Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Joana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Fernando Albuquerque, Peralta, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36797
Resumo: Neste texto apresentam-se os resultados de uma investigação realizada com o objetivo de estudar as a aprendizagens que são realizadas por sujeitos adultos em contextos online, de caráter não formal. Com uma abordagem investigativa de vertente qualitativa, inquiriram-se adultos utilizadores regulares da Internet através da distribuição de um questionário online. Verificou-se que, em contextos online, as aprendizagens realizadas são, na maioria, de caráter predominantemente declarativo, relativas ao contexto pessoal dos aprendentes, essencialmente em ambientes online relativos ao domínio da informação e realizam-se de acordo com uma estratégia centrada no processo, em que a tomada de decisões é realizada no decurso da ação e baseia-se na pesquisa e nos resultados que daí decorrem, ou seguindo orientações sob a forma de guião ou tutorial.
id RCAP_bc671e6d144a1c2d1d365f4d141e9bb6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/36797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internetContexto onlineAprendizagem onlineContextos não formaisNeste texto apresentam-se os resultados de uma investigação realizada com o objetivo de estudar as a aprendizagens que são realizadas por sujeitos adultos em contextos online, de caráter não formal. Com uma abordagem investigativa de vertente qualitativa, inquiriram-se adultos utilizadores regulares da Internet através da distribuição de um questionário online. Verificou-se que, em contextos online, as aprendizagens realizadas são, na maioria, de caráter predominantemente declarativo, relativas ao contexto pessoal dos aprendentes, essencialmente em ambientes online relativos ao domínio da informação e realizam-se de acordo com uma estratégia centrada no processo, em que a tomada de decisões é realizada no decurso da ação e baseia-se na pesquisa e nos resultados que daí decorrem, ou seguindo orientações sob a forma de guião ou tutorial.Universidade Federal do TocantinsRepositório da Universidade de LisboaViana, JoanaCosta, Fernando AlbuquerquePeralta, Helena2019-02-01T17:49:44Z20172017-07-23T10:06:18Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36797porViana, J., Costa, F. A., & Peralta, H. (2017). Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet. Revista Observatório, 3(4), 190-231. doi: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p1902447-4266http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p190info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:45.507451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet
title Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet
spellingShingle Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet
Viana, Joana
Contexto online
Aprendizagem online
Contextos não formais
title_short Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet
title_full Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet
title_fullStr Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet
title_full_unstemmed Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet
title_sort Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet
author Viana, Joana
author_facet Viana, Joana
Costa, Fernando Albuquerque
Peralta, Helena
author_role author
author2 Costa, Fernando Albuquerque
Peralta, Helena
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Joana
Costa, Fernando Albuquerque
Peralta, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto online
Aprendizagem online
Contextos não formais
topic Contexto online
Aprendizagem online
Contextos não formais
description Neste texto apresentam-se os resultados de uma investigação realizada com o objetivo de estudar as a aprendizagens que são realizadas por sujeitos adultos em contextos online, de caráter não formal. Com uma abordagem investigativa de vertente qualitativa, inquiriram-se adultos utilizadores regulares da Internet através da distribuição de um questionário online. Verificou-se que, em contextos online, as aprendizagens realizadas são, na maioria, de caráter predominantemente declarativo, relativas ao contexto pessoal dos aprendentes, essencialmente em ambientes online relativos ao domínio da informação e realizam-se de acordo com uma estratégia centrada no processo, em que a tomada de decisões é realizada no decurso da ação e baseia-se na pesquisa e nos resultados que daí decorrem, ou seguindo orientações sob a forma de guião ou tutorial.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-07-23T10:06:18Z
2017-01-01T00:00:00Z
2019-02-01T17:49:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/36797
url http://hdl.handle.net/10451/36797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Viana, J., Costa, F. A., & Peralta, H. (2017). Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela internet. Revista Observatório, 3(4), 190-231. doi: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p190
2447-4266
http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p190
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134369062846464