Desenvolvimento e organização empresarial sustentável: responsabilidade legal e o impacto do consumo consciente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2208 |
Resumo: | A expansão da crise socioambiental denota a necessidade de que uma mudança de paradigma envolvendo novos saberes, práticas e conjuntura concilie seus vetores sobre metas de desenvolvimento em conformidade com os princípios que regem a sustentabilidade. Com efeito, a noção de sustentabilidade amplia seu espectro para dimensões que envolve a proteção ao meio ambiente, a própria economia e o amparo social. As organizações empresariais assumem uma relevante contribuição no alcance dos objetivos do desenvolvimento. Neste sentido, o Direito com os instrumentos de comando e controle e princípios norteadores que impulsionam o equilíbrio e justiça social passa a promover a construção da sustentabilidade como elemento da cultura vislumbrando um futuro sustentável. O presente trabalho centra seu objeto na participação das empresas no fomento de uma política de gestão que adote as premissas da racionalidade ambiental e responsabilidade social, a contribuição legal no impulso em acolher este modelo e o papel do consumidor consciente como centro de um movimento que procura reordenar a estrutura dos processos produtivos com a finalidade de superar a crise socioambiental e assim equalizar os padrões do progresso econômico na construção de uma identidade sustentável. A metodologia empregada para este estudo tem por base o método hipotético-dedutivo, dialético. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e descritivo, utilizando a articulação de marcos teóricos reunidos nos entendimentos apregoados pela doutrina, artigos, periódicos, e revistas científicas eletrônicas. A pesquisa revela que o modelo sustentável empregado por organizações são movidas por pressões social e legal , no entanto estas ações estão mais relacionadas com a necessidade de se impor no mercado competitivo em função do maior reconhecimento social das empresas que possuem a missão de contribuir com o desenvolvimento sustentável e as mudanças culturais e de consciência coletiva principalmente no campo do consumo consciente. Conclui-se que o ideal sustentável requer que uma complexa rede de dimensões no campo econômico, ambiental, político, jurídico científico e cultural venha combater os efeitos lesivos da crise socioambiental com reforço decisivo de uma gestão empresarial responsável em parceria com políticas publicas de desenvolvimento do Estado, com o Direito incrementando sanções premiais e a sociedade modificando seus padrões de consumo. |
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2021-05-20T19:44:11Z2021-05-242021-05-20T19:44:11Z2017-02-24ANDRADE, Dostoievsky Ernesto De Melo. Desenvolvimento e organização empresarial sustentável: responsabilidade legal e o impacto do consumo consciente. 2017. 262 p. Dissertação (Mestrado em direito) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2017.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2208A expansão da crise socioambiental denota a necessidade de que uma mudança de paradigma envolvendo novos saberes, práticas e conjuntura concilie seus vetores sobre metas de desenvolvimento em conformidade com os princípios que regem a sustentabilidade. Com efeito, a noção de sustentabilidade amplia seu espectro para dimensões que envolve a proteção ao meio ambiente, a própria economia e o amparo social. As organizações empresariais assumem uma relevante contribuição no alcance dos objetivos do desenvolvimento. Neste sentido, o Direito com os instrumentos de comando e controle e princípios norteadores que impulsionam o equilíbrio e justiça social passa a promover a construção da sustentabilidade como elemento da cultura vislumbrando um futuro sustentável. O presente trabalho centra seu objeto na participação das empresas no fomento de uma política de gestão que adote as premissas da racionalidade ambiental e responsabilidade social, a contribuição legal no impulso em acolher este modelo e o papel do consumidor consciente como centro de um movimento que procura reordenar a estrutura dos processos produtivos com a finalidade de superar a crise socioambiental e assim equalizar os padrões do progresso econômico na construção de uma identidade sustentável. A metodologia empregada para este estudo tem por base o método hipotético-dedutivo, dialético. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e descritivo, utilizando a articulação de marcos teóricos reunidos nos entendimentos apregoados pela doutrina, artigos, periódicos, e revistas científicas eletrônicas. A pesquisa revela que o modelo sustentável empregado por organizações são movidas por pressões social e legal , no entanto estas ações estão mais relacionadas com a necessidade de se impor no mercado competitivo em função do maior reconhecimento social das empresas que possuem a missão de contribuir com o desenvolvimento sustentável e as mudanças culturais e de consciência coletiva principalmente no campo do consumo consciente. Conclui-se que o ideal sustentável requer que uma complexa rede de dimensões no campo econômico, ambiental, político, jurídico científico e cultural venha combater os efeitos lesivos da crise socioambiental com reforço decisivo de uma gestão empresarial responsável em parceria com políticas publicas de desenvolvimento do Estado, com o Direito incrementando sanções premiais e a sociedade modificando seus padrões de consumo.The expansion of the socio-environmental crisis shows the need for a paradigm shift involving new knowledge, practices and the conjuncture to reconcile its vectors on development goals in accordance with the principles that rule sustainability. Indeed, the notion of sustainability extends its spectrum to dimensions that involve protection of the environment, the economy itself and social protection. Business organizations make a significant contribution to achieving development goals. In this sense, Law with the instruments of command and control and guiding principles that impel the balance and social justice starts to promote the construction of sustainability as an element of the culture envisioning a sustainable future. The present cientific research focuses on the participation of companies in the promotion of a management politics that adopts the premises of environmental rationality and social responsibility, the legal contribution in the impulse to accept this model and the role of the conscious consumer as the center of a movement that seeks to reorder the structure of productive processes in order to overcome the socioenvironmental crisis and thus equalize the patterns of economic progress in building a sustainable identity. The methodology used for this study is based on the hypotheticaldeductive, dialectical method. It is a bibliographical and descriptive research, using the articulation of theoretical frameworks gathered in the interpretations praised by the doctrine, articles, periodicals, and electronic scientific journals. The research reveals that the sustainable model employed by organizations are moved by social and legal pressures, however these actions are more related to the need to impose themselves in the competitive market due to the greater social recognition of the companies that have the mission to contribute with the sustainable development and cultural and collective consciousness changes mainly in the scope of conscious consumption. It is concluded that the sustainable ideal requires that a complex network of dimensions in the economic, environmental, political, scientific and cultural fields must combat the harmful effects of the socioenvironmental crisis, with a decisive reinforcement of responsible corporate management in partnership with public development politics of the state, with the law increasing sanctions and society, changing their consumption patterns.porCentro Universitário de João PessoaPrograma de pós-graduação em direitoUNIPÊBrasilPósCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOSustentabilidadeEmpresaResponsabilidade SocioambientalDesenvolvimento e organização empresarial sustentável: responsabilidade legal e o impacto do consumo conscienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVasconcelos, Fernando Antônio dehttp://lattes.cnpq.br/8223857460283833http://lattes.cnpq.br/8377822852054070Andrade, Dostoievsky Ernesto de MeloAGOSTINHO, FENI, ENRIQUE ORTEGA, and ADEMAR ROMEIRO. 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A expansão da crise socioambiental denota a necessidade de que uma mudança de paradigma envolvendo novos saberes, práticas e conjuntura concilie seus vetores sobre metas de desenvolvimento em conformidade com os princípios que regem a sustentabilidade. Com efeito, a noção de sustentabilidade amplia seu espectro para dimensões que envolve a proteção ao meio ambiente, a própria economia e o amparo social. As organizações empresariais assumem uma relevante contribuição no alcance dos objetivos do desenvolvimento. Neste sentido, o Direito com os instrumentos de comando e controle e princípios norteadores que impulsionam o equilíbrio e justiça social passa a promover a construção da sustentabilidade como elemento da cultura vislumbrando um futuro sustentável. O presente trabalho centra seu objeto na participação das empresas no fomento de uma política de gestão que adote as premissas da racionalidade ambiental e responsabilidade social, a contribuição legal no impulso em acolher este modelo e o papel do consumidor consciente como centro de um movimento que procura reordenar a estrutura dos processos produtivos com a finalidade de superar a crise socioambiental e assim equalizar os padrões do progresso econômico na construção de uma identidade sustentável. A metodologia empregada para este estudo tem por base o método hipotético-dedutivo, dialético. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e descritivo, utilizando a articulação de marcos teóricos reunidos nos entendimentos apregoados pela doutrina, artigos, periódicos, e revistas científicas eletrônicas. A pesquisa revela que o modelo sustentável empregado por organizações são movidas por pressões social e legal , no entanto estas ações estão mais relacionadas com a necessidade de se impor no mercado competitivo em função do maior reconhecimento social das empresas que possuem a missão de contribuir com o desenvolvimento sustentável e as mudanças culturais e de consciência coletiva principalmente no campo do consumo consciente. Conclui-se que o ideal sustentável requer que uma complexa rede de dimensões no campo econômico, ambiental, político, jurídico científico e cultural venha combater os efeitos lesivos da crise socioambiental com reforço decisivo de uma gestão empresarial responsável em parceria com políticas publicas de desenvolvimento do Estado, com o Direito incrementando sanções premiais e a sociedade modificando seus padrões de consumo. |
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