“Luminescência de compostos de Eu3+: uma prosposta de ensino, conceitos, modelos e linguagens”
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/825 |
Resumo: | A luminescência, que consiste na irradiação da luz a baixas temperaturas, está muito presente no cotidiano das pessoas, como nas ruas iluminadas de uma grande cidade, nas placas de sinalização das rodovias ou na luz verde de um vagalume, por exemplo. Entretanto, através da análise de trabalhos envolvendo a luminescência do Eu3+ aceitos para apresentação em cinco Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química, foi evidenciado que a linguagem usada para a explicação deste fenômeno de interesse na comunidade científica e tecnológica é muito específica. Além disso, foi observada a inexistência de um material que apresentasse uma explicação, dos fenômenos envolvidos através de uma linguagem que fosse acessível para iniciantes no entendimento deste estado da arte. Mediante estes fatos, esta dissertação buscou fazer uma transposição entre a linguagem, modelos e analogias utilizados em textos científicos abordando a luminescência de compostos de Eu3+ para que se tornasse de fácil o entendimento e a construção de conhecimentos para os iniciantes no assunto. Tendo em vista a ampla utilização da luminescência do Eu3+ pela comunidade científica mundial e sua vasta gama de aplicações tecnológicas bem como a carência de materiais didáticos com uma linguagem mais acessível, principalmente aos iniciantes nesta área de pesquisa, os objetivos deste trabalho foram um levantamento dos termos utilizados em resumos aceitos para apresentação nas RAs da SBQ e dissertações e teses de alunos e professores do Grupo de Pesquisa em Química de Materiais da Universidade de Franca (Unifran), acerca do fenômeno da luminescência. Em seguida foi desenvolvido um material didático que contemplou uma explicação com uma linguagem mais acessível dos termos utilizados especificamente em trabalhos científicos envolvendo luminescência de compostos de Eu3+. Por fim, decidiu-se a construção de um modelo com massa de biscuit para os orbitais f e a proposta de uma explicação sobre o fenômeno de luminescência do Eu3+ através deste modelo. Palavras-chaves: luminescência; ensino; conceitos; linguagens; modelos; európio. |
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2020-07-21T17:49:22Z2020-07-21T17:49:22Z2008ESCREMIN, João Vicente. 'Luminescência de compostos de Eu³+: uma proposta de ensino, conceitos, modelos e linguagens'. Franca, SP, 2008. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2008.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/825A luminescência, que consiste na irradiação da luz a baixas temperaturas, está muito presente no cotidiano das pessoas, como nas ruas iluminadas de uma grande cidade, nas placas de sinalização das rodovias ou na luz verde de um vagalume, por exemplo. Entretanto, através da análise de trabalhos envolvendo a luminescência do Eu3+ aceitos para apresentação em cinco Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química, foi evidenciado que a linguagem usada para a explicação deste fenômeno de interesse na comunidade científica e tecnológica é muito específica. Além disso, foi observada a inexistência de um material que apresentasse uma explicação, dos fenômenos envolvidos através de uma linguagem que fosse acessível para iniciantes no entendimento deste estado da arte. Mediante estes fatos, esta dissertação buscou fazer uma transposição entre a linguagem, modelos e analogias utilizados em textos científicos abordando a luminescência de compostos de Eu3+ para que se tornasse de fácil o entendimento e a construção de conhecimentos para os iniciantes no assunto. Tendo em vista a ampla utilização da luminescência do Eu3+ pela comunidade científica mundial e sua vasta gama de aplicações tecnológicas bem como a carência de materiais didáticos com uma linguagem mais acessível, principalmente aos iniciantes nesta área de pesquisa, os objetivos deste trabalho foram um levantamento dos termos utilizados em resumos aceitos para apresentação nas RAs da SBQ e dissertações e teses de alunos e professores do Grupo de Pesquisa em Química de Materiais da Universidade de Franca (Unifran), acerca do fenômeno da luminescência. Em seguida foi desenvolvido um material didático que contemplou uma explicação com uma linguagem mais acessível dos termos utilizados especificamente em trabalhos científicos envolvendo luminescência de compostos de Eu3+. Por fim, decidiu-se a construção de um modelo com massa de biscuit para os orbitais f e a proposta de uma explicação sobre o fenômeno de luminescência do Eu3+ através deste modelo. Palavras-chaves: luminescência; ensino; conceitos; linguagens; modelos; európio.The luminescence, that consists of the irradiation of the light to low temperatures, is very present in the daily of the people, as in the illuminated streets of a great city, in the plates of signalling of the highways or in the green light of a lightning bug, for example However, through the analysis of works involving the luminescence of Eu3+ accepted for presentation in five Annual Meetings of the Brazilian Society of Chemistry, it was evidenced that the language used for the explanation of this phenomenon of interest in the scientific and technological community is very specific. Besides, it was observed the inexistence of a material to show an explanation, of the phenomena involved through a language that was accessible for beginners in the understanding of this state of the art. By these facts, this dissertation looked to do a transposition among the language, models and analogies used in scientific texts approaching the luminescence of composed of Eu3+ so that it turned easy the understanding and the construction of knowledge for the beginners in the subject. Tends in view the wide use of the luminescence of Eu3+ by the world scientific community and its vast range of technological applications as well as the lack of didactic materials with a more accessible language, mainly to the beginners in this research area, the objectives of this work were a rising of the terms used in summaries accepted for presentation in the Frogs of SBQ and dissertations and students' theories and teachers of the Group of Research in Chemistry of Materials of the University of Franca (Unifran), concerning the phenomenon of the luminescence. Soon afterwards it was developed a didactic material that contemplated an explanation with a more accessible language of the terms specifically used in scientific works involving luminescence of composed of Eu3+. Finally, it was decided the construction of a model with bisque mass for orbital f and the proposal of an explanation on the phenomenon of luminescence of Eu3+ through this model. key word: luminescence; teaching; concepts; languages; models; europium.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em CiênciasUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICALuminescênciaEnsinoConceitosLinguagensModelosEurópio“Luminescência de compostos de Eu3+: uma prosposta de ensino, conceitos, modelos e linguagens”"Luminescence of Eu3 + compounds: a teaching proposition, concepts, models and languages"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCalefi, Paulo Sergio9537847478859172http://lattes.cnpq.br/95378474788591720515181030724238http://lattes.cnpq.br/0515181030724238Escremin, João Vicenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALJoao Vicente Escremin.pdfJoao Vicente Escremin.pdfapplication/pdf1713872http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/825/1/Joao%20Vicente%20Escremin.pdf83c19895a6c1c6bbfaa4b0be1b9f7715MD51123456789/8252020-07-21 16:02:48.495oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/825Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-07-21T19:02:48Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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