Estratégia em empreendimentos sociais: uma comparação internacional de Comunidades Emaús
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2822 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar o papel do empreendedor de franquias sociais como mediador em face das diretrizes da matriz e das pressões do contexto socioambiental local na formação de estratégia. Optou-se por realizar o presente estudo em diferentes unidades de uma mesma ONG – organização não-governamental internacional, considerando suas diretrizes como um elemento de controle para facilitar a comparabilidade dos casos em estudo, uma vez que a filosofia, a missão e as diretrizes são as mesmas para todas as unidades, apesar delas possuírem autonomia. O estudo de casos múltiplos foi realizado em sete unidades (quatro na Europa e três no Brasil) e procurou analisar as seguintes variáveis: a) diretrizes da matriz, b) contexto socioambiental local, c) perfil do empreendedor social, e d) formação de estratégia. O método principal de coleta de dados foi o de entrevistas semi-estruturadas, com os dados tratados por meio de análise de conteúdo e triangulação com fontes documentais. Os resultados do estudo demonstram que todas as variáveis influenciam a formação da estratégia, porém com diferentes pesos: as diretrizes da matriz são aplicadas, porém não são determinantes das estratégias; o contexto socioambiental local influencia as estratégias na medida em que apresenta oportunidades de atuação; o perfil do empreendedor social representou a maior força na formação da estratégia, pois as estratégias, via de regra, estavam relacionadas à criatividade, visão de oportunidade, menor aversão ao risco e incertezas, alerta a novas oportunidades devido a traços pessoais, redes sociais e conhecimentos anteriores, entre outras características. |
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O método principal de coleta de dados foi o de entrevistas semi-estruturadas, com os dados tratados por meio de análise de conteúdo e triangulação com fontes documentais. Os resultados do estudo demonstram que todas as variáveis influenciam a formação da estratégia, porém com diferentes pesos: as diretrizes da matriz são aplicadas, porém não são determinantes das estratégias; o contexto socioambiental local influencia as estratégias na medida em que apresenta oportunidades de atuação; o perfil do empreendedor social representou a maior força na formação da estratégia, pois as estratégias, via de regra, estavam relacionadas à criatividade, visão de oportunidade, menor aversão ao risco e incertezas, alerta a novas oportunidades devido a traços pessoais, redes sociais e conhecimentos anteriores, entre outras características.This study intends to analize the social franchising entrepreneur’s role as a mediator between headquarters guidelines and local context pressures for strategy formation. This study was made in different units of an international Non Profit Organization, taking its guidelines as a control element to assure comparability among cases, since their philosophy, mission and guidelines are the same, althought they do have some independence. A multiple case study was conducted in seven units (four in Europe and three in Brazil) to investigate the following variables: a) guidelines from the headquarters, b) social and ambiental local context, c) social entrepreneur profile and d) strategy formation. The main method of data collection was semi structured interviews and the data were treated through content analisis and triangulation with documental resources. The study results showed that all the variables influence strategy formation, but in different degrees: the headquarters guidelines are applied, but they do not determine strategies; the local context influences strategies in the sense it shows opportunities for action; the social entrepreneur profile represented the biggest strenght in strategy formation, because strategies were usually related to criativity, opportunity view, risk and incertainty avoidance, network and previous experiences, among other characteristics.porUniversidade PositivoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUPBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEmpreendedorismo socialEmaúsEstratégiaFranquia socialEstratégia em empreendimentos sociais: uma comparação internacional de Comunidades Emaúsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGimenez, Fernando A. Pradohttp://lattes.cnpq.br/7562586543877346http://lattes.cnpq.br/1205346518685330Fernandes, Beatris Kemperinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALBeatris Kemper Fernandes.pdfBeatris Kemper Fernandes.pdfDissertaçãoapplication/pdf1095162http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2822/1/Beatris%20Kemper%20Fernandes.pdfdeb93f3cc6d39b3f346199160e5b2366MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2822/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/28222021-10-07 12:50:01.703oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-10-07T15:50:01Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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