Representações sociais de futuros professores sobre música a partir da escuta musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sugahara, Leila Yuri
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/488
Resumo: Resumo O presente artigo discute o potencial formativo da música, apresentando um recorte de um estudo2 realizado como tese de doutorado, sobre as representações sociais que estudantes de licenciatura em música e em pedagogia, de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de São Paulo, têm sobre música e música na escola a partir da escuta de três gêneros musicais: pop, jazz e world music. As justificativas das respostas dos estudantes à escuta das músicas, com a utilização da técnica de associação livre, foram categorizadas e permitiram identificar cinco eixos temáticos constituintes das representações sociais dos estudantes sobre música: afetividade, movimento, comunicação, contexto e formação. As representações sociais de música revelaram que os cinco eixos temáticos estavam presentes em todos os grupos e para todos os gêneros de música apresentados na pesquisa, variando quanto ao nível de informação que cada grupo possuía sobre música, sendo que os eixos da afetividade e do contexto se mostraram fundamentais para a compreensão do papel humanizador da música na educação. Palavras-chave: Música; Representação social.Social representaion of future teachers about music from music listeningAbstractThis paper discusses the educational strength of music, showing a study done as PhD thesis about social representations of undergraduate students in music licensure and pedagogy degree - of an Institution of Superior Education in the city of São Paulo - have about music as well as music at school from the listening of three different sorts of music: pop, jazz, and world music. The reasons for the students
id UNICID_ad4c95330fdb3095a54003955cda9163
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/488
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Representações sociais de futuros professores sobre música a partir da escuta musicalMúsicaRepresentação social.Resumo O presente artigo discute o potencial formativo da música, apresentando um recorte de um estudo2 realizado como tese de doutorado, sobre as representações sociais que estudantes de licenciatura em música e em pedagogia, de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de São Paulo, têm sobre música e música na escola a partir da escuta de três gêneros musicais: pop, jazz e world music. As justificativas das respostas dos estudantes à escuta das músicas, com a utilização da técnica de associação livre, foram categorizadas e permitiram identificar cinco eixos temáticos constituintes das representações sociais dos estudantes sobre música: afetividade, movimento, comunicação, contexto e formação. As representações sociais de música revelaram que os cinco eixos temáticos estavam presentes em todos os grupos e para todos os gêneros de música apresentados na pesquisa, variando quanto ao nível de informação que cada grupo possuía sobre música, sendo que os eixos da afetividade e do contexto se mostraram fundamentais para a compreensão do papel humanizador da música na educação. Palavras-chave: Música; Representação social.Social representaion of future teachers about music from music listeningAbstractThis paper discusses the educational strength of music, showing a study done as PhD thesis about social representations of undergraduate students in music licensure and pedagogy degree - of an Institution of Superior Education in the city of São Paulo - have about music as well as music at school from the listening of three different sorts of music: pop, jazz, and world music. The reasons for the studentsUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/48810.26843/v7.n2.2014.488.p361 - 376Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 2 (2014): Maio/Ago 2014; 361 - 3761982-863210.26843/ae.v7.n2.2014reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/488/464Copyright (c) 2018 Leila Yuri Sugaharainfo:eu-repo/semantics/openAccessSugahara, Leila Yuri2018-06-28T08:28:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/488Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-28T08:28:59Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais de futuros professores sobre música a partir da escuta musical
title Representações sociais de futuros professores sobre música a partir da escuta musical
spellingShingle Representações sociais de futuros professores sobre música a partir da escuta musical
Sugahara, Leila Yuri
Música
Representação social.
title_short Representações sociais de futuros professores sobre música a partir da escuta musical
title_full Representações sociais de futuros professores sobre música a partir da escuta musical
title_fullStr Representações sociais de futuros professores sobre música a partir da escuta musical
title_full_unstemmed Representações sociais de futuros professores sobre música a partir da escuta musical
title_sort Representações sociais de futuros professores sobre música a partir da escuta musical
author Sugahara, Leila Yuri
author_facet Sugahara, Leila Yuri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sugahara, Leila Yuri
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Representação social.
topic Música
Representação social.
description Resumo O presente artigo discute o potencial formativo da música, apresentando um recorte de um estudo2 realizado como tese de doutorado, sobre as representações sociais que estudantes de licenciatura em música e em pedagogia, de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de São Paulo, têm sobre música e música na escola a partir da escuta de três gêneros musicais: pop, jazz e world music. As justificativas das respostas dos estudantes à escuta das músicas, com a utilização da técnica de associação livre, foram categorizadas e permitiram identificar cinco eixos temáticos constituintes das representações sociais dos estudantes sobre música: afetividade, movimento, comunicação, contexto e formação. As representações sociais de música revelaram que os cinco eixos temáticos estavam presentes em todos os grupos e para todos os gêneros de música apresentados na pesquisa, variando quanto ao nível de informação que cada grupo possuía sobre música, sendo que os eixos da afetividade e do contexto se mostraram fundamentais para a compreensão do papel humanizador da música na educação. Palavras-chave: Música; Representação social.Social representaion of future teachers about music from music listeningAbstractThis paper discusses the educational strength of music, showing a study done as PhD thesis about social representations of undergraduate students in music licensure and pedagogy degree - of an Institution of Superior Education in the city of São Paulo - have about music as well as music at school from the listening of three different sorts of music: pop, jazz, and world music. The reasons for the students
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/488
10.26843/v7.n2.2014.488.p361 - 376
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/488
identifier_str_mv 10.26843/v7.n2.2014.488.p361 - 376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/488/464
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Leila Yuri Sugahara
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Leila Yuri Sugahara
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 7 n. 2 (2014): Maio/Ago 2014; 361 - 376
1982-8632
10.26843/ae.v7.n2.2014
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141822939136