A Formação Continuada de docentes da Educação Infantil no tatame educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardilino, José Rubens Lima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pineda, Thatiana F. Guedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/189
Resumo: Resumo Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre a Formação Continuada de professoras de pré-escola, da rede municipal de Educação de Jandira (SP), que buscou compreender os impactos da Formação Continuada na sua prática docente. A pesquisa norteou-se por três eixos: a Educação Infantil, a Formação Continuada e os impactos no trabalho docente, oriundos da formação dos profissionais deste nível da Educação Básica, a partir dos diálogos estabelecidos com as professoras, sujeitos da pesquisa. O estudo teve como objetivo ouvir as docentes sobre os três eixos acima descritos. O presente texto refere-se ao caminho metodológico e aos resultados apresentados na pesquisa, com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre a Formação Continuada de professoras da Educação Infantil, neste momento de consideráveis avanços desta etapa de ensino no Brasil. Palavras-chave: Formação Continuada; Educação Infantil; Trabalho docente.The Continued Training of Teachers of Child Education in the Educational Sphere Abstract This article is the result of research on the continued training of preschool teachers of the municipal school district of Jandira (SP). The study sought to understand the impacts of continued training in the teaching practice of educators. It was guided by three axes: child education, continued training and the impacts on the teaching work, originated in the training of professionals of elementary education. The aim of the research was to establish a dialogue with several teachers, so as to learn their view on the above mentioned axes. This text refers to the methodological approach and the results presented in the survey, in order to contribute to the speculation on the continued training of child education teachers in the current period, which presents significant advances of this teaching stage in Brazil.Key words: Continued training;Child education; Teaching work.
id UNICID_d5dedfc118b6e00cd7950d26410a5c6d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/189
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling A Formação Continuada de docentes da Educação Infantil no tatame educacionalFormação ContinuadaEducação Infantiltrabalho docenteResumo Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre a Formação Continuada de professoras de pré-escola, da rede municipal de Educação de Jandira (SP), que buscou compreender os impactos da Formação Continuada na sua prática docente. A pesquisa norteou-se por três eixos: a Educação Infantil, a Formação Continuada e os impactos no trabalho docente, oriundos da formação dos profissionais deste nível da Educação Básica, a partir dos diálogos estabelecidos com as professoras, sujeitos da pesquisa. O estudo teve como objetivo ouvir as docentes sobre os três eixos acima descritos. O presente texto refere-se ao caminho metodológico e aos resultados apresentados na pesquisa, com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre a Formação Continuada de professoras da Educação Infantil, neste momento de consideráveis avanços desta etapa de ensino no Brasil. Palavras-chave: Formação Continuada; Educação Infantil; Trabalho docente.The Continued Training of Teachers of Child Education in the Educational Sphere Abstract This article is the result of research on the continued training of preschool teachers of the municipal school district of Jandira (SP). The study sought to understand the impacts of continued training in the teaching practice of educators. It was guided by three axes: child education, continued training and the impacts on the teaching work, originated in the training of professionals of elementary education. The aim of the research was to establish a dialogue with several teachers, so as to learn their view on the above mentioned axes. This text refers to the methodological approach and the results presented in the survey, in order to contribute to the speculation on the continued training of child education teachers in the current period, which presents significant advances of this teaching stage in Brazil.Key words: Continued training;Child education; Teaching work.Universidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/18910.26843/v3.n1.2010.189.p122 - 133Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 122 - 1331982-863210.26843/ae.v3.n1.2010reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/189/434Copyright (c) 2017 José Rubens Lima Jardilino, Thatiana F. Guedes Pinedainfo:eu-repo/semantics/openAccessJardilino, José Rubens LimaPineda, Thatiana F. Guedes2018-07-04T10:03:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/189Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-04T10:03:30Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação Continuada de docentes da Educação Infantil no tatame educacional
title A Formação Continuada de docentes da Educação Infantil no tatame educacional
spellingShingle A Formação Continuada de docentes da Educação Infantil no tatame educacional
Jardilino, José Rubens Lima
Formação Continuada
Educação Infantil
trabalho docente
title_short A Formação Continuada de docentes da Educação Infantil no tatame educacional
title_full A Formação Continuada de docentes da Educação Infantil no tatame educacional
title_fullStr A Formação Continuada de docentes da Educação Infantil no tatame educacional
title_full_unstemmed A Formação Continuada de docentes da Educação Infantil no tatame educacional
title_sort A Formação Continuada de docentes da Educação Infantil no tatame educacional
author Jardilino, José Rubens Lima
author_facet Jardilino, José Rubens Lima
Pineda, Thatiana F. Guedes
author_role author
author2 Pineda, Thatiana F. Guedes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardilino, José Rubens Lima
Pineda, Thatiana F. Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
Educação Infantil
trabalho docente
topic Formação Continuada
Educação Infantil
trabalho docente
description Resumo Este artigo é fruto de uma pesquisa sobre a Formação Continuada de professoras de pré-escola, da rede municipal de Educação de Jandira (SP), que buscou compreender os impactos da Formação Continuada na sua prática docente. A pesquisa norteou-se por três eixos: a Educação Infantil, a Formação Continuada e os impactos no trabalho docente, oriundos da formação dos profissionais deste nível da Educação Básica, a partir dos diálogos estabelecidos com as professoras, sujeitos da pesquisa. O estudo teve como objetivo ouvir as docentes sobre os três eixos acima descritos. O presente texto refere-se ao caminho metodológico e aos resultados apresentados na pesquisa, com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre a Formação Continuada de professoras da Educação Infantil, neste momento de consideráveis avanços desta etapa de ensino no Brasil. Palavras-chave: Formação Continuada; Educação Infantil; Trabalho docente.The Continued Training of Teachers of Child Education in the Educational Sphere Abstract This article is the result of research on the continued training of preschool teachers of the municipal school district of Jandira (SP). The study sought to understand the impacts of continued training in the teaching practice of educators. It was guided by three axes: child education, continued training and the impacts on the teaching work, originated in the training of professionals of elementary education. The aim of the research was to establish a dialogue with several teachers, so as to learn their view on the above mentioned axes. This text refers to the methodological approach and the results presented in the survey, in order to contribute to the speculation on the continued training of child education teachers in the current period, which presents significant advances of this teaching stage in Brazil.Key words: Continued training;Child education; Teaching work.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/189
10.26843/v3.n1.2010.189.p122 - 133
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/189
identifier_str_mv 10.26843/v3.n1.2010.189.p122 - 133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/189/434
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 José Rubens Lima Jardilino, Thatiana F. Guedes Pineda
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 José Rubens Lima Jardilino, Thatiana F. Guedes Pineda
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 3 n. 1 (2010): jan/jun 2010; 122 - 133
1982-8632
10.26843/ae.v3.n1.2010
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141552406528