Las DCN/2019 para la formación de profesores: tensiones y perspectivas para la carrera de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portelinha, Ângela Maria Silveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8925
Resumo: Este artigo analisa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica – Resolução CNE/CP No 02/2019 e as implicações para o curso de Pedagogia. Retoma os princípios e as concepções construídas pelo movimento dos educadores e que condicionaram a organização desse curso. Problematiza as tensões e as perspectivas para o curso de Pedagogia com base no contexto histórico, político e social no qual são forjadas as novas diretrizes. Adota a análise crítico-dialética e destaca dois aspectos que se articulam na materialidade do processo formativo: o teórico-científico e o prático organizacional. O primeiro corresponde aos princípios, às concepções e aos fundamentos da teoria educacional. O segundo vincula-se ao conjunto de componentes curriculares dos cursos de licenciatura. Especificamente para o curso de Pedagogia, o indicativo é redefinir a organização curricular propondo cursos específicos conforme a etapa da educação básica. A ênfase recai sobre os conteúdos específicos das áreas do ensino e suas respectivas metodologias em sintonia com a BNCC da Educação Básica. Destaca o esvaziamento dos fundamentos da educação e a dissociabilidade na relação entre teoria e prática, questões essenciais para a constituição da formação e do trabalho docente. As DCN desconsideram o acúmulo de pesquisas relativas ao curso de Pedagogia, bem como as críticas, tensões e proposições históricas sobre a especificidade desse curso. Os resultados apontam a retomada do projeto hegemônico em um cenário de adversidade e conservadorismo, o que requer um grande desafio e resistência das instituições formadoras.
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Adota a análise crítico-dialética e destaca dois aspectos que se articulam na materialidade do processo formativo: o teórico-científico e o prático organizacional. O primeiro corresponde aos princípios, às concepções e aos fundamentos da teoria educacional. O segundo vincula-se ao conjunto de componentes curriculares dos cursos de licenciatura. Especificamente para o curso de Pedagogia, o indicativo é redefinir a organização curricular propondo cursos específicos conforme a etapa da educação básica. A ênfase recai sobre os conteúdos específicos das áreas do ensino e suas respectivas metodologias em sintonia com a BNCC da Educação Básica. Destaca o esvaziamento dos fundamentos da educação e a dissociabilidade na relação entre teoria e prática, questões essenciais para a constituição da formação e do trabalho docente. As DCN desconsideram o acúmulo de pesquisas relativas ao curso de Pedagogia, bem como as críticas, tensões e proposições históricas sobre a especificidade desse curso. Os resultados apontam a retomada do projeto hegemônico em um cenário de adversidade e conservadorismo, o que requer um grande desafio e resistência das instituições formadoras. En este artículo se analiza las Directrices curriculares Nacionales para la Formación inicial de Profesores para la educación Básica – Resolución CNE/CP N] 02/2019 y las implicaciones para la carrera de Pedagogía. Retoma los principios y las concepciones construidas históricamente por el movimiento de los educadores los que han condicionado la organización de esta carrera. Así que, problematiza las tensiones y las perspectivas para la carrera de Pedagogía con base en el contexto histórico, político y social en lo que son forjadas nuevas Directrices. Se adopta el análisis crítico- dialectico destacando dos aspectos que se articulan en la materialidad del proceso formativo: el teórico- científico y lo práctico organizacional. El aspecto teórico-científico corresponde a los principios, las concepciones y los fundamentos de la teoría educacional. Sin embargo, los aspectos prácticos- organizacionales se vinculan al conjunto de componentes curriculares de los cursos de maestría. Específicamente para el curso de Pedagogía el indicativo es redefinir la organización curricular proponiendo cursos específicos conformado a la etapa de la educación básica. La énfasis recae en los contenidos específicos de las áreas de enseñanza y sus respectivas metodologías en sintonía con la BNCC de la educación Básica. Se destaca el vaciado de los fundamentos de la educación y la insociabilidad en la relación entre teoría y práctica, cuestión esencial para la constitución de la formación y del trabajo docente. Las DCN no han considerado el acumulo de investigaciones relativas a la carrera de Pedagogía, bien como las críticas, tensiones y proposiciones históricas sobre la especificidad de ese curso. Los resultados indican la retomada del proyecto hegemónico en un escenario de adversidad y conservadorismo, lo que requiere un gran desafío y resistencia de las instituciones formadoras. This paper analyzes the National Curriculum Guidelines of the K-12 Teacher Initial Training, in its Resolution No. 02/2019, and its implications on Pedagogy course. It takes up tenets and conceptions built up by the educator’s movement which have influenced the course’s organization. It also problematizes tensions and perspectives of the Pedagogy course based on the historical, political, and social context, where the new guidelines are forged. The study carries out a critical-dialectical analysis and highlights two aspects articulated in the materiality of the training process, the theoretical- scientific aspect, and the practical-organizational aspect. The first one corresponds to the education theory’s tenets, conceptions, and grounds. The second one is bound to the set of curriculum components of licentiate courses. Specifically, regarding the Pedagogy course, the trend seen is of reshaping the curriculum organization suggesting specific courses according to the K-12 stage. The emphasis is on the specific content of some areas of knowledge and their methodologies in line with a national K-12 curriculum. It highlights the hollowing out of the basis of education and the dissociability in the relation Edições UESB2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/892510.22481/praxisedu.v17i46.8925Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 216-236Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 216-236Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 216-2362178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8925/5841http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPortelinha, Ângela Maria Silveira2021-08-06T01:37:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8925Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-08-06T01:37:06Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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