Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/86 |
Resumo: | RESUMOO trabalho aqui apresentado é um recorte de uma pesquisa oriunda de uma Iniciação Científica no ano de 2016, que tem por objetivo trazer um estudo meta-analítico acerca de pesquisas voltadas para modelagem matemática na formação de professores, a fim de buscar quais são as contribui- ções dessas pesquisas para esta área. A pesquisa é de cunho qualitativo e para chegarmos às nossas conclusões realizamos uma pesquisa bibliográfica de teses e dissertações do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram encontradas ao todo 44 pesquisas, das quais 6 foram selecionadas para análise. Obtivemos como principais contribuições para a formação de professores: a prática reflexiva do professor, construção de novos conhecimentos. Além de que a modelagem proporciona ao docente novas ferramentas para dar significados aos conceitos matemáticos e que as concepções dos professores sobre a modelagem matemática podem se alterar ou ser complementadas ao longo de sua prática profissional.PALAVRAS-CHAVE: MODELAGEM MATEMÁTICA; FORMA |
id |
UNICID_b04a1fe9f4166c36d34d25daef40b6b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/86 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professoresModelagem matemáticaformação de professoresestudo meta-analíticoRESUMOO trabalho aqui apresentado é um recorte de uma pesquisa oriunda de uma Iniciação Científica no ano de 2016, que tem por objetivo trazer um estudo meta-analítico acerca de pesquisas voltadas para modelagem matemática na formação de professores, a fim de buscar quais são as contribui- ções dessas pesquisas para esta área. A pesquisa é de cunho qualitativo e para chegarmos às nossas conclusões realizamos uma pesquisa bibliográfica de teses e dissertações do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram encontradas ao todo 44 pesquisas, das quais 6 foram selecionadas para análise. Obtivemos como principais contribuições para a formação de professores: a prática reflexiva do professor, construção de novos conhecimentos. Além de que a modelagem proporciona ao docente novas ferramentas para dar significados aos conceitos matemáticos e que as concepções dos professores sobre a modelagem matemática podem se alterar ou ser complementadas ao longo de sua prática profissional.PALAVRAS-CHAVE: MODELAGEM MATEMÁTICA; FORMAUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/8610.26843/v11.n1.2018.86.p66 - 77Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 66 - 77Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 66 - 77Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 66 - 771982-863210.26843/ae.v11.n1.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/86/438Copyright (c) 2018 Cicero Inacio dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cicero Inacio dosNakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi2023-07-22T22:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/86Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:27:07Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores |
title |
Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores |
spellingShingle |
Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores Santos, Cicero Inacio dos Modelagem matemática formação de professores estudo meta-analítico |
title_short |
Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores |
title_full |
Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores |
title_fullStr |
Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores |
title_sort |
Um estudo meta-analítico sobre pesquisas em modelagem matemática na formação de professores |
author |
Santos, Cicero Inacio dos |
author_facet |
Santos, Cicero Inacio dos Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi |
author_role |
author |
author2 |
Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cicero Inacio dos Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática formação de professores estudo meta-analítico |
topic |
Modelagem matemática formação de professores estudo meta-analítico |
description |
RESUMOO trabalho aqui apresentado é um recorte de uma pesquisa oriunda de uma Iniciação Científica no ano de 2016, que tem por objetivo trazer um estudo meta-analítico acerca de pesquisas voltadas para modelagem matemática na formação de professores, a fim de buscar quais são as contribui- ções dessas pesquisas para esta área. A pesquisa é de cunho qualitativo e para chegarmos às nossas conclusões realizamos uma pesquisa bibliográfica de teses e dissertações do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram encontradas ao todo 44 pesquisas, das quais 6 foram selecionadas para análise. Obtivemos como principais contribuições para a formação de professores: a prática reflexiva do professor, construção de novos conhecimentos. Além de que a modelagem proporciona ao docente novas ferramentas para dar significados aos conceitos matemáticos e que as concepções dos professores sobre a modelagem matemática podem se alterar ou ser complementadas ao longo de sua prática profissional.PALAVRAS-CHAVE: MODELAGEM MATEMÁTICA; FORMA |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/86 10.26843/v11.n1.2018.86.p66 - 77 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/86 |
identifier_str_mv |
10.26843/v11.n1.2018.86.p66 - 77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/86/438 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cicero Inacio dos Santos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cicero Inacio dos Santos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 11 No. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 66 - 77 Revista @mbienteeducação; Vol. 11 Núm. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 66 - 77 Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 1: Jan. / Abr. 2018: Educação matemática: formação de professores e práticas docentes; 66 - 77 1982-8632 10.26843/ae.v11.n1.2018 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140388487168 |