A construção do ator “Jesus Cristo” em cenas de o evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Uma leitura semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saad, Tárcia Caires
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/483
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a construção do ator Jesus Cristo no romance O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago, utilizando como base o referencial teórico da Semiótica francesa. Há poucas pesquisas na área de Semiótica francesa sobre a obra do autor português, de grande relevância no cenário literário mundial. No romance observamos que o enunciador, por meio da ironia, desconstrói dogmas do discurso mítico-cristão. A obra apresenta-nos, pois, uma nova construção da subjetividade de Cristo que polemiza com sua imagem criada no evangelho cristão. Nessa perspectiva, analisamos o modo como é construída a figura de Jesus Cristo em duas cenas da obra saramaguiana, a cena da ovelha desgarrada e a cena da barca. Observamos especialmente a relação de Cristo com Deus e Pastor, antropônimo do Diabo na obra, focalizando os papéis actanciais, temáticos e patêmicos do ator protagonista e as relações polêmico-contratuais que estabelece com os outros dois atores.
id UNICSUL-1_127b2013c75a1c976e46d2575f54adfd
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/483
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2020-04-03T15:28:46Z2020-04-03T15:28:46Z2017-08-12SAAD, Tárcia Caires. A construção do ator 'Jesus Cristo' em cenas de O evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Uma leitura semiótica. Franca, SP, 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2017.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/483Esta pesquisa tem por objetivo analisar a construção do ator Jesus Cristo no romance O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago, utilizando como base o referencial teórico da Semiótica francesa. Há poucas pesquisas na área de Semiótica francesa sobre a obra do autor português, de grande relevância no cenário literário mundial. No romance observamos que o enunciador, por meio da ironia, desconstrói dogmas do discurso mítico-cristão. A obra apresenta-nos, pois, uma nova construção da subjetividade de Cristo que polemiza com sua imagem criada no evangelho cristão. Nessa perspectiva, analisamos o modo como é construída a figura de Jesus Cristo em duas cenas da obra saramaguiana, a cena da ovelha desgarrada e a cena da barca. Observamos especialmente a relação de Cristo com Deus e Pastor, antropônimo do Diabo na obra, focalizando os papéis actanciais, temáticos e patêmicos do ator protagonista e as relações polêmico-contratuais que estabelece com os outros dois atores.This research aims to analyze the construction of the actor Jesus Cristo (Jesus Christ) in the novel O Evangelho segundo Jesus Cristo (The Gospel according to Jesus Christ), by José Saramago, using the theoretical framework of French Semiotics. Our study is justified by the fact that there are few researches in the Semiotic field on this author's work, which is greatly relevant in the literary scene worldwide. In the novel, we observed that the enunciator, through irony, deconstructs dogmas of the Christian-mythical discourse. The work reveals to us a new way of construction of Christ's subjectivity that is very polemic in contrast to his image created in the Christian Gospel. On that perspective, we analyze the way Jesus Cristo’s figure is constructed in two scenes of Saramago’s work, the lost sheep scene and the one of the boat. We observed especially its relationship with Deus (God) and Pastor - the latter is Diabo’s (Devil) anthroponym in the novel – focusing on the actancial, thematic and pathemic roles of the leading actor and the polemic-contractual relationships that are established with the other two actors.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICASemiótica francesaAtorPercurso gerativo de sentidoPaixãoA construção do ator “Jesus Cristo” em cenas de o evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Uma leitura semióticaThe construction of the actor “Jesus Cristo” in scenes of “O Evangelho segundo Jesus Cristo”, by José Saramago. A semiotic readinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAbriata, Vera Lucia Rodella0008939878371016http://lattes.cnpq.br/0008939878371016Signori, Mônica Baltazar Diniz5524678730650668http://lattes.cnpq.br/5524678730650668Bueno, Alexandre Marcelo4102309176261051http://lattes.cnpq.br/41023091762610513407732624565091http://lattes.cnpq.br/3407732624565091Saad, Tárcia Cairesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALTarcia Caires Saad.pdfTarcia Caires Saad.pdfapplication/pdf1572414http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/483/1/Tarcia%20Caires%20Saad.pdfcfb5dd1d435e1f369e2f50d82a55cbfeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/483/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/4832020-04-03 12:29:53.596oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-04-03T15:29:53Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do ator “Jesus Cristo” em cenas de o evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Uma leitura semiótica
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The construction of the actor “Jesus Cristo” in scenes of “O Evangelho segundo Jesus Cristo”, by José Saramago. A semiotic reading
title A construção do ator “Jesus Cristo” em cenas de o evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Uma leitura semiótica
spellingShingle A construção do ator “Jesus Cristo” em cenas de o evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Uma leitura semiótica
Saad, Tárcia Caires
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Semiótica francesa
Ator
Percurso gerativo de sentido
Paixão
title_short A construção do ator “Jesus Cristo” em cenas de o evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Uma leitura semiótica
title_full A construção do ator “Jesus Cristo” em cenas de o evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Uma leitura semiótica
title_fullStr A construção do ator “Jesus Cristo” em cenas de o evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Uma leitura semiótica
title_full_unstemmed A construção do ator “Jesus Cristo” em cenas de o evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Uma leitura semiótica
title_sort A construção do ator “Jesus Cristo” em cenas de o evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Uma leitura semiótica
author Saad, Tárcia Caires
author_facet Saad, Tárcia Caires
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abriata, Vera Lucia Rodella
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 0008939878371016
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0008939878371016
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Signori, Mônica Baltazar Diniz
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 5524678730650668
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5524678730650668
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bueno, Alexandre Marcelo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 4102309176261051
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4102309176261051
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 3407732624565091
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3407732624565091
dc.contributor.author.fl_str_mv Saad, Tárcia Caires
contributor_str_mv Abriata, Vera Lucia Rodella
Signori, Mônica Baltazar Diniz
Bueno, Alexandre Marcelo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Semiótica francesa
Ator
Percurso gerativo de sentido
Paixão
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica francesa
Ator
Percurso gerativo de sentido
Paixão
description Esta pesquisa tem por objetivo analisar a construção do ator Jesus Cristo no romance O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago, utilizando como base o referencial teórico da Semiótica francesa. Há poucas pesquisas na área de Semiótica francesa sobre a obra do autor português, de grande relevância no cenário literário mundial. No romance observamos que o enunciador, por meio da ironia, desconstrói dogmas do discurso mítico-cristão. A obra apresenta-nos, pois, uma nova construção da subjetividade de Cristo que polemiza com sua imagem criada no evangelho cristão. Nessa perspectiva, analisamos o modo como é construída a figura de Jesus Cristo em duas cenas da obra saramaguiana, a cena da ovelha desgarrada e a cena da barca. Observamos especialmente a relação de Cristo com Deus e Pastor, antropônimo do Diabo na obra, focalizando os papéis actanciais, temáticos e patêmicos do ator protagonista e as relações polêmico-contratuais que estabelece com os outros dois atores.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-03T15:28:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-03T15:28:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SAAD, Tárcia Caires. A construção do ator 'Jesus Cristo' em cenas de O evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Uma leitura semiótica. Franca, SP, 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/483
identifier_str_mv SAAD, Tárcia Caires. A construção do ator 'Jesus Cristo' em cenas de O evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Uma leitura semiótica. Franca, SP, 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2017.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Linguística
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFRAN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/483/1/Tarcia%20Caires%20Saad.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/483/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cfb5dd1d435e1f369e2f50d82a55cbfe
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771149185515520