Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/697 |
Resumo: | Neste século, os temas motricidade, movimento, jogos e esportes continuam merecendo a atenção de educadores, especialmente quando associados à escola formal e destinados às crianças e aos adolescentes. Daí uma das razões do presente texto, destinado a demonstrar a importância da vivência de jogos e esportes para a incorporação do sentido e da atitude da corporeidade em alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, contribuindo para uma educação mais prazerosa, lúdica, em que a aprendizagem não seja enfadonha, desmotivante, podendo os discentes exercerem sua capacidade de se movimentar, de estarem juntos para a busca da cidadania. Lutar para que professores na escola entendam e trabalhem a corporeidade do aluno é buscar uma educação de corpo inteiro, deixando de lado apenas o sentido de controlar e de disciplinar o corpo. Na escola, a corporeidade aprendente está vinculada à possibilidade de ensinar e defender valores atrelados ao aperfeiçoamento moral, ético, estético, técnico, crítico, na tentativa de deixar as relações dos homens mais humanas. |
id |
UNICID_5fea64e9c0a225ec1eaae6035c07bf0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/697 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentesCorporeidadeJogo e Esporte na EscolaAprendizagem.Neste século, os temas motricidade, movimento, jogos e esportes continuam merecendo a atenção de educadores, especialmente quando associados à escola formal e destinados às crianças e aos adolescentes. Daí uma das razões do presente texto, destinado a demonstrar a importância da vivência de jogos e esportes para a incorporação do sentido e da atitude da corporeidade em alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, contribuindo para uma educação mais prazerosa, lúdica, em que a aprendizagem não seja enfadonha, desmotivante, podendo os discentes exercerem sua capacidade de se movimentar, de estarem juntos para a busca da cidadania. Lutar para que professores na escola entendam e trabalhem a corporeidade do aluno é buscar uma educação de corpo inteiro, deixando de lado apenas o sentido de controlar e de disciplinar o corpo. Na escola, a corporeidade aprendente está vinculada à possibilidade de ensinar e defender valores atrelados ao aperfeiçoamento moral, ético, estético, técnico, crítico, na tentativa de deixar as relações dos homens mais humanas. Universidade Cidade de São Paulo2019-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/69710.26843/v12.n1.2019.697.p192-202Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 192-2021982-863210.26843/ae.v12.n1.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/697/648Copyright (c) 2018 Wagner Wey Moreira, Wagner Wey Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Wagner Wey2019-09-24T17:33:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/697Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-24T17:33:16Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes |
title |
Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes |
spellingShingle |
Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes Moreira, Wagner Wey Corporeidade Jogo e Esporte na Escola Aprendizagem. |
title_short |
Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes |
title_full |
Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes |
title_fullStr |
Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes |
title_full_unstemmed |
Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes |
title_sort |
Contribuições do jogo e do esporte para a corporeidade de crianças e adolescentes |
author |
Moreira, Wagner Wey |
author_facet |
Moreira, Wagner Wey |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Wagner Wey |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corporeidade Jogo e Esporte na Escola Aprendizagem. |
topic |
Corporeidade Jogo e Esporte na Escola Aprendizagem. |
description |
Neste século, os temas motricidade, movimento, jogos e esportes continuam merecendo a atenção de educadores, especialmente quando associados à escola formal e destinados às crianças e aos adolescentes. Daí uma das razões do presente texto, destinado a demonstrar a importância da vivência de jogos e esportes para a incorporação do sentido e da atitude da corporeidade em alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, contribuindo para uma educação mais prazerosa, lúdica, em que a aprendizagem não seja enfadonha, desmotivante, podendo os discentes exercerem sua capacidade de se movimentar, de estarem juntos para a busca da cidadania. Lutar para que professores na escola entendam e trabalhem a corporeidade do aluno é buscar uma educação de corpo inteiro, deixando de lado apenas o sentido de controlar e de disciplinar o corpo. Na escola, a corporeidade aprendente está vinculada à possibilidade de ensinar e defender valores atrelados ao aperfeiçoamento moral, ético, estético, técnico, crítico, na tentativa de deixar as relações dos homens mais humanas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/697 10.26843/v12.n1.2019.697.p192-202 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/697 |
identifier_str_mv |
10.26843/v12.n1.2019.697.p192-202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/697/648 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Wagner Wey Moreira, Wagner Wey Moreira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Wagner Wey Moreira, Wagner Wey Moreira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 192-202 1982-8632 10.26843/ae.v12.n1.2019 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315142264389632 |