes curriculares Curso de pedagogia Pedagogo Educação básica Formação de professores. |
description |
ResumoNeste trabalho, discutem-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, perante as exigências de formação do Pedagogo. Ao optarem por privilegiar a licenciatura em detrimento do bacharelado não estariam desvirtuando a formação do Pedagogo? Parte-se da hipótese de que duas dimensões de uma mesma formação, embora com especificidades próprias, não se opõem, se complementam. A partir da análise do documento legal, do apoio dos teóricos Sacristan, Hernandez, Morin e Lima, e de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/537 10.26843/v2.n1.2009.537.p79 - 89 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/537 |
identifier_str_mv |
10.26843/v2.n1.2009.537.p79 - 89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/537/508 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Helena Machado de Paula Albuquerque info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Helena Machado de Paula Albuquerque |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 2 n. 1 (2009): jan/jul 2009; 79 - 89 1982-8632 10.26843/ae.v2.n1.2009 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141884805120 |