Histórias de aprendizagem da língua portuguesa: reflexões sobre contextos educativos formais e informais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moroz, Melania
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida, Ana Rita S., Martins, João Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/570
Resumo: ResumoO presente texto parte da exposição de histórias de aprendizagem da Língua Portuguesa por pessoas cujas línguas maternas apóiam-se no alfabeto cirílico. Foram obtidos depoimentos de nove imigrantes eslavos, sete russos e dois búlgaros, que chegaram ao Brasil entre as décadas de 1920 e 1950. Utilizou-se roteiro que, procurando garantir algumas informações comuns a todos os entrevistados, possibilitasse momentos de fluxo espontâneo do relato. Dentre as informações solicitadas, focalizou-se, especificamente, o aprendizado da Língua Portuguesa. Foram solicitadas informações no que se refere ao acesso à escolarização formal no país de origem, ao domínio prévio de línguas, às estratégias utilizadas para aprender o português, além da opinião do depoente sobre seu domínio da Língua Portuguesa sob forma escrita. A partir da análise dos dados, são apresentados os processos de aprendizagem de cada depoente e são feitas reflexões em relação à aprendizagem ocorrida a partir da exposição a contextos educativos formais e informais.Palavras-chave: Aprendizagem da Língua Portuguesa; Contextos educacionais formais e informais.Abstract The present text comes from the history reports of learning of the Portugueses Language by people whose mother tongues are supported in the Cyrillic alphabet. There were provided reports of nine Slavic immigrants, seven Russians and two Bulgarians, who had arrived in Brazil in the 1920
id UNICID_8e1bb776ebb545598fca1f150249bf20
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/570
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Histórias de aprendizagem da língua portuguesa: reflexões sobre contextos educativos formais e informais.Aprendizagem da Língua PortuguesaContextos educacionais formais e informais.ResumoO presente texto parte da exposição de histórias de aprendizagem da Língua Portuguesa por pessoas cujas línguas maternas apóiam-se no alfabeto cirílico. Foram obtidos depoimentos de nove imigrantes eslavos, sete russos e dois búlgaros, que chegaram ao Brasil entre as décadas de 1920 e 1950. Utilizou-se roteiro que, procurando garantir algumas informações comuns a todos os entrevistados, possibilitasse momentos de fluxo espontâneo do relato. Dentre as informações solicitadas, focalizou-se, especificamente, o aprendizado da Língua Portuguesa. Foram solicitadas informações no que se refere ao acesso à escolarização formal no país de origem, ao domínio prévio de línguas, às estratégias utilizadas para aprender o português, além da opinião do depoente sobre seu domínio da Língua Portuguesa sob forma escrita. A partir da análise dos dados, são apresentados os processos de aprendizagem de cada depoente e são feitas reflexões em relação à aprendizagem ocorrida a partir da exposição a contextos educativos formais e informais.Palavras-chave: Aprendizagem da Língua Portuguesa; Contextos educacionais formais e informais.Abstract The present text comes from the history reports of learning of the Portugueses Language by people whose mother tongues are supported in the Cyrillic alphabet. There were provided reports of nine Slavic immigrants, seven Russians and two Bulgarians, who had arrived in Brazil in the 1920Universidade Cidade de São Paulo2018-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/57010.26843/v1.n1.2008.570.p%pRevista @mbienteeducação; v. 1 n. 1 (2008): jan/julho 20081982-863210.26843/ae.v1.n1.2008reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/570/538Copyright (c) 2018 Melania Moroz, Ana Rita S. Almeida, Ana Rita S. Almeida, João Carlos Martins, João Carlos Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoroz, MelaniaAlmeida, Ana Rita S.Martins, João Carlos2018-07-04T11:12:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/570Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T11:12:55Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de aprendizagem da língua portuguesa: reflexões sobre contextos educativos formais e informais.
title Histórias de aprendizagem da língua portuguesa: reflexões sobre contextos educativos formais e informais.
spellingShingle Histórias de aprendizagem da língua portuguesa: reflexões sobre contextos educativos formais e informais.
Moroz, Melania
Aprendizagem da Língua Portuguesa
Contextos educacionais formais e informais.
title_short Histórias de aprendizagem da língua portuguesa: reflexões sobre contextos educativos formais e informais.
title_full Histórias de aprendizagem da língua portuguesa: reflexões sobre contextos educativos formais e informais.
title_fullStr Histórias de aprendizagem da língua portuguesa: reflexões sobre contextos educativos formais e informais.
title_full_unstemmed Histórias de aprendizagem da língua portuguesa: reflexões sobre contextos educativos formais e informais.
title_sort Histórias de aprendizagem da língua portuguesa: reflexões sobre contextos educativos formais e informais.
author Moroz, Melania
author_facet Moroz, Melania
Almeida, Ana Rita S.
Martins, João Carlos
author_role author
author2 Almeida, Ana Rita S.
Martins, João Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moroz, Melania
Almeida, Ana Rita S.
Martins, João Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da Língua Portuguesa
Contextos educacionais formais e informais.
topic Aprendizagem da Língua Portuguesa
Contextos educacionais formais e informais.
description ResumoO presente texto parte da exposição de histórias de aprendizagem da Língua Portuguesa por pessoas cujas línguas maternas apóiam-se no alfabeto cirílico. Foram obtidos depoimentos de nove imigrantes eslavos, sete russos e dois búlgaros, que chegaram ao Brasil entre as décadas de 1920 e 1950. Utilizou-se roteiro que, procurando garantir algumas informações comuns a todos os entrevistados, possibilitasse momentos de fluxo espontâneo do relato. Dentre as informações solicitadas, focalizou-se, especificamente, o aprendizado da Língua Portuguesa. Foram solicitadas informações no que se refere ao acesso à escolarização formal no país de origem, ao domínio prévio de línguas, às estratégias utilizadas para aprender o português, além da opinião do depoente sobre seu domínio da Língua Portuguesa sob forma escrita. A partir da análise dos dados, são apresentados os processos de aprendizagem de cada depoente e são feitas reflexões em relação à aprendizagem ocorrida a partir da exposição a contextos educativos formais e informais.Palavras-chave: Aprendizagem da Língua Portuguesa; Contextos educacionais formais e informais.Abstract The present text comes from the history reports of learning of the Portugueses Language by people whose mother tongues are supported in the Cyrillic alphabet. There were provided reports of nine Slavic immigrants, seven Russians and two Bulgarians, who had arrived in Brazil in the 1920
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/570
10.26843/v1.n1.2008.570.p%p
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/570
identifier_str_mv 10.26843/v1.n1.2008.570.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/570/538
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 1 n. 1 (2008): jan/julho 2008
1982-8632
10.26843/ae.v1.n1.2008
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141920456704