A ambientalização na prática pedagógica: contextos urbanos, sentidos atribuídos e possibilidades da educação ambiental crítica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Márcia Belo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1055
Resumo: Considerando a Educação Ambiental (EA) como prática educativa integradora, permanente e contínua, devendo estar presente, conforme a Política Nacional de Educação Ambiental, em todos os níveis e modalidades de ensino; e, ainda, segundo a Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André, incorporada aos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das instituições de ensino do município, este estudo tem como objetivo principal analisar como ocorre a inserção da EA Crítica nas escolas municipais de Santo André. Para essa análise, foi realizada uma pesquisa que investigou a presença da EA nos PPP e buscou-se conhecer e analisar as matrizes teóricas e epistemológicas associadas às práticas docentes em EA. A pesquisa tem caráter qualitativo e consiste em um estudo de caso. Foi desenvolvida em 8 escolas municipais, sendo 4 localizadas em Zona de Proteção Ambiental (ZPA) e 4 em Zona Urbana (ZU) e contou com a participação de 41 educadores. As fontes de coleta de dados foram: a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental dos PPP, questionários (41 educadores); entrevistas semiestruturadas (11 educadores) e observação não participante de prática pedagógica realizada em 2 escolas, sendo 1(ZPA) e 1 (ZU). Para análises e interpretação dos dados dos PPP e observação não participante de prática pedagógica utilizaram-se como referências os indicadores definidos por pesquisadores da Rede ACES (Ambientalização Curricular dos Estudos Superiores). Nas entrevistas utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Foram identificados nos PPP da ZU (260) e ZPA (168) indícios de que a temática ambiental está inserida dentro da categoria “com potencial de ambientalização” quando ocorre de maneira simples, sem detalhamento ou considerando apenas a abordagem ecológica. As concepções e práticas pedagógicas dos educadores são voltadas para a visão naturalista. Os resultados da pesquisa revelaram que a concepção de EA inserida na Rede Municipal de Santo André está fundamentada dentro da visão Tradicional, voltada à preservação e à conservação do ambiente. Concluiu-se que a inserção da temática ambiental nas legislações, representa um avanço histórico. Contudo, por si só, não resolve os problemas ambientais: é preciso avançar para além da visão naturalista. Para tanto, todos devem estar envolvidos nos debates, com o intuito de buscar soluções e contribuir para uma EA Crítica, transformadora e emancipatória. Neste sentido, a inserção da ambientalização curricular nos PPP é um caminho a ser seguido em direção a EA Crítica.
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spelling 2020-09-03T17:53:11Z2020-07-242020-09-03T17:53:11Z2020-07-24SOARES, M.B. A ambientalização na prática pedagógica: contextos urbanos, sentidos atribuídos e possibilidades da educação ambiental crítica. 2020. 164f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1055Considerando a Educação Ambiental (EA) como prática educativa integradora, permanente e contínua, devendo estar presente, conforme a Política Nacional de Educação Ambiental, em todos os níveis e modalidades de ensino; e, ainda, segundo a Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André, incorporada aos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das instituições de ensino do município, este estudo tem como objetivo principal analisar como ocorre a inserção da EA Crítica nas escolas municipais de Santo André. Para essa análise, foi realizada uma pesquisa que investigou a presença da EA nos PPP e buscou-se conhecer e analisar as matrizes teóricas e epistemológicas associadas às práticas docentes em EA. A pesquisa tem caráter qualitativo e consiste em um estudo de caso. Foi desenvolvida em 8 escolas municipais, sendo 4 localizadas em Zona de Proteção Ambiental (ZPA) e 4 em Zona Urbana (ZU) e contou com a participação de 41 educadores. As fontes de coleta de dados foram: a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental dos PPP, questionários (41 educadores); entrevistas semiestruturadas (11 educadores) e observação não participante de prática pedagógica realizada em 2 escolas, sendo 1(ZPA) e 1 (ZU). Para análises e interpretação dos dados dos PPP e observação não participante de prática pedagógica utilizaram-se como referências os indicadores definidos por pesquisadores da Rede ACES (Ambientalização Curricular dos Estudos Superiores). Nas entrevistas utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Foram identificados nos PPP da ZU (260) e ZPA (168) indícios de que a temática ambiental está inserida dentro da categoria “com potencial de ambientalização” quando ocorre de maneira simples, sem detalhamento ou considerando apenas a abordagem ecológica. As concepções e práticas pedagógicas dos educadores são voltadas para a visão naturalista. Os resultados da pesquisa revelaram que a concepção de EA inserida na Rede Municipal de Santo André está fundamentada dentro da visão Tradicional, voltada à preservação e à conservação do ambiente. Concluiu-se que a inserção da temática ambiental nas legislações, representa um avanço histórico. Contudo, por si só, não resolve os problemas ambientais: é preciso avançar para além da visão naturalista. Para tanto, todos devem estar envolvidos nos debates, com o intuito de buscar soluções e contribuir para uma EA Crítica, transformadora e emancipatória. Neste sentido, a inserção da ambientalização curricular nos PPP é um caminho a ser seguido em direção a EA Crítica.Taking the Environmental Education (EE) as an inclusive, permanent and continued educational practice, which must be present - in accordance with the National Policy on Environmental Education - in all teaching levels and methods; being also present in the Municipal Policy on Environmental Education from Santo André and integrated with the Political Pedagogical Projects (PPPs) from Municipal Education Institutions; this research has as its main goal to analyse how the Critical Environmental Education is being discussed at schools from Santo André. For such study a research has been carried out in order to investigate the EE presence in PPP, by getting to know them as well as analysing the epistemological and theoretical school curriculum in relation to teaching practices on EE. The qualitative research, based upon a Case Study, was carried out with 8 Municipal Schools, as follows: 4 schools located in the Environmental Protection Area (EPA) and 4 schools located in the Urban Area (UA); involving 41 educators. The research was conducted by collecting data from different sources as bibliographic and documental research from Political Pedagogical Projects (PPPs); questionnaires (41 Educators); semistructured interviews (11 Educators) and a non-participant observation on pedagogical practices developed by two schools (1 located in the EPA and 1 located in the UA). In order to analyse and to interpret the PPP data and the non-participant observation on pedagogical practices, the research took into account guidelines defined by researchers from REDE ACES (Greening Curriculum in Higher Education). In relation to the interviews, it has been used the Content Analysis Technique. The PPP from the UA (260) as well as the ones from the EPA (168) have shown evidences which indicate that the environmental theme is dealt in a category entitled as “with greening potential”; in which such topic appears in a simple and non-detailed way, or just taking into consideration the ecological approach. The educators concepts and the pedagogical practices are geared towards a naturalistic view. The research results showed that the EE conception within the Municipal School System of Santo André is grounded upon the traditional view, geared towards the environment preservation and conservation. The outcomes led to the conclusion that the insertion of the environmental theme in law represents a historic achievement. However, the insertion in law - by itself - does not solve the environmental problem; it is necessary to take a step ahead the naturalistic view. For such purpose, everyone should be involved in the debate with the intention of reaching solutions as a team; thus moving towards to a more critical, transforming and emancipatory EE. In this respect, the inclusion of a Greening Curriculum in the PPPs is a way to be followed towards to a more critical EE.porUniversidade Cruzeiro do SulPrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaCruzeiro do SulBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOConcepções de educação ambientalAmbientalização curricularEnsino fundamental e professoresA ambientalização na prática pedagógica: contextos urbanos, sentidos atribuídos e possibilidades da educação ambiental crítica.Greening in the pedagogical practice: urban contexts, meanings attributed as well as possibilities for a critical environmental educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFrenedozo, Rita de Cássia02788889844http://lattes.cnpq.br/0959751445814390Frenedozo, Rita de Cássia02788889844http://lattes.cnpq.br/0959751445814390Amaral, Carmem Lúcia Costahttp://lattes.cnpq.br/7715277135138074Saleh, Denise Maria Fortes Villas Bôashttp://lattes.cnpq.br/3516443488791676Anaya, Mauríciohttp://lattes.cnpq.br/4157358070450719Martins, Carlos Adrianohttp://lattes.cnpq.br/409331381955539410771491824http://lattes.cnpq.br/Soares, Márcia BeloALVES, Thaise Melo de Almeida. 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Concepções de educação ambiental
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description Considerando a Educação Ambiental (EA) como prática educativa integradora, permanente e contínua, devendo estar presente, conforme a Política Nacional de Educação Ambiental, em todos os níveis e modalidades de ensino; e, ainda, segundo a Política Municipal de Educação Ambiental de Santo André, incorporada aos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das instituições de ensino do município, este estudo tem como objetivo principal analisar como ocorre a inserção da EA Crítica nas escolas municipais de Santo André. Para essa análise, foi realizada uma pesquisa que investigou a presença da EA nos PPP e buscou-se conhecer e analisar as matrizes teóricas e epistemológicas associadas às práticas docentes em EA. A pesquisa tem caráter qualitativo e consiste em um estudo de caso. Foi desenvolvida em 8 escolas municipais, sendo 4 localizadas em Zona de Proteção Ambiental (ZPA) e 4 em Zona Urbana (ZU) e contou com a participação de 41 educadores. As fontes de coleta de dados foram: a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental dos PPP, questionários (41 educadores); entrevistas semiestruturadas (11 educadores) e observação não participante de prática pedagógica realizada em 2 escolas, sendo 1(ZPA) e 1 (ZU). Para análises e interpretação dos dados dos PPP e observação não participante de prática pedagógica utilizaram-se como referências os indicadores definidos por pesquisadores da Rede ACES (Ambientalização Curricular dos Estudos Superiores). Nas entrevistas utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Foram identificados nos PPP da ZU (260) e ZPA (168) indícios de que a temática ambiental está inserida dentro da categoria “com potencial de ambientalização” quando ocorre de maneira simples, sem detalhamento ou considerando apenas a abordagem ecológica. As concepções e práticas pedagógicas dos educadores são voltadas para a visão naturalista. Os resultados da pesquisa revelaram que a concepção de EA inserida na Rede Municipal de Santo André está fundamentada dentro da visão Tradicional, voltada à preservação e à conservação do ambiente. Concluiu-se que a inserção da temática ambiental nas legislações, representa um avanço histórico. Contudo, por si só, não resolve os problemas ambientais: é preciso avançar para além da visão naturalista. Para tanto, todos devem estar envolvidos nos debates, com o intuito de buscar soluções e contribuir para uma EA Crítica, transformadora e emancipatória. Neste sentido, a inserção da ambientalização curricular nos PPP é um caminho a ser seguido em direção a EA Crítica.
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