Representações sociais de futuros professores sobre música a partir da escuta musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/488 |
Resumo: | Resumo O presente artigo discute o potencial formativo da música, apresentando um recorte de um estudo2 realizado como tese de doutorado, sobre as representações sociais que estudantes de licenciatura em música e em pedagogia, de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de São Paulo, têm sobre música e música na escola a partir da escuta de três gêneros musicais: pop, jazz e world music. As justificativas das respostas dos estudantes à escuta das músicas, com a utilização da técnica de associação livre, foram categorizadas e permitiram identificar cinco eixos temáticos constituintes das representações sociais dos estudantes sobre música: afetividade, movimento, comunicação, contexto e formação. As representações sociais de música revelaram que os cinco eixos temáticos estavam presentes em todos os grupos e para todos os gêneros de música apresentados na pesquisa, variando quanto ao nível de informação que cada grupo possuía sobre música, sendo que os eixos da afetividade e do contexto se mostraram fundamentais para a compreensão do papel humanizador da música na educação. Palavras-chave: Música; Representação social.Social representaion of future teachers about music from music listeningAbstractThis paper discusses the educational strength of music, showing a study done as PhD thesis about social representations of undergraduate students in music licensure and pedagogy degree - of an Institution of Superior Education in the city of São Paulo - have about music as well as music at school from the listening of three different sorts of music: pop, jazz, and world music. The reasons for the students |
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Representações sociais de futuros professores sobre música a partir da escuta musicalMúsicaRepresentação social.Resumo O presente artigo discute o potencial formativo da música, apresentando um recorte de um estudo2 realizado como tese de doutorado, sobre as representações sociais que estudantes de licenciatura em música e em pedagogia, de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de São Paulo, têm sobre música e música na escola a partir da escuta de três gêneros musicais: pop, jazz e world music. As justificativas das respostas dos estudantes à escuta das músicas, com a utilização da técnica de associação livre, foram categorizadas e permitiram identificar cinco eixos temáticos constituintes das representações sociais dos estudantes sobre música: afetividade, movimento, comunicação, contexto e formação. As representações sociais de música revelaram que os cinco eixos temáticos estavam presentes em todos os grupos e para todos os gêneros de música apresentados na pesquisa, variando quanto ao nível de informação que cada grupo possuía sobre música, sendo que os eixos da afetividade e do contexto se mostraram fundamentais para a compreensão do papel humanizador da música na educação. Palavras-chave: Música; Representação social.Social representaion of future teachers about music from music listeningAbstractThis paper discusses the educational strength of music, showing a study done as PhD thesis about social representations of undergraduate students in music licensure and pedagogy degree - of an Institution of Superior Education in the city of São Paulo - have about music as well as music at school from the listening of three different sorts of music: pop, jazz, and world music. The reasons for the studentsUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48810.26843/v7.n2.2014.488.p361 - 376Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 2 (2014): Maio/Ago 2014; 361 - 3761982-863210.26843/ae.v7.n2.2014reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/488/464Copyright (c) 2018 Leila Yuri Sugaharainfo:eu-repo/semantics/openAccessSugahara, Leila Yuri2018-06-28T08:28:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/488Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-28T08:28:59Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
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