Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36797 |
Resumo: | Neste texto apresentam-se os resultados de uma investigação realizada com o objetivo de estudar as a aprendizagens que são realizadas por sujeitos adultos em contextos online, de caráter não formal. Com uma abordagem investigativa de vertente qualitativa, inquiriram-se adultos utilizadores regulares da Internet através da distribuição de um questionário online. Verificou-se que, em contextos online, as aprendizagens realizadas são, na maioria, de caráter predominantemente declarativo, relativas ao contexto pessoal dos aprendentes, essencialmente em ambientes online relativos ao domínio da informação e realizam-se de acordo com uma estratégia centrada no processo, em que a tomada de decisões é realizada no decurso da ação e baseia-se na pesquisa e nos resultados que daí decorrem, ou seguindo orientações sob a forma de guião ou tutorial. |
id |
RCAP_bc671e6d144a1c2d1d365f4d141e9bb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/36797 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internetContexto onlineAprendizagem onlineContextos não formaisNeste texto apresentam-se os resultados de uma investigação realizada com o objetivo de estudar as a aprendizagens que são realizadas por sujeitos adultos em contextos online, de caráter não formal. Com uma abordagem investigativa de vertente qualitativa, inquiriram-se adultos utilizadores regulares da Internet através da distribuição de um questionário online. Verificou-se que, em contextos online, as aprendizagens realizadas são, na maioria, de caráter predominantemente declarativo, relativas ao contexto pessoal dos aprendentes, essencialmente em ambientes online relativos ao domínio da informação e realizam-se de acordo com uma estratégia centrada no processo, em que a tomada de decisões é realizada no decurso da ação e baseia-se na pesquisa e nos resultados que daí decorrem, ou seguindo orientações sob a forma de guião ou tutorial.Universidade Federal do TocantinsRepositório da Universidade de LisboaViana, JoanaCosta, Fernando AlbuquerquePeralta, Helena2019-02-01T17:49:44Z20172017-07-23T10:06:18Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36797porViana, J., Costa, F. A., & Peralta, H. (2017). Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet. Revista Observatório, 3(4), 190-231. doi: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p1902447-4266http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p190info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:45.507451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet |
title |
Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet |
spellingShingle |
Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet Viana, Joana Contexto online Aprendizagem online Contextos não formais |
title_short |
Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet |
title_full |
Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet |
title_fullStr |
Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet |
title_full_unstemmed |
Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet |
title_sort |
Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet |
author |
Viana, Joana |
author_facet |
Viana, Joana Costa, Fernando Albuquerque Peralta, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Fernando Albuquerque Peralta, Helena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Joana Costa, Fernando Albuquerque Peralta, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contexto online Aprendizagem online Contextos não formais |
topic |
Contexto online Aprendizagem online Contextos não formais |
description |
Neste texto apresentam-se os resultados de uma investigação realizada com o objetivo de estudar as a aprendizagens que são realizadas por sujeitos adultos em contextos online, de caráter não formal. Com uma abordagem investigativa de vertente qualitativa, inquiriram-se adultos utilizadores regulares da Internet através da distribuição de um questionário online. Verificou-se que, em contextos online, as aprendizagens realizadas são, na maioria, de caráter predominantemente declarativo, relativas ao contexto pessoal dos aprendentes, essencialmente em ambientes online relativos ao domínio da informação e realizam-se de acordo com uma estratégia centrada no processo, em que a tomada de decisões é realizada no decurso da ação e baseia-se na pesquisa e nos resultados que daí decorrem, ou seguindo orientações sob a forma de guião ou tutorial. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-07-23T10:06:18Z 2017-01-01T00:00:00Z 2019-02-01T17:49:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/36797 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/36797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Viana, J., Costa, F. A., & Peralta, H. (2017). Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet. Revista Observatório, 3(4), 190-231. doi: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p190 2447-4266 http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134369062846464 |