Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Raquel Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1009
Resumo: O presente artigo apresenta resultados parciais da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus de Sorocaba. Tendo como objeto de estudo a prática pedagógica da pesquisadora e de três professoras da Educação Infantil. A pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: Quais percepções de gênero se revelam nas práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil? Para responder tal questão o estudo estruturou-se dentro da perspectiva qualitativa e utilizou-se como produção de dados a construção de narrativas (oral e escrita) a partir de fotografias da prática pedagógica das docentes participantes da pesquisa. Os resultados evidenciam que as percepções sobre gênero das professoras pesquisadas, em alguns momentos demonstram priorizar aspectos biológicos, em outros aspectos sociais, no entanto existe por parte delas a intenção consciente de romper com certos modelos hegemônicos e promover práticas motivadoras de equidade de gênero.
id UNICID_b86dcbda3c2e816cefe4c2729058d2a3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1009
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantilPrática pedagógicaGêneroInfânciaEducação InfantilFotonarrativas.O presente artigo apresenta resultados parciais da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus de Sorocaba. Tendo como objeto de estudo a prática pedagógica da pesquisadora e de três professoras da Educação Infantil. A pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: Quais percepções de gênero se revelam nas práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil? Para responder tal questão o estudo estruturou-se dentro da perspectiva qualitativa e utilizou-se como produção de dados a construção de narrativas (oral e escrita) a partir de fotografias da prática pedagógica das docentes participantes da pesquisa. Os resultados evidenciam que as percepções sobre gênero das professoras pesquisadas, em alguns momentos demonstram priorizar aspectos biológicos, em outros aspectos sociais, no entanto existe por parte delas a intenção consciente de romper com certos modelos hegemônicos e promover práticas motivadoras de equidade de gênero.Universidade Cidade de São Paulo2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/100910.26843/v14.n1.2021.1009.p13-32Revista @mbienteeducação; Vol. 14 No. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 13-32Revista @mbienteeducação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 13-32Revista @mbienteeducação; v. 14 n. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 13-321982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1009/792Copyright (c) 2021 Raquel Aparecida Batista, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayamainfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Raquel AparecidaSicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira2023-07-22T22:21:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1009Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:21:18Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil
title Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil
spellingShingle Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil
Batista, Raquel Aparecida
Prática pedagógica
Gênero
Infância
Educação Infantil
Fotonarrativas.
title_short Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil
title_full Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil
title_fullStr Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil
title_full_unstemmed Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil
title_sort Fotonarrativas de práticas pedgógicas: uma análise sobre as percepções de gênero na educação infantil
author Batista, Raquel Aparecida
author_facet Batista, Raquel Aparecida
Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira
author_role author
author2 Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Raquel Aparecida
Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Gênero
Infância
Educação Infantil
Fotonarrativas.
topic Prática pedagógica
Gênero
Infância
Educação Infantil
Fotonarrativas.
description O presente artigo apresenta resultados parciais da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus de Sorocaba. Tendo como objeto de estudo a prática pedagógica da pesquisadora e de três professoras da Educação Infantil. A pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: Quais percepções de gênero se revelam nas práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil? Para responder tal questão o estudo estruturou-se dentro da perspectiva qualitativa e utilizou-se como produção de dados a construção de narrativas (oral e escrita) a partir de fotografias da prática pedagógica das docentes participantes da pesquisa. Os resultados evidenciam que as percepções sobre gênero das professoras pesquisadas, em alguns momentos demonstram priorizar aspectos biológicos, em outros aspectos sociais, no entanto existe por parte delas a intenção consciente de romper com certos modelos hegemônicos e promover práticas motivadoras de equidade de gênero.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1009
10.26843/v14.n1.2021.1009.p13-32
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1009
identifier_str_mv 10.26843/v14.n1.2021.1009.p13-32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1009/792
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Raquel Aparecida Batista, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Raquel Aparecida Batista, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 14 No. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 13-32
Revista @mbienteeducação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 13-32
Revista @mbienteeducação; v. 14 n. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 13-32
1982-8632
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140497539073