Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sebastião Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Guimarães, Selva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/725
Resumo: Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar as trajetórias formativas de professores iniciantes no ensino superior em duas universidades federais na região Norte do Brasil. Neste artigo analisamos as narrativas de três professoras colaboradoras da pesquisa, sobre a entrada na carreira como professora formadora e como a professora formadora aprende ensinar. A abordagem metodológica vincula-se ao campo da pesquisa narrativa, articulada com a história oral de vida. Os dados foram produzidos por meio da entrevista a partir dos eixos temática sobre a história de vida das formadoras e o desenvolvimento profissional na docência universitária. Na análise, empregamos uma leitura Interpretativa-Compreensiva, a partir de uma leitura cruzada. A fase inicial da docência universitária foi compreendida pelas professoras como um tempo de validação dos aprendizados aprendidos no decorrer da trajetória formativa de vida e profissional. As narrativas sinalizaram que o começo da docência no ensino superior é um momento de crescimento pessoal e profissional, sobretudo na construção da identidade docente, compreendida narrativamente como largo processo, carregado de experiências subjetivas e coletivas.
id UNICID_d555119ae6c051ee416e8fc860a685cd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/725
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docênciaHIST? RIAS DE VIDA. TRAJET? RIAS FORMATIVAS. PROFESSORA INICIANTE. DOC? NCIA UNIVERSITÁRIAEste estudo é parte de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar as trajetórias formativas de professores iniciantes no ensino superior em duas universidades federais na região Norte do Brasil. Neste artigo analisamos as narrativas de três professoras colaboradoras da pesquisa, sobre a entrada na carreira como professora formadora e como a professora formadora aprende ensinar. A abordagem metodológica vincula-se ao campo da pesquisa narrativa, articulada com a história oral de vida. Os dados foram produzidos por meio da entrevista a partir dos eixos temática sobre a história de vida das formadoras e o desenvolvimento profissional na docência universitária. Na análise, empregamos uma leitura Interpretativa-Compreensiva, a partir de uma leitura cruzada. A fase inicial da docência universitária foi compreendida pelas professoras como um tempo de validação dos aprendizados aprendidos no decorrer da trajetória formativa de vida e profissional. As narrativas sinalizaram que o começo da docência no ensino superior é um momento de crescimento pessoal e profissional, sobretudo na construção da identidade docente, compreendida narrativamente como largo processo, carregado de experiências subjetivas e coletivas.Universidade Cidade de São Paulo2019-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/72510.26843/v12.n3.2019.725.p52-67Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 52-67Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 52-67Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 52-671982-863210.26843/ae.v12.n3.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/725/693https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/725/900Copyright (c) 2019 Sebastião Silva Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Sebastião SilvaGuimarães, Selva2023-07-22T22:25:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/725Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:25:23Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência
title Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência
spellingShingle Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência
Soares, Sebastião Silva
HIST? RIAS DE VIDA. TRAJET? RIAS FORMATIVAS. PROFESSORA INICIANTE. DOC? NCIA UNIVERSITÁRIA
title_short Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência
title_full Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência
title_fullStr Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência
title_full_unstemmed Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência
title_sort Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência
author Soares, Sebastião Silva
author_facet Soares, Sebastião Silva
Guimarães, Selva
author_role author
author2 Guimarães, Selva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Sebastião Silva
Guimarães, Selva
dc.subject.por.fl_str_mv HIST? RIAS DE VIDA. TRAJET? RIAS FORMATIVAS. PROFESSORA INICIANTE. DOC? NCIA UNIVERSITÁRIA
topic HIST? RIAS DE VIDA. TRAJET? RIAS FORMATIVAS. PROFESSORA INICIANTE. DOC? NCIA UNIVERSITÁRIA
description Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar as trajetórias formativas de professores iniciantes no ensino superior em duas universidades federais na região Norte do Brasil. Neste artigo analisamos as narrativas de três professoras colaboradoras da pesquisa, sobre a entrada na carreira como professora formadora e como a professora formadora aprende ensinar. A abordagem metodológica vincula-se ao campo da pesquisa narrativa, articulada com a história oral de vida. Os dados foram produzidos por meio da entrevista a partir dos eixos temática sobre a história de vida das formadoras e o desenvolvimento profissional na docência universitária. Na análise, empregamos uma leitura Interpretativa-Compreensiva, a partir de uma leitura cruzada. A fase inicial da docência universitária foi compreendida pelas professoras como um tempo de validação dos aprendizados aprendidos no decorrer da trajetória formativa de vida e profissional. As narrativas sinalizaram que o começo da docência no ensino superior é um momento de crescimento pessoal e profissional, sobretudo na construção da identidade docente, compreendida narrativamente como largo processo, carregado de experiências subjetivas e coletivas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/725
10.26843/v12.n3.2019.725.p52-67
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/725
identifier_str_mv 10.26843/v12.n3.2019.725.p52-67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/725/693
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/725/900
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Sebastião Silva Soares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Sebastião Silva Soares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 52-67
Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 52-67
Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 52-67
1982-8632
10.26843/ae.v12.n3.2019
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140415750144