Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
DOI: | 10.26843/v12.n1.2019.639.p10-23 |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/639 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o conceito de dialogicidade (FREIRE, 1967, 1987, 2016) presente nos autores da Pedagogia Social que despontam desde Paulo Freire (1967, 1987, 2016) até alguns autores da contemporaneidade como Moura (2011), Caliman (2011), Ferreira (2018) e, de maneira especial, Jares (2008) com a sua Pedagogia da Convivência para a ação educativa em espaços não escolares que destaca o diálogo como elemento necessário a toda prática educativa que esteja voltada à transformação e emancipação dos sujeitos que atendem. Com isso, buscamos reafirmar a importância de se pensar o trabalho docente fora do ambiente escolar, suas especificidades, potencialidades e formas de organização. |
id |
UNICID_74e133574910524fac1ed21661f60fcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/639 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
spelling |
Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús JaresDialogicidadeConvivênciaPráticas SocioeducativasEducação Não EscolarEste trabalho tem como objetivo refletir sobre o conceito de dialogicidade (FREIRE, 1967, 1987, 2016) presente nos autores da Pedagogia Social que despontam desde Paulo Freire (1967, 1987, 2016) até alguns autores da contemporaneidade como Moura (2011), Caliman (2011), Ferreira (2018) e, de maneira especial, Jares (2008) com a sua Pedagogia da Convivência para a ação educativa em espaços não escolares que destaca o diálogo como elemento necessário a toda prática educativa que esteja voltada à transformação e emancipação dos sujeitos que atendem. Com isso, buscamos reafirmar a importância de se pensar o trabalho docente fora do ambiente escolar, suas especificidades, potencialidades e formas de organização. Universidade Cidade de São Paulo2019-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/63910.26843/v12.n1.2019.639.p10-23Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 10-231982-863210.26843/ae.v12.n1.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/639/635Copyright (c) 2018 Arthur Vianna Ferreira, Júlia Abreu Machado, Thiago da Silva Lyrainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Arthur ViannaMachado, Júlia AbreuLyra, Thiago da Silva2019-09-24T17:33:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/639Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-24T17:33:16Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares |
title |
Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares |
spellingShingle |
Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares Ferreira, Arthur Vianna Dialogicidade Convivência Práticas Socioeducativas Educação Não Escolar Ferreira, Arthur Vianna Dialogicidade Convivência Práticas Socioeducativas Educação Não Escolar |
title_short |
Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares |
title_full |
Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares |
title_fullStr |
Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares |
title_full_unstemmed |
Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares |
title_sort |
Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares |
author |
Ferreira, Arthur Vianna |
author_facet |
Ferreira, Arthur Vianna Ferreira, Arthur Vianna Machado, Júlia Abreu Lyra, Thiago da Silva Machado, Júlia Abreu Lyra, Thiago da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Júlia Abreu Lyra, Thiago da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Arthur Vianna Machado, Júlia Abreu Lyra, Thiago da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dialogicidade Convivência Práticas Socioeducativas Educação Não Escolar |
topic |
Dialogicidade Convivência Práticas Socioeducativas Educação Não Escolar |
description |
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o conceito de dialogicidade (FREIRE, 1967, 1987, 2016) presente nos autores da Pedagogia Social que despontam desde Paulo Freire (1967, 1987, 2016) até alguns autores da contemporaneidade como Moura (2011), Caliman (2011), Ferreira (2018) e, de maneira especial, Jares (2008) com a sua Pedagogia da Convivência para a ação educativa em espaços não escolares que destaca o diálogo como elemento necessário a toda prática educativa que esteja voltada à transformação e emancipação dos sujeitos que atendem. Com isso, buscamos reafirmar a importância de se pensar o trabalho docente fora do ambiente escolar, suas especificidades, potencialidades e formas de organização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/639 10.26843/v12.n1.2019.639.p10-23 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/639 |
identifier_str_mv |
10.26843/v12.n1.2019.639.p10-23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/639/635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Arthur Vianna Ferreira, Júlia Abreu Machado, Thiago da Silva Lyra info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Arthur Vianna Ferreira, Júlia Abreu Machado, Thiago da Silva Lyra |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 10-23 1982-8632 10.26843/ae.v12.n1.2019 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822180461959446528 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26843/v12.n1.2019.639.p10-23 |