O pedagogo e o curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Helena Machado de Paula
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
DOI: 10.26843/v2.n1.2009.537.p79
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/537
Resumo: ResumoNeste trabalho, discutem-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, perante as exigências de formação do Pedagogo. Ao optarem por privilegiar a licenciatura em detrimento do bacharelado não estariam desvirtuando a formação do Pedagogo? Parte-se da hipótese de que duas dimensões de uma mesma formação, embora com especificidades próprias, não se opõem, se complementam. A partir da análise do documento legal, do apoio dos teóricos Sacristan, Hernandez, Morin e Lima, e de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC
id UNICID_4e39d27d2ced95f497b95e74bd45cdcf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/537
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
spelling O pedagogo e o curso de Pedagogia Diretrizes curricularesCurso de pedagogiaPedagogoEducação básicaFormação de professores.ResumoNeste trabalho, discutem-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, perante as exigências de formação do Pedagogo. Ao optarem por privilegiar a licenciatura em detrimento do bacharelado não estariam desvirtuando a formação do Pedagogo? Parte-se da hipótese de que duas dimensões de uma mesma formação, embora com especificidades próprias, não se opõem, se complementam. A partir da análise do documento legal, do apoio dos teóricos Sacristan, Hernandez, Morin e Lima, e de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCUniversidade Cidade de São Paulo2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/53710.26843/v2.n1.2009.537.p79 - 89Revista @mbienteeducação; v. 2 n. 1 (2009): jan/jul 2009; 79 - 891982-863210.26843/ae.v2.n1.2009reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/537/508Copyright (c) 2018 Helena Machado de Paula Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Helena Machado de Paula2018-07-04T10:33:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/537Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:33:31Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv O pedagogo e o curso de Pedagogia
title O pedagogo e o curso de Pedagogia
spellingShingle O pedagogo e o curso de Pedagogia
O pedagogo e o curso de Pedagogia
Albuquerque, Helena Machado de Paula
Diretrizes curriculares
Curso de pedagogia
Pedagogo
Educação básica
Formação de professores.
Albuquerque, Helena Machado de Paula
Diretrizes curriculares
Curso de pedagogia
Pedagogo
Educação básica
Formação de professores.
title_short O pedagogo e o curso de Pedagogia
title_full O pedagogo e o curso de Pedagogia
title_fullStr O pedagogo e o curso de Pedagogia
O pedagogo e o curso de Pedagogia
title_full_unstemmed O pedagogo e o curso de Pedagogia
O pedagogo e o curso de Pedagogia
title_sort O pedagogo e o curso de Pedagogia
author Albuquerque, Helena Machado de Paula
author_facet Albuquerque, Helena Machado de Paula
Albuquerque, Helena Machado de Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Helena Machado de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Diretrizes curriculares
Curso de pedagogia
Pedagogo
Educação básica
Formação de professores.
topic Diretrizes curriculares
Curso de pedagogia
Pedagogo
Educação básica
Formação de professores.
description ResumoNeste trabalho, discutem-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, perante as exigências de formação do Pedagogo. Ao optarem por privilegiar a licenciatura em detrimento do bacharelado não estariam desvirtuando a formação do Pedagogo? Parte-se da hipótese de que duas dimensões de uma mesma formação, embora com especificidades próprias, não se opõem, se complementam. A partir da análise do documento legal, do apoio dos teóricos Sacristan, Hernandez, Morin e Lima, e de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/537
10.26843/v2.n1.2009.537.p79 - 89
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/537
identifier_str_mv 10.26843/v2.n1.2009.537.p79 - 89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/537/508
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Helena Machado de Paula Albuquerque
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Helena Machado de Paula Albuquerque
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 2 n. 1 (2009): jan/jul 2009; 79 - 89
1982-8632
10.26843/ae.v2.n1.2009
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822180461911212032
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26843/v2.n1.2009.537.p79