Avaliação institucional: o que pensam os alunos do ensino fundamental sobre educação de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Julio Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira, Cristiane Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/542
Resumo: Este artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa que discute repercussões da implantação do trabalho colaborativo de autoria na rede pública municipal de São Paulo como instrumento de avaliação das habilidades e competências adquiridas pelos alunos no percurso realizado durante o ensino fundamental. No desenvolvimento da pesquisa foi adotada abordagem qualitativa de caráter exploratório e os dados foram produzidos por meio de uma roda de conversa com oito alunos a partir de roteiro preestabelecido. Os dados produzidos junto aos alunos instigam a refletir sobre diferentes aspectos da relação educativa e sobretudo sobre formas de incluir sua voz nas discussões sobre a noção de qualidade da educação. Por isso ouvi-los nos parece um caminho promissor.
id UNICID_5a2ba9be25fd74587385b0b0d463cb3b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/542
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Avaliação institucional: o que pensam os alunos do ensino fundamental sobre educação de qualidadeAvaliaçãoAlunoEducaçãoEnsinoQualidadeEste artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa que discute repercussões da implantação do trabalho colaborativo de autoria na rede pública municipal de São Paulo como instrumento de avaliação das habilidades e competências adquiridas pelos alunos no percurso realizado durante o ensino fundamental. No desenvolvimento da pesquisa foi adotada abordagem qualitativa de caráter exploratório e os dados foram produzidos por meio de uma roda de conversa com oito alunos a partir de roteiro preestabelecido. Os dados produzidos junto aos alunos instigam a refletir sobre diferentes aspectos da relação educativa e sobretudo sobre formas de incluir sua voz nas discussões sobre a noção de qualidade da educação. Por isso ouvi-los nos parece um caminho promissor.Universidade Cidade de São Paulo2018-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/54210.26843/v11.n3.2018.542.p362-373Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 3 (2018): Set ./ Dez - 2018; 362-3731982-863210.26843/ae.v11.n3.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/542/618Copyright (c) 2018 Julio Gomes Almeida, Cristiane Braga Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Julio GomesFerreira, Cristiane Braga2019-09-25T08:36:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/542Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-25T08:36:25Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional: o que pensam os alunos do ensino fundamental sobre educação de qualidade
title Avaliação institucional: o que pensam os alunos do ensino fundamental sobre educação de qualidade
spellingShingle Avaliação institucional: o que pensam os alunos do ensino fundamental sobre educação de qualidade
Almeida, Julio Gomes
Avaliação
Aluno
Educação
Ensino
Qualidade
title_short Avaliação institucional: o que pensam os alunos do ensino fundamental sobre educação de qualidade
title_full Avaliação institucional: o que pensam os alunos do ensino fundamental sobre educação de qualidade
title_fullStr Avaliação institucional: o que pensam os alunos do ensino fundamental sobre educação de qualidade
title_full_unstemmed Avaliação institucional: o que pensam os alunos do ensino fundamental sobre educação de qualidade
title_sort Avaliação institucional: o que pensam os alunos do ensino fundamental sobre educação de qualidade
author Almeida, Julio Gomes
author_facet Almeida, Julio Gomes
Ferreira, Cristiane Braga
author_role author
author2 Ferreira, Cristiane Braga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Julio Gomes
Ferreira, Cristiane Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Aluno
Educação
Ensino
Qualidade
topic Avaliação
Aluno
Educação
Ensino
Qualidade
description Este artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa que discute repercussões da implantação do trabalho colaborativo de autoria na rede pública municipal de São Paulo como instrumento de avaliação das habilidades e competências adquiridas pelos alunos no percurso realizado durante o ensino fundamental. No desenvolvimento da pesquisa foi adotada abordagem qualitativa de caráter exploratório e os dados foram produzidos por meio de uma roda de conversa com oito alunos a partir de roteiro preestabelecido. Os dados produzidos junto aos alunos instigam a refletir sobre diferentes aspectos da relação educativa e sobretudo sobre formas de incluir sua voz nas discussões sobre a noção de qualidade da educação. Por isso ouvi-los nos parece um caminho promissor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/542
10.26843/v11.n3.2018.542.p362-373
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/542
identifier_str_mv 10.26843/v11.n3.2018.542.p362-373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/542/618
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Julio Gomes Almeida, Cristiane Braga Ferreira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Julio Gomes Almeida, Cristiane Braga Ferreira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 3 (2018): Set ./ Dez - 2018; 362-373
1982-8632
10.26843/ae.v11.n3.2018
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141892145152