Reforma universitária e as implicações para a formação do pedagogo: o que propõem as DCN/2006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Marilde Queiroz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Leda Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/536
Resumo: ResumoNeste texto, apresentamos várias questões referentes à reforma da educação superior, para focar a Reestruturação do Curso de Pedagogia. A política de formação defendida pelo mercado exige nova qualificação para o profissional de educação polivalente, com competência técnica para atuar em diferentes funções em docência, gestão e pesquisa. Diante dessa realidade, questiona-se qual o perfil profissional do pedagogo que as diretrizes pretendem formar? Que currículo dará conta de tamanha abordagem, em um curso que terá a carga horária de 3.200 horas? Até que ponto os cursos ministrados por várias instituições privadas, que organizam os currículos de formação de professores sob a lógica de mercado, garantem um profissional com esse perfil? Conclui-se que os discursos eloquentes sobre a democratização, e a importância da educação para o desenvolvimento social e econômico do País, esvaziam-se diante da prática efetiva, não passam de propostas, debates e embates.Palavras-chave: Reforma pedagógica; Universidades privadas; Formação do pedagogo; Democratização da educação; Mercadoria-educação. Abstract This article presents different questions concerned to the university education restructuring, in charge to focus on the Pedagogy course restructuration. The politics of formation defended by the market, which request professors with a new profile and qualifications able to answer to the new demands of a polyvalence technical capability, which can act in different functions in the teaching, management and research. Considering this situation, it is important to ask witch profile those standards aim to rise? A 3.200 hours course curriculum can handle those demands? Are the professor
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