Interface entre regulação emocional e funções executivas: uma revisão de literatura
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3969 |
Resumo: | As funções executivas e as emoções são habilidades de alto nível de complexidade cognitiva. Além disso, evidencia-se a universalidade das suas características. Assim, tanto as funções executivas quanto as emoções são mecanismos responsáveis pela evoluçãoe adaptação dos indivíduos em sociedade.Objetivo:Compreender a interface entre emoção e funções executivas e a importância do pleno desenvolvimento dessas habilidades, emocionais e executivas, para a construção dos indivíduos.Metodologia:Realizou-se uma busca direta no ScientificElectronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS, Brasil), no período de novembro de 2021 a fevereiro de 2022. Foram analisados artigos originais, em sua forma completa, na língua portuguesa, publicados entre 2011 e 2021.Os critérios de inclusão contemplaram conter fatores que determinam a regulação das emoções;conter dados referentes ao pleno desenvolvimento e ao desenvolvimento desregulado das funções executivas. Os critérios de exclusão foram às referências duplicadas e as de línguas que não fossem o português.Os resultados foram descritos em organograma, tabelas e gráfico.Resultados:Foram averiguadas417 pesquisas, mas apenas 13 se concentravam nos critérios de inclusão. Foi decidido pelos trabalhos que revisavam o conceito de funções executivas e de emoção e investigavam o impacto que a relação entre pais e filhos tem sobre o pleno desenvolvimento dessas habilidades. Os resultados indicam aumento da produção científica nos últimos anos.Conclusão:O comportamento humano sofre influência direta das funções executivas e das emoções. |
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2022-07-19T11:13:11Z2022-07-202022-07-19T11:13:11Z2022-05-26SiILVA, Kelly Ticiane Vasconcelos. Interface entre regulação emocional e funções executivas: uma revisão de literatura. 20 P. Trabalho de conclusão de curso (Pós-graduação em Neuropsicologia) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2022.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3969As funções executivas e as emoções são habilidades de alto nível de complexidade cognitiva. Além disso, evidencia-se a universalidade das suas características. Assim, tanto as funções executivas quanto as emoções são mecanismos responsáveis pela evoluçãoe adaptação dos indivíduos em sociedade.Objetivo:Compreender a interface entre emoção e funções executivas e a importância do pleno desenvolvimento dessas habilidades, emocionais e executivas, para a construção dos indivíduos.Metodologia:Realizou-se uma busca direta no ScientificElectronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS, Brasil), no período de novembro de 2021 a fevereiro de 2022. Foram analisados artigos originais, em sua forma completa, na língua portuguesa, publicados entre 2011 e 2021.Os critérios de inclusão contemplaram conter fatores que determinam a regulação das emoções;conter dados referentes ao pleno desenvolvimento e ao desenvolvimento desregulado das funções executivas. Os critérios de exclusão foram às referências duplicadas e as de línguas que não fossem o português.Os resultados foram descritos em organograma, tabelas e gráfico.Resultados:Foram averiguadas417 pesquisas, mas apenas 13 se concentravam nos critérios de inclusão. Foi decidido pelos trabalhos que revisavam o conceito de funções executivas e de emoção e investigavam o impacto que a relação entre pais e filhos tem sobre o pleno desenvolvimento dessas habilidades. Os resultados indicam aumento da produção científica nos últimos anos.Conclusão:O comportamento humano sofre influência direta das funções executivas e das emoções.The executive functions and emotions are skills with a high level of cognitive complexity. Furthermore, the universality of their characteristics is evident. Thus, both executive functions and emotions are mechanisms responsible for the evolution and adaptation of individuals in society.Objective:Understand the interface between emotion and executive functions and the importance of the full development of these emotional and executive skills for the construction of individuals.Methodology:A direct search was performed on ScientificElectronic Library Online (SCIELO) and Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS, Brazil), from November 2021 to February 2022.Original articles were analyzed, in their complete form, in Portuguese, published between 2011 and 2021.The inclusion criteria contemplated containing factors that determine the regulation of emotions; contain data regarding the full development and unregulated development of executive functions. The exclusion criteria were duplicate references and those from languages other than Portuguese. The results were described in organization chart, tables and graph.Results:A total of 417 studies were investigated, but only 13 focused on the inclusion criteria. It was decided by works that reviewed the concept of executive functions and emotion and investigated the impact that the relationship between parents and their children has on the full development of these skills. The results indicate an increase in scientific production in recent years.Conclusion: Human behavior is directly influenced by executive functions and emotions.porCentro Universitário de João PessoaUNIPÊBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAFunção ExecutivaEmoçãoRegulaçãoAdaptaçãoInteraçãoInterface entre regulação emocional e funções executivas: uma revisão de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFerreira, Thaís Nunes Machadohttp://lattes.cnpq.br/4355969525563528http://lattes.cnpq.br/7704561991767801Silva, Kelly Ticiane VasconcelosASSIS, R. L. A; JUNHO, B. 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Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano. MORAIS, E. A. de. Neurociência das emoções. 1. ed. Curitiba: InterSaberes. 2020.OLIVEIRA, B. P. W. de; GURTAT, A. K. G; REIS, A. H. Manejo dos Pais Frente à Expressão de Raiva dos Filhos. Psico-USF, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 279-293, jun 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-82712018230208>. Acesso em:05 fev. 2022.ROAZZI, A. et al.O que é emoção? Em Busca da Organização Estrutural do Conceito de Emoção em Crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica, Recife, v. 24, n. 1 p.51-61, jun 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000100007>. Acesso em:04 fev. 2022.RODRIGUES, A. P. G; GONDIM, S. G. Expressão e regulação emocional no contexto de trabalho: um estudo com servidores públicos. Revista de Administração Mackenzie,São Paulo, v. 15, n. 2, p. 38-65, maio 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1678-69712014000200003>. 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