Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cicero Inacio dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/86
Resumo: RESUMOO trabalho aqui apresentado é um recorte de uma pesquisa oriunda de uma Iniciação Científica no ano de 2016, que tem por objetivo trazer um estudo meta-analítico acerca de pesquisas voltadas para modelagem matemática na formação de professores, a fim de buscar quais são as contribui- ções dessas pesquisas para esta área. A pesquisa é de cunho qualitativo e para chegarmos às nossas conclusões realizamos uma pesquisa bibliográfica de teses e dissertações do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram encontradas ao todo 44 pesquisas, das quais 6 foram selecionadas para análise. Obtivemos como principais contribuições para a formação de professores: a prática reflexiva do professor, construção de novos conhecimentos. Além de que a modelagem proporciona ao docente novas ferramentas para dar significados aos conceitos matemáticos e que as concepções dos professores sobre a modelagem matemática podem se alterar ou ser complementadas ao longo de sua prática profissional.PALAVRAS-CHAVE: MODELAGEM MATEMÁTICA; FORMA
id UNICID_b04a1fe9f4166c36d34d25daef40b6b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/86
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professoresModelagem matemáticaformação de professoresestudo meta-analíticoRESUMOO trabalho aqui apresentado é um recorte de uma pesquisa oriunda de uma Iniciação Científica no ano de 2016, que tem por objetivo trazer um estudo meta-analítico acerca de pesquisas voltadas para modelagem matemática na formação de professores, a fim de buscar quais são as contribui- ções dessas pesquisas para esta área. A pesquisa é de cunho qualitativo e para chegarmos às nossas conclusões realizamos uma pesquisa bibliográfica de teses e dissertações do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram encontradas ao todo 44 pesquisas, das quais 6 foram selecionadas para análise. Obtivemos como principais contribuições para a formação de professores: a prática reflexiva do professor, construção de novos conhecimentos. Além de que a modelagem proporciona ao docente novas ferramentas para dar significados aos conceitos matemáticos e que as concepções dos professores sobre a modelagem matemática podem se alterar ou ser complementadas ao longo de sua prática profissional.PALAVRAS-CHAVE: MODELAGEM MATEMÁTICA; FORMAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/8610.26843/v11.n1.2018.86.p66 - 77Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 66 - 77Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 66 - 77Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 66 - 771982-863210.26843/ae.v11.n1.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/86/438Copyright (c) 2018 Cicero Inacio dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cicero Inacio dosNakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi2023-07-22T22:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/86Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:27:07Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores
title Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores
spellingShingle Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores
Santos, Cicero Inacio dos
Modelagem matemática
formação de professores
estudo meta-analítico
title_short Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores
title_full Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores
title_fullStr Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores
title_full_unstemmed Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores
title_sort Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores
author Santos, Cicero Inacio dos
author_facet Santos, Cicero Inacio dos
Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
author_role author
author2 Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cicero Inacio dos
Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
formação de professores
estudo meta-analítico
topic Modelagem matemática
formação de professores
estudo meta-analítico
description RESUMOO trabalho aqui apresentado é um recorte de uma pesquisa oriunda de uma Iniciação Científica no ano de 2016, que tem por objetivo trazer um estudo meta-analítico acerca de pesquisas voltadas para modelagem matemática na formação de professores, a fim de buscar quais são as contribui- ções dessas pesquisas para esta área. A pesquisa é de cunho qualitativo e para chegarmos às nossas conclusões realizamos uma pesquisa bibliográfica de teses e dissertações do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram encontradas ao todo 44 pesquisas, das quais 6 foram selecionadas para análise. Obtivemos como principais contribuições para a formação de professores: a prática reflexiva do professor, construção de novos conhecimentos. Além de que a modelagem proporciona ao docente novas ferramentas para dar significados aos conceitos matemáticos e que as concepções dos professores sobre a modelagem matemática podem se alterar ou ser complementadas ao longo de sua prática profissional.PALAVRAS-CHAVE: MODELAGEM MATEMÁTICA; FORMA
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/86
10.26843/v11.n1.2018.86.p66 - 77
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/86
identifier_str_mv 10.26843/v11.n1.2018.86.p66 - 77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/86/438
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cicero Inacio dos Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cicero Inacio dos Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 66 - 77
Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 66 - 77
Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 66 - 77
1982-8632
10.26843/ae.v11.n1.2018
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140388487168