A educação de jovens e adultos e sua dimensão política: o caso de Campinas, SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jeffrey, Débora Cristina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/498
Resumo: RESUMOEsta pesquisa documental retrata a qualidade do ensino na educação de jovens e adultos (EJA), a partir da análise da legislação e documentos oficiais produzidos pelas Secretarias Estadual e Municipal de ensino. A questão da qualidade do ensino na EJA é entendida como um termo polissêmico e amplo e foi apresentada neste estudo por meio de três dimensões: normativa, política e educativa. Evidenciou-se, após o levantamento documental, que a qualidade de ensino na EJA, em particular no município de Campinas, na rede estadual e municipal de ensino, é entendida como um processo que visa garantir o direito à educação, mediante as condições de acesso, permanência e oferta de condições para o funcionamento das unidades escolares e atendimento à população, cumprindo assim os preceitos constitucionais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, n. 9.394/96.Palavras-Chave: Qualidade de ensino;Educação de Jovens e Adultos; Sistema de Ensino.Education of juveniles and adults and its politic dimension: the case of Campinas, SP.ABSTRACT This documental research states the teaching quality in the education of juveniles and adults (EJA) based on the legal analysis and official documents issued by both State and Municipal Education Secretaries. The question of teaching quality in EJA is currently understood as a wide and polysemic term and was demonstrated in this study by three dimensions: normative, politic and educational. One pointed out after documental research that the teaching quality at EJA, mainly in the city of Campinas in the public (government) school system is understood as a process to assure education rights via access conditions, permanency and availability of school units and population service, accomplishing the constitutional commandments and statements of the law that provides basis and guideline for education (law 9394/96).Key words: Teaching quality;Juvenile and Adults Education; Teaching System.
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