Ensino fundamental de nove anos: uma análise do processo de transição na região sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durli, Zenilde
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Schneider, Marilda Pasqual
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/205
Resumo: O estudo tem por objetivo discutir aspectos relacionados ao acesso e permanência dos estudantes no Ensino Fundamental. Toma como ponto de partida um inventário de matrículas, levantado a partir do processo de transição do Ensino Fundamental de oito para o de nove anos nos estados que compõem a Região Sul do Brasil, e as taxas de aprovação, reprovação e abandono observadas no período.  Põe em evidência os efeitos produzidos nas matrículas com a ampliação da escolaridade obrigatória e a crescente retração no Ensino Fundamental, fenômeno este observado também em nível nacional. Chama a atenção para o necessário enfrentamento nas condições de permanência, com qualidade, no Ensino Fundamental.
id UEMG-2_302cfa0e6c23c633ea9d8c6b281eb62f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/205
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Ensino fundamental de nove anos: uma análise do processo de transição na região sulEnsino Fundamental de nove anos. Acesso. Permanência. QualidadeO estudo tem por objetivo discutir aspectos relacionados ao acesso e permanência dos estudantes no Ensino Fundamental. Toma como ponto de partida um inventário de matrículas, levantado a partir do processo de transição do Ensino Fundamental de oito para o de nove anos nos estados que compõem a Região Sul do Brasil, e as taxas de aprovação, reprovação e abandono observadas no período.  Põe em evidência os efeitos produzidos nas matrículas com a ampliação da escolaridade obrigatória e a crescente retração no Ensino Fundamental, fenômeno este observado também em nível nacional. Chama a atenção para o necessário enfrentamento nas condições de permanência, com qualidade, no Ensino Fundamental.EDUEMG2013-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/20510.24934/eef.v16i21.205Educação em Foco; Vol. 16 No. 21 (2013): Educação em Foco; 147-178Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 21 (2013): Educação em Foco; 147-178Educação em Foco; v. 16 n. 21 (2013): Educação em Foco; 147-1782317-00931519-332210.24934/eef.v16i21reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/205/303Durli, ZenildeSchneider, Marilda Pasqualinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/205Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino fundamental de nove anos: uma análise do processo de transição na região sul
title Ensino fundamental de nove anos: uma análise do processo de transição na região sul
spellingShingle Ensino fundamental de nove anos: uma análise do processo de transição na região sul
Durli, Zenilde
Ensino Fundamental de nove anos. Acesso. Permanência. Qualidade
title_short Ensino fundamental de nove anos: uma análise do processo de transição na região sul
title_full Ensino fundamental de nove anos: uma análise do processo de transição na região sul
title_fullStr Ensino fundamental de nove anos: uma análise do processo de transição na região sul
title_full_unstemmed Ensino fundamental de nove anos: uma análise do processo de transição na região sul
title_sort Ensino fundamental de nove anos: uma análise do processo de transição na região sul
author Durli, Zenilde
author_facet Durli, Zenilde
Schneider, Marilda Pasqual
author_role author
author2 Schneider, Marilda Pasqual
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Durli, Zenilde
Schneider, Marilda Pasqual
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental de nove anos. Acesso. Permanência. Qualidade
topic Ensino Fundamental de nove anos. Acesso. Permanência. Qualidade
description O estudo tem por objetivo discutir aspectos relacionados ao acesso e permanência dos estudantes no Ensino Fundamental. Toma como ponto de partida um inventário de matrículas, levantado a partir do processo de transição do Ensino Fundamental de oito para o de nove anos nos estados que compõem a Região Sul do Brasil, e as taxas de aprovação, reprovação e abandono observadas no período.  Põe em evidência os efeitos produzidos nas matrículas com a ampliação da escolaridade obrigatória e a crescente retração no Ensino Fundamental, fenômeno este observado também em nível nacional. Chama a atenção para o necessário enfrentamento nas condições de permanência, com qualidade, no Ensino Fundamental.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/205
10.24934/eef.v16i21.205
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/205
identifier_str_mv 10.24934/eef.v16i21.205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/205/303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 16 No. 21 (2013): Educação em Foco; 147-178
Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 21 (2013): Educação em Foco; 147-178
Educação em Foco; v. 16 n. 21 (2013): Educação em Foco; 147-178
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v16i21
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468503900160