Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Arthur Vianna
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Machado, Júlia Abreu, Lyra, Thiago da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/639
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o conceito de dialogicidade (FREIRE, 1967, 1987, 2016) presente nos autores da Pedagogia Social que despontam desde Paulo Freire (1967, 1987, 2016) até alguns autores da contemporaneidade como Moura (2011), Caliman (2011), Ferreira (2018) e, de maneira especial, Jares (2008) com a sua Pedagogia da Convivência para a ação educativa em espaços não escolares que destaca o diálogo como elemento necessário a toda prática educativa que esteja voltada à transformação e emancipação dos sujeitos que atendem. Com isso, buscamos reafirmar a importância de se pensar o trabalho docente fora do ambiente escolar, suas especificidades, potencialidades e formas de organização.
id UNICID_74e133574910524fac1ed21661f60fcb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/639
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús JaresDialogicidadeConvivênciaPráticas SocioeducativasEducação Não EscolarEste trabalho tem como objetivo refletir sobre o conceito de dialogicidade (FREIRE, 1967, 1987, 2016) presente nos autores da Pedagogia Social que despontam desde Paulo Freire (1967, 1987, 2016) até alguns autores da contemporaneidade como Moura (2011), Caliman (2011), Ferreira (2018) e, de maneira especial, Jares (2008) com a sua Pedagogia da Convivência para a ação educativa em espaços não escolares que destaca o diálogo como elemento necessário a toda prática educativa que esteja voltada à transformação e emancipação dos sujeitos que atendem. Com isso, buscamos reafirmar a importância de se pensar o trabalho docente fora do ambiente escolar, suas especificidades, potencialidades e formas de organização. Universidade Cidade de São Paulo2019-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/63910.26843/v12.n1.2019.639.p10-23Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 10-231982-863210.26843/ae.v12.n1.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/639/635Copyright (c) 2018 Arthur Vianna Ferreira, Júlia Abreu Machado, Thiago da Silva Lyrainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Arthur ViannaMachado, Júlia AbreuLyra, Thiago da Silva2019-09-24T17:33:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/639Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-24T17:33:16Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares
title Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares
spellingShingle Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares
Ferreira, Arthur Vianna
Dialogicidade
Convivência
Práticas Socioeducativas
Educação Não Escolar
title_short Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares
title_full Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares
title_fullStr Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares
title_full_unstemmed Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares
title_sort Práticas socioeducativas na educação não escolar: entre a dialogicidade de Paulo Freire e a convivência de Xesús Jares
author Ferreira, Arthur Vianna
author_facet Ferreira, Arthur Vianna
Machado, Júlia Abreu
Lyra, Thiago da Silva
author_role author
author2 Machado, Júlia Abreu
Lyra, Thiago da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Arthur Vianna
Machado, Júlia Abreu
Lyra, Thiago da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Dialogicidade
Convivência
Práticas Socioeducativas
Educação Não Escolar
topic Dialogicidade
Convivência
Práticas Socioeducativas
Educação Não Escolar
description Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o conceito de dialogicidade (FREIRE, 1967, 1987, 2016) presente nos autores da Pedagogia Social que despontam desde Paulo Freire (1967, 1987, 2016) até alguns autores da contemporaneidade como Moura (2011), Caliman (2011), Ferreira (2018) e, de maneira especial, Jares (2008) com a sua Pedagogia da Convivência para a ação educativa em espaços não escolares que destaca o diálogo como elemento necessário a toda prática educativa que esteja voltada à transformação e emancipação dos sujeitos que atendem. Com isso, buscamos reafirmar a importância de se pensar o trabalho docente fora do ambiente escolar, suas especificidades, potencialidades e formas de organização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/639
10.26843/v12.n1.2019.639.p10-23
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/639
identifier_str_mv 10.26843/v12.n1.2019.639.p10-23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/639/635
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Arthur Vianna Ferreira, Júlia Abreu Machado, Thiago da Silva Lyra
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Arthur Vianna Ferreira, Júlia Abreu Machado, Thiago da Silva Lyra
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 1 (2019): Jan ./ Abr - 2019; 10-23
1982-8632
10.26843/ae.v12.n1.2019
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315142245515264