EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO DE UNIVERSIDADES CATARINENSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lucia Ceccato de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pissetti, Schayla Letyelle Costa, Vaz, Mauricio Augusto de Farias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5435
Resumo: Esta pesquisa objetivou conhecer as ações ambientais que tem contribuído com o processo de ambientalização de universidades catarinenses como estratégia de educação ambiental no ensino superior. O referencial teórico que fundamentou a discussão a respeito da ambinetalização foi alicerçado em Kitzmann (2012) e Guerra e Figuiredo (2014). A ambientalização caracteriza-se pela inserção e discussão da dimensão ambiental onde ainda não acontece. A metodologia em uma abordagem qualitativa, realizou a coleta de dados por meio do preenchimento de um quadro de referência por representantes das universidades participantes do Projeto de Pesquisa: Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior: Subsídios às Políticas Institucionais em Santa Catarina – Chamada Pública FAPESC nº 01/2014 – Programa Universal – 2014 a 2017. Como resultado obteve – se categorias com ocorrência nas quarto dimensões de ambientalização da universidade: ensino, pesquisa, extensão e gestão. São elas: Fortalecimento de Linhas de Pesquisa, realização de pesquisa, dissertações, iniciação a pesquisa e dissertações sobre o tema; Programa de Educação Ambiental; Inserção de disciplinas e ou conteúdo de Educação Ambiental; Divulgação de livro, artigos guias sobre o projeto; Realização e organização de palestras, eventos e Rede (RASES) sobre ambientalização; Regulamentação de políticas de ambientalização nas Universidades. Dessa forma, pode–se conhecer sobre a importância de projetos interinstitucionais e financiados para mobilizar a comunidade acadêmica e contribuir com a ambientalização institucional. Afinal, ambientalizar é levar a discussão do cuidado do ambiente para dentro das salas de aula, grupos de pesquisa, setores administrativos e comunidade externa. Reconhece–se que as categorias apresentadas representam inúmeras ações ambientais que tem contribuído com o processo de ambientalização de universidades catarinenses como estratégia de educação ambiental no ensino superior.
id UNIT-2_183d1be48ec366c1e365731388d3124b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5435
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO DE UNIVERSIDADES CATARINENSESAmbientalização. Educação Ambiental. Ensino SuperiorEsta pesquisa objetivou conhecer as ações ambientais que tem contribuído com o processo de ambientalização de universidades catarinenses como estratégia de educação ambiental no ensino superior. O referencial teórico que fundamentou a discussão a respeito da ambinetalização foi alicerçado em Kitzmann (2012) e Guerra e Figuiredo (2014). A ambientalização caracteriza-se pela inserção e discussão da dimensão ambiental onde ainda não acontece. A metodologia em uma abordagem qualitativa, realizou a coleta de dados por meio do preenchimento de um quadro de referência por representantes das universidades participantes do Projeto de Pesquisa: Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior: Subsídios às Políticas Institucionais em Santa Catarina – Chamada Pública FAPESC nº 01/2014 – Programa Universal – 2014 a 2017. Como resultado obteve – se categorias com ocorrência nas quarto dimensões de ambientalização da universidade: ensino, pesquisa, extensão e gestão. São elas: Fortalecimento de Linhas de Pesquisa, realização de pesquisa, dissertações, iniciação a pesquisa e dissertações sobre o tema; Programa de Educação Ambiental; Inserção de disciplinas e ou conteúdo de Educação Ambiental; Divulgação de livro, artigos guias sobre o projeto; Realização e organização de palestras, eventos e Rede (RASES) sobre ambientalização; Regulamentação de políticas de ambientalização nas Universidades. Dessa forma, pode–se conhecer sobre a importância de projetos interinstitucionais e financiados para mobilizar a comunidade acadêmica e contribuir com a ambientalização institucional. Afinal, ambientalizar é levar a discussão do cuidado do ambiente para dentro das salas de aula, grupos de pesquisa, setores administrativos e comunidade externa. Reconhece–se que as categorias apresentadas representam inúmeras ações ambientais que tem contribuído com o processo de ambientalização de universidades catarinenses como estratégia de educação ambiental no ensino superior.Editora Universitária Tiradentes2019-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/543510.17564/2316-3828.2019v7n3p197-210EDUCAÇÃO; v. 7 n. 3 (2019): Publicação Contínua; 197-2102316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v7n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5435/3480Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Lucia Ceccato dePissetti, Schayla Letyelle CostaVaz, Mauricio Augusto de Farias2020-11-19T18:40:46Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5435Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:02.368773Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO DE UNIVERSIDADES CATARINENSES
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO DE UNIVERSIDADES CATARINENSES
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO DE UNIVERSIDADES CATARINENSES
Lima, Lucia Ceccato de
Ambientalização. Educação Ambiental. Ensino Superior
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO DE UNIVERSIDADES CATARINENSES
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO DE UNIVERSIDADES CATARINENSES
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO DE UNIVERSIDADES CATARINENSES
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO DE UNIVERSIDADES CATARINENSES
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO DE UNIVERSIDADES CATARINENSES
author Lima, Lucia Ceccato de
author_facet Lima, Lucia Ceccato de
Pissetti, Schayla Letyelle Costa
Vaz, Mauricio Augusto de Farias
author_role author
author2 Pissetti, Schayla Letyelle Costa
Vaz, Mauricio Augusto de Farias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lucia Ceccato de
Pissetti, Schayla Letyelle Costa
Vaz, Mauricio Augusto de Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientalização. Educação Ambiental. Ensino Superior
topic Ambientalização. Educação Ambiental. Ensino Superior
description Esta pesquisa objetivou conhecer as ações ambientais que tem contribuído com o processo de ambientalização de universidades catarinenses como estratégia de educação ambiental no ensino superior. O referencial teórico que fundamentou a discussão a respeito da ambinetalização foi alicerçado em Kitzmann (2012) e Guerra e Figuiredo (2014). A ambientalização caracteriza-se pela inserção e discussão da dimensão ambiental onde ainda não acontece. A metodologia em uma abordagem qualitativa, realizou a coleta de dados por meio do preenchimento de um quadro de referência por representantes das universidades participantes do Projeto de Pesquisa: Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior: Subsídios às Políticas Institucionais em Santa Catarina – Chamada Pública FAPESC nº 01/2014 – Programa Universal – 2014 a 2017. Como resultado obteve – se categorias com ocorrência nas quarto dimensões de ambientalização da universidade: ensino, pesquisa, extensão e gestão. São elas: Fortalecimento de Linhas de Pesquisa, realização de pesquisa, dissertações, iniciação a pesquisa e dissertações sobre o tema; Programa de Educação Ambiental; Inserção de disciplinas e ou conteúdo de Educação Ambiental; Divulgação de livro, artigos guias sobre o projeto; Realização e organização de palestras, eventos e Rede (RASES) sobre ambientalização; Regulamentação de políticas de ambientalização nas Universidades. Dessa forma, pode–se conhecer sobre a importância de projetos interinstitucionais e financiados para mobilizar a comunidade acadêmica e contribuir com a ambientalização institucional. Afinal, ambientalizar é levar a discussão do cuidado do ambiente para dentro das salas de aula, grupos de pesquisa, setores administrativos e comunidade externa. Reconhece–se que as categorias apresentadas representam inúmeras ações ambientais que tem contribuído com o processo de ambientalização de universidades catarinenses como estratégia de educação ambiental no ensino superior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5435
10.17564/2316-3828.2019v7n3p197-210
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5435
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2019v7n3p197-210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5435/3480
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 7 n. 3 (2019): Publicação Contínua; 197-210
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2019v7n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614308397056