Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1009 |
Resumo: | O presente artigo apresenta resultados parciais da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus de Sorocaba. Tendo como objeto de estudo a prática pedagógica da pesquisadora e de três professoras da Educação Infantil. A pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: Quais percepções de gênero se revelam nas práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil? Para responder tal questão o estudo estruturou-se dentro da perspectiva qualitativa e utilizou-se como produção de dados a construção de narrativas (oral e escrita) a partir de fotografias da prática pedagógica das docentes participantes da pesquisa. Os resultados evidenciam que as percepções sobre gênero das professoras pesquisadas, em alguns momentos demonstram priorizar aspectos biológicos, em outros aspectos sociais, no entanto existe por parte delas a intenção consciente de romper com certos modelos hegemônicos e promover práticas motivadoras de equidade de gênero. |
id |
UNICID_b86dcbda3c2e816cefe4c2729058d2a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1009 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantilPrática pedagógicaGêneroInfânciaEducação InfantilFotonarrativas.O presente artigo apresenta resultados parciais da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus de Sorocaba. Tendo como objeto de estudo a prática pedagógica da pesquisadora e de três professoras da Educação Infantil. A pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: Quais percepções de gênero se revelam nas práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil? Para responder tal questão o estudo estruturou-se dentro da perspectiva qualitativa e utilizou-se como produção de dados a construção de narrativas (oral e escrita) a partir de fotografias da prática pedagógica das docentes participantes da pesquisa. Os resultados evidenciam que as percepções sobre gênero das professoras pesquisadas, em alguns momentos demonstram priorizar aspectos biológicos, em outros aspectos sociais, no entanto existe por parte delas a intenção consciente de romper com certos modelos hegemônicos e promover práticas motivadoras de equidade de gênero.Universidade Cidade de São Paulo2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/100910.26843/v14.n1.2021.1009.p13-32Revista @mbienteeducação; Vol. 14 No. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 13-32Revista @mbienteeducação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 13-32Revista @mbienteeducação; v. 14 n. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 13-321982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1009/792Copyright (c) 2021 Raquel Aparecida Batista, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayamainfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Raquel AparecidaSicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira2023-07-22T22:21:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1009Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:21:18Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil |
title |
Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil |
spellingShingle |
Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil Batista, Raquel Aparecida Prática pedagógica Gênero Infância Educação Infantil Fotonarrativas. |
title_short |
Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil |
title_full |
Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil |
title_fullStr |
Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil |
title_sort |
Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil |
author |
Batista, Raquel Aparecida |
author_facet |
Batista, Raquel Aparecida Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Raquel Aparecida Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Gênero Infância Educação Infantil Fotonarrativas. |
topic |
Prática pedagógica Gênero Infância Educação Infantil Fotonarrativas. |
description |
O presente artigo apresenta resultados parciais da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus de Sorocaba. Tendo como objeto de estudo a prática pedagógica da pesquisadora e de três professoras da Educação Infantil. A pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: Quais percepções de gênero se revelam nas práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil? Para responder tal questão o estudo estruturou-se dentro da perspectiva qualitativa e utilizou-se como produção de dados a construção de narrativas (oral e escrita) a partir de fotografias da prática pedagógica das docentes participantes da pesquisa. Os resultados evidenciam que as percepções sobre gênero das professoras pesquisadas, em alguns momentos demonstram priorizar aspectos biológicos, em outros aspectos sociais, no entanto existe por parte delas a intenção consciente de romper com certos modelos hegemônicos e promover práticas motivadoras de equidade de gênero. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1009 10.26843/v14.n1.2021.1009.p13-32 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1009 |
identifier_str_mv |
10.26843/v14.n1.2021.1009.p13-32 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1009/792 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Raquel Aparecida Batista, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Raquel Aparecida Batista, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 14 No. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 13-32 Revista @mbienteeducação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 13-32 Revista @mbienteeducação; v. 14 n. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 13-32 1982-8632 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140497539073 |