O pedagogo e o curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Helena Machado de Paula
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/537
Resumo: ResumoNeste trabalho, discutem-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, perante as exigências de formação do Pedagogo. Ao optarem por privilegiar a licenciatura em detrimento do bacharelado não estariam desvirtuando a formação do Pedagogo? Parte-se da hipótese de que duas dimensões de uma mesma formação, embora com especificidades próprias, não se opõem, se complementam. A partir da análise do documento legal, do apoio dos teóricos Sacristan, Hernandez, Morin e Lima, e de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC
id UNICID_4e39d27d2ced95f497b95e74bd45cdcf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/537
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling O pedagogo e o curso de Pedagogia Diretrizes curricularesCurso de pedagogiaPedagogoEducação básicaFormação de professores.ResumoNeste trabalho, discutem-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, perante as exigências de formação do Pedagogo. Ao optarem por privilegiar a licenciatura em detrimento do bacharelado não estariam desvirtuando a formação do Pedagogo? Parte-se da hipótese de que duas dimensões de uma mesma formação, embora com especificidades próprias, não se opõem, se complementam. A partir da análise do documento legal, do apoio dos teóricos Sacristan, Hernandez, Morin e Lima, e de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCUniversidade Cidade de São Paulo2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/53710.26843/v2.n1.2009.537.p79 - 89Revista @mbienteeducação; v. 2 n. 1 (2009): jan/jul 2009; 79 - 891982-863210.26843/ae.v2.n1.2009reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/537/508Copyright (c) 2018 Helena Machado de Paula Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Helena Machado de Paula2018-07-04T10:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/537Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:33:31Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv O pedagogo e o curso de Pedagogia
title O pedagogo e o curso de Pedagogia
spellingShingle O pedagogo e o curso de Pedagogia
Albuquerque, Helena Machado de Paula
Diretrizes curriculares
Curso de pedagogia
Pedagogo
Educação básica
Formação de professores.
title_short O pedagogo e o curso de Pedagogia
title_full O pedagogo e o curso de Pedagogia
title_fullStr O pedagogo e o curso de Pedagogia
title_full_unstemmed O pedagogo e o curso de Pedagogia
title_sort O pedagogo e o curso de Pedagogia
author Albuquerque, Helena Machado de Paula
author_facet Albuquerque, Helena Machado de Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Helena Machado de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Diretrizes curriculares
Curso de pedagogia
Pedagogo
Educação básica
Formação de professores.
topic Diretrizes curriculares
Curso de pedagogia
Pedagogo
Educação básica
Formação de professores.
description ResumoNeste trabalho, discutem-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, perante as exigências de formação do Pedagogo. Ao optarem por privilegiar a licenciatura em detrimento do bacharelado não estariam desvirtuando a formação do Pedagogo? Parte-se da hipótese de que duas dimensões de uma mesma formação, embora com especificidades próprias, não se opõem, se complementam. A partir da análise do documento legal, do apoio dos teóricos Sacristan, Hernandez, Morin e Lima, e de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/537
10.26843/v2.n1.2009.537.p79 - 89
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/537
identifier_str_mv 10.26843/v2.n1.2009.537.p79 - 89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/537/508
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Helena Machado de Paula Albuquerque
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Helena Machado de Paula Albuquerque
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 2 n. 1 (2009): jan/jul 2009; 79 - 89
1982-8632
10.26843/ae.v2.n1.2009
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141884805120