Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/725 |
Resumo: | Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar as trajetórias formativas de professores iniciantes no ensino superior em duas universidades federais na região Norte do Brasil. Neste artigo analisamos as narrativas de três professoras colaboradoras da pesquisa, sobre a entrada na carreira como professora formadora e como a professora formadora aprende ensinar. A abordagem metodológica vincula-se ao campo da pesquisa narrativa, articulada com a história oral de vida. Os dados foram produzidos por meio da entrevista a partir dos eixos temática sobre a história de vida das formadoras e o desenvolvimento profissional na docência universitária. Na análise, empregamos uma leitura Interpretativa-Compreensiva, a partir de uma leitura cruzada. A fase inicial da docência universitária foi compreendida pelas professoras como um tempo de validação dos aprendizados aprendidos no decorrer da trajetória formativa de vida e profissional. As narrativas sinalizaram que o começo da docência no ensino superior é um momento de crescimento pessoal e profissional, sobretudo na construção da identidade docente, compreendida narrativamente como largo processo, carregado de experiências subjetivas e coletivas. |
id |
UNICID_d555119ae6c051ee416e8fc860a685cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/725 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docênciaHIST? RIAS DE VIDA. TRAJET? RIAS FORMATIVAS. PROFESSORA INICIANTE. DOC? NCIA UNIVERSITÁRIAEste estudo é parte de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar as trajetórias formativas de professores iniciantes no ensino superior em duas universidades federais na região Norte do Brasil. Neste artigo analisamos as narrativas de três professoras colaboradoras da pesquisa, sobre a entrada na carreira como professora formadora e como a professora formadora aprende ensinar. A abordagem metodológica vincula-se ao campo da pesquisa narrativa, articulada com a história oral de vida. Os dados foram produzidos por meio da entrevista a partir dos eixos temática sobre a história de vida das formadoras e o desenvolvimento profissional na docência universitária. Na análise, empregamos uma leitura Interpretativa-Compreensiva, a partir de uma leitura cruzada. A fase inicial da docência universitária foi compreendida pelas professoras como um tempo de validação dos aprendizados aprendidos no decorrer da trajetória formativa de vida e profissional. As narrativas sinalizaram que o começo da docência no ensino superior é um momento de crescimento pessoal e profissional, sobretudo na construção da identidade docente, compreendida narrativamente como largo processo, carregado de experiências subjetivas e coletivas.Universidade Cidade de São Paulo2019-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/72510.26843/v12.n3.2019.725.p52-67Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 52-67Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 52-67Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 52-671982-863210.26843/ae.v12.n3.2019reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/725/693https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/725/900Copyright (c) 2019 Sebastião Silva Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Sebastião SilvaGuimarães, Selva2023-07-22T22:25:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/725Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:25:23Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência |
title |
Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência |
spellingShingle |
Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência Soares, Sebastião Silva HIST? RIAS DE VIDA. TRAJET? RIAS FORMATIVAS. PROFESSORA INICIANTE. DOC? NCIA UNIVERSITÁRIA |
title_short |
Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência |
title_full |
Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência |
title_fullStr |
Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência |
title_full_unstemmed |
Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência |
title_sort |
Histórias de vida de professoras iniciantes na universidade: caminhos da docência |
author |
Soares, Sebastião Silva |
author_facet |
Soares, Sebastião Silva Guimarães, Selva |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Selva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Sebastião Silva Guimarães, Selva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
HIST? RIAS DE VIDA. TRAJET? RIAS FORMATIVAS. PROFESSORA INICIANTE. DOC? NCIA UNIVERSITÁRIA |
topic |
HIST? RIAS DE VIDA. TRAJET? RIAS FORMATIVAS. PROFESSORA INICIANTE. DOC? NCIA UNIVERSITÁRIA |
description |
Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar as trajetórias formativas de professores iniciantes no ensino superior em duas universidades federais na região Norte do Brasil. Neste artigo analisamos as narrativas de três professoras colaboradoras da pesquisa, sobre a entrada na carreira como professora formadora e como a professora formadora aprende ensinar. A abordagem metodológica vincula-se ao campo da pesquisa narrativa, articulada com a história oral de vida. Os dados foram produzidos por meio da entrevista a partir dos eixos temática sobre a história de vida das formadoras e o desenvolvimento profissional na docência universitária. Na análise, empregamos uma leitura Interpretativa-Compreensiva, a partir de uma leitura cruzada. A fase inicial da docência universitária foi compreendida pelas professoras como um tempo de validação dos aprendizados aprendidos no decorrer da trajetória formativa de vida e profissional. As narrativas sinalizaram que o começo da docência no ensino superior é um momento de crescimento pessoal e profissional, sobretudo na construção da identidade docente, compreendida narrativamente como largo processo, carregado de experiências subjetivas e coletivas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/725 10.26843/v12.n3.2019.725.p52-67 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/725 |
identifier_str_mv |
10.26843/v12.n3.2019.725.p52-67 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/725/693 https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/725/900 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sebastião Silva Soares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sebastião Silva Soares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 12 No. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 52-67 Revista @mbienteeducação; Vol. 12 Núm. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 52-67 Revista @mbienteeducação; v. 12 n. 3 (2019): Set. / Dez. 2019: Educação superior: políticas e práticas; 52-67 1982-8632 10.26843/ae.v12.n3.2019 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140415750144 |