A avaliação no contexto de políticas educacionais municipais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ovando, Nataly Gomes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freitas, Dirce Nei Teixeira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/116
Resumo: ResumoO texto apresenta resultado de pesquisa realizada com o objetivo de analisar repercussões da ação avaliativa do governo federal nas políticas municipais para o ensino fundamental. Métodos: Para tanto, foram observadas dez redes escolares municipais cujos desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos 2005 e 2007 destacaram-se positivamente no universo de 78 municípios do estado de Mato Grosso do Sul. Método: Foram utilizadas bases de dados oficiais, principalmente do INEP, assim como entrevistas, documentos e questionário. Resultados: A análise dos dados evidenciou que: a incorporação das avaliações externas às políticas educacionais municipais tem sido crescente mediante impulso do Ideb; a ênfase da qualidade expressa no Ideb figura com destaque na política/gestão das redes, mas não exclusivamente; a apropriação da avaliação externa enseja iniciativas próprias de avaliação e iniciativas de monitoramento do desempenho dos alunos. Conclusão: A incorporação/ apropriação da avaliação ocorre de forma ativa, porém reprodutora, restrita, nem sempre sistemática e regular, visando melhoria da qualidade do ensino e defesa da autonomia municipal.Palavras-chave: Avaliação das políticas educacionais; Qualidade de ensino;Política municipal de educação.Abstract Introduction:This paper presents the result of a research conducted with the objective to analyze the repercussions of the federal government evaluation action in the municipal polices for the basic education. Methods: To accomplish this, ten municipal educational systems were observed. These educationalsystems have had their performance in the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica highlighted among 78 municipalities in 2005 and 2007. Official data bases, mainly from INEP, were used, as well as interviews, documents and questionnaire. Results: The data analysis showed that: the impulse of IDEB has led to a growing incorporation that is external to the local educational polices. The quality importance expressed in the IDEB plays an important role in the educational systems polices/management, but not exclusively. The appropriation ofthe external evaluation triggers in the educational systems their own students
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