Estratégias enunciativas em poemas de Manoel de Barros: um estudo semiótico
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/506 |
Resumo: | Este trabalho analisa cinco poemas do poeta pantaneiro Manoel de Barros que constam do livro Tratado geral das grandezas do ínfimo (2006) a partir dos pressupostos teóricos da semiótica francesa. O corpus constituinte da pesquisa são os textos “Poema”, “A tartaruga”, “Os caramujos” “Sobre importâncias” e “Ascensão”. A seleção desses poemas se processou com base nos temas que neles se revelam. Assim, nesses poemas o enunciador se volta ora para a reflexão metadiscursiva sobre o texto, revelando o modo como concebe o fazer poético, ora para a exaltação das “grandezas do ínfimo”. Outro tema que neles se percebe é a valorização dos elementos do universo da natureza em oposição a elementos do universo da cultura. Nosso objetivo geral é depreender as estratégias utilizadas pelo enunciador na construção dos textos em nível do plano de conteúdo e do plano de expressão. Para isso, analisamos os textos em suas dimensões: pragmática – por meio da aplicação da hipótese metodológica do percurso gerativo de sentido, passional – com base na apreensão dos estados de alma dos sujeitos; enunciativa – observando as relações entre a instância da enunciação e o discurso enunciado; e discursiva – abordando o aspecto figurativo com a finalidade de ressaltar o modo como o sensível se concretiza nos textos. Nossa hipótese é que o enunciatário-leitor, ao entrar em contato com os textos de Barros, se depara com um “evento extraordinário enquadrado na cotidianidade” (GREIMAS, 2000), a partir das grandezas que apreende nas coisas aparentemente insignificantes do cotidiano. Nessa perspectiva, utilizamos o conceito de estesia, cunhado por Greimas (2000), pois acreditamos, de acordo com Abriata (2013), que a passagem de um universo automatizado para um universo ressemantizado, que se manifesta na poesia de Barros, permite o reencontro do enunciatário-leitor consigo mesmo por meio do processo de apreensão estésica. Tendo em vista o plano de expressão, analisamos as relações entre elementos da expressão e elementos do plano de conteúdo em todos os níveis do percurso gerativo e não apenas nos seus níveis mais profundos, conforme concebe Fiorin (2003), com o objetivo de observar como a expressão produz sentidos em textos de caráter estético. |
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2020-04-09T19:13:25Z2020-04-09T19:13:25Z2016-02-26CELESTINO, Jéssica Cristina. Estratégias enunciativas em poemas de Manoel de Barros: um estudo semiótico. Franca, SP, 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2016.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/506Este trabalho analisa cinco poemas do poeta pantaneiro Manoel de Barros que constam do livro Tratado geral das grandezas do ínfimo (2006) a partir dos pressupostos teóricos da semiótica francesa. O corpus constituinte da pesquisa são os textos “Poema”, “A tartaruga”, “Os caramujos” “Sobre importâncias” e “Ascensão”. A seleção desses poemas se processou com base nos temas que neles se revelam. Assim, nesses poemas o enunciador se volta ora para a reflexão metadiscursiva sobre o texto, revelando o modo como concebe o fazer poético, ora para a exaltação das “grandezas do ínfimo”. 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Nessa perspectiva, utilizamos o conceito de estesia, cunhado por Greimas (2000), pois acreditamos, de acordo com Abriata (2013), que a passagem de um universo automatizado para um universo ressemantizado, que se manifesta na poesia de Barros, permite o reencontro do enunciatário-leitor consigo mesmo por meio do processo de apreensão estésica. Tendo em vista o plano de expressão, analisamos as relações entre elementos da expressão e elementos do plano de conteúdo em todos os níveis do percurso gerativo e não apenas nos seus níveis mais profundos, conforme concebe Fiorin (2003), com o objetivo de observar como a expressão produz sentidos em textos de caráter estético.Este trabajo analiza cinco poemas del poeta pantanero Manoel de Barros que constan del libro Tratado general de las grandezas del ínfimo (2006) a partir de los conceptos teóricos de la semiótica francesa. El corpus constituyente de la investigación son los textos “Poema”, “A tartaruga”, “Os caramujos”, “Sobre importâncias” y “Ascensão”. La selección de estos poemas tuvo como base los temas que en ellos se revelan. Así, en estos poemas el enunciador se vuelve ora para la reflexión metadiscursiva sobre el texto, revelando el modo como concibe el hacer poético, ora para la exaltación de las grandezas del ínfimo. Otro tema que en ellos se percibe es la valoración de los elementos del universo de la naturaleza en oposición a elementos del universo de la cultura. Nuestro objetivo general es deprender las estrategias utilizadas por el enunciador en la construcción de los textos en nivel de plan de contenido y de plan de expresión. Para esto partimos del concepto de texto como objeto de significación, con vistas a aprender sus efectos de sentido, a partir de su estructuración interna, y como objeto de comunicación entre enunciador y enunciatário, con la finalidad de examinarlo de acuerdo con su totalidad que le atribuye sentido (BARROS, 2005). De este modo, analizamos los textos en sus dimensiones: Pragmática – por medio de la aplicación de la hipótesis metodológica del percurso generativo de sentido; pasional – con base en la aprensión de los estudios del alma de los sujetos; enunciativa – observando las relaciones entre la instancia de la enunciación y el discurso enunciado; y discursiva – abordando el aspecto figurativo con la finalidad de resaltar el modo como el sensible se concretiza en estos textos. Nuestra hipótesis es que el enunciatário-lector, al entrar en contacto con los textos de Barros, se depara con un “evento extraordinario encuadrado en la cotidianidad (GREIMAS, 2000), a partir de las grandezas que aprehende las cosas aparentemente insignificantes del cotidiano. En esta perspectiva, utilizamos el concepto de estesia, cuñado por Greimas (2000), pues creemos, de acuerdo con Abriata (2013), que el pasaje de un universo automatizado que se manifiesta en la poesía de Barros, permite el reencuentro del enunciatário-lector consigo mismo por medio del proceso de aprehensión estésica. Teniendo en vista el plan de expresión, nuestro objetivo es analizar las relaciones entre elementos de la expresión y elementos del plan de contenido en todos los niveles del percurso generativo y no apenas en sus niveles más profundo, conforme concibe Fiorin (2003), con el objetivo de observar como la expresión produce sentidos en textos de carácter estéticoporUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICAManoel de BarrosPoesiaPercurso gerativo de sentidoPlano de expressãoEstratégias enunciativas em poemas de Manoel de Barros: um estudo semióticoEnunciative strategies in Manoel de Barros poems: a semiotic studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAbriata, Vera Lucia Rodella0008939878371016http://lattes.cnpq.br/0008939878371016Lopes, Ivã CarlosLima, Eliane Soares de7998710112302569http://lattes.cnpq.br/79987101123025692262830530704664http://lattes.cnpq.br/2262830530704664Celestino, Jéssica Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALJessica Cristina Celestino.pdfJessica Cristina Celestino.pdfapplication/pdf1046280http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/506/1/Jessica%20Cristina%20Celestino.pdf0ecee32ae5cca1e12102d4008bd7feb0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/506/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/5062020-04-09 16:14:38.933oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/506Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-04-09T19:14:38Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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