Produção e utilização de energia no contexto do agronegócio tocantinense em uma perspectiva CTS para ensino médio técnico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nádia Vilela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1070
Resumo: A presente pesquisa investigou os resultados da introdução de intervenções pedagógicas apoiadas na educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), utilizando, como tema, a produção e utilização de “Energia”, desenvolvidas na disciplina de Física para alunos do terceiro ano de Administração e Agronegócio do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico no IFTO (Instituto Federal do Tocantins) – Campus Palmas. Foram propostas atividades vinculadas ao cotidiano dos alunos e que envolveram o conteúdo específico dessa componente curricular. Nas atividades de intervenções, os conteúdos foram abordados ressaltando-se a produção e consumo de energia, buscando articular questões socioambientais dentro do contexto do agronegócio no estado do Tocantins. Para a pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados na coleta de dados foram dois questionários, sendo um com questões abertas e outro com questões fechadas, aplicados nas etapas pré e pós atividades de intervenção, correspondentes ao início e final do ano letivo, além de observações realizadas em sala de aula durante o mesmo período. Os resultados das intervenções foram verificados através da Análise de Conteúdo, e pelo confronto entre dois questionários, com o objetivo de identificar mudanças na percepção dos alunos com relação a aspectos e objetivos importantes da educação CTS. Os resultados apontaram para a conscientização dos alunos quanto à responsabilidade e à postura profissional cidadã, como também evidenciou uma Física mais humanizada, alterando a concepção usual de que é uma Ciência “dura e exata”. A proposta desenvolvida pode contemplar outros temas e envolver outras disciplinas, de forma interdisciplinar ou multidisciplinar, visando fornecer aos alunos uma formação capaz de ampliar sua compreensão acerca dos conhecimentos científico e tecnológico, possibilitando desvendar os mecanismos pelos quais estes conhecimentos influenciam e transformam a sociedade, favorecendo o desenvolvimento de valores e atitudes, além do pensamento crítico e reflexivo.
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spelling 2020-09-14T18:27:49Z2020-07-162020-09-14T18:27:49Z2020-06-02PEREIRA, N. V. Produção e utilização de energia no contexto do agronegócio tocantinense em uma perspectiva CTS para ensino médio técnico. 2020. 195f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1070A presente pesquisa investigou os resultados da introdução de intervenções pedagógicas apoiadas na educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), utilizando, como tema, a produção e utilização de “Energia”, desenvolvidas na disciplina de Física para alunos do terceiro ano de Administração e Agronegócio do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico no IFTO (Instituto Federal do Tocantins) – Campus Palmas. Foram propostas atividades vinculadas ao cotidiano dos alunos e que envolveram o conteúdo específico dessa componente curricular. Nas atividades de intervenções, os conteúdos foram abordados ressaltando-se a produção e consumo de energia, buscando articular questões socioambientais dentro do contexto do agronegócio no estado do Tocantins. Para a pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados na coleta de dados foram dois questionários, sendo um com questões abertas e outro com questões fechadas, aplicados nas etapas pré e pós atividades de intervenção, correspondentes ao início e final do ano letivo, além de observações realizadas em sala de aula durante o mesmo período. Os resultados das intervenções foram verificados através da Análise de Conteúdo, e pelo confronto entre dois questionários, com o objetivo de identificar mudanças na percepção dos alunos com relação a aspectos e objetivos importantes da educação CTS. Os resultados apontaram para a conscientização dos alunos quanto à responsabilidade e à postura profissional cidadã, como também evidenciou uma Física mais humanizada, alterando a concepção usual de que é uma Ciência “dura e exata”. A proposta desenvolvida pode contemplar outros temas e envolver outras disciplinas, de forma interdisciplinar ou multidisciplinar, visando fornecer aos alunos uma formação capaz de ampliar sua compreensão acerca dos conhecimentos científico e tecnológico, possibilitando desvendar os mecanismos pelos quais estes conhecimentos influenciam e transformam a sociedade, favorecendo o desenvolvimento de valores e atitudes, além do pensamento crítico e reflexivo.This research investigated the results of the introduction of interventions pedagogies supported by CTS (Science, Technology and Society) education, using as a theme the production and use of “Energy”, developed in the discipline of Physics for students of the third year of Administration and Agribusiness from High School Integrated to Technical Education at IFTO (Instituto Federal do Tocantins) - Campus Palmas. Activities related to the students' daily activities were proposed, which involved the specific content of this curricular component. In the intervention activities, the contents were approached, emphasizing the production and consumption of energy, seeking to articulate socioenvironmental issues within the context of agribusiness in the state of Tocantins. For the research, we opted for a qualitative approach and the instruments used in the data collection were two questionnaires, one with open questions and another with closed questions, applied in the pre and post intervention activities corresponding to the beginning and end of the school year, in addition to observations made in the classroom during the same period. The results of the interventions were verified through Content Analysis and by comparing two questionnaires, with the aim of identifying changes in students' perception regarding important aspects and objectives of CTS education. The results pointed to the students' awareness of their responsibility and professional citizenship, as well as showing a more humanized Physics, changing the usual conception that it is a “hard and exact” Science. The developed proposal can contemplate other themes and involve other disciplines, in an interdisciplinary or multidisciplinary way, aiming to provide students with training capable of broadening their understanding of scientific and technological knowledge, making it possible to unveil the mechanisms by which this knowledge influences and transforms society, favoring the development of values and attitudes, in addition to critical and reflective thinking.porUniversidade Cruzeiro do SulPrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciência e MatemáticaCruzeiro do SulBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEducação CTSFormação cidadãProdução de energiaUtilização de energiaAgronegócioProdução e utilização de energia no contexto do agronegócio tocantinense em uma perspectiva CTS para ensino médio técnico.Production and use of energy in the context of the agribusiness of Tocantins from a CTS perspective for technical secondary education.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAraújo, Mauro Sérgio Teixeira de07407617813http://lattes.cnpq.br/767526756217862366973090672http://lattes.cnpq.br/7675267562178623Pereira, Nádia VilelaABREU, Yolanda Vieira de; NASCIMENTO, Heloísa Rodrigue. 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Pereira, Nádia Vilela
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description A presente pesquisa investigou os resultados da introdução de intervenções pedagógicas apoiadas na educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), utilizando, como tema, a produção e utilização de “Energia”, desenvolvidas na disciplina de Física para alunos do terceiro ano de Administração e Agronegócio do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico no IFTO (Instituto Federal do Tocantins) – Campus Palmas. Foram propostas atividades vinculadas ao cotidiano dos alunos e que envolveram o conteúdo específico dessa componente curricular. Nas atividades de intervenções, os conteúdos foram abordados ressaltando-se a produção e consumo de energia, buscando articular questões socioambientais dentro do contexto do agronegócio no estado do Tocantins. Para a pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados na coleta de dados foram dois questionários, sendo um com questões abertas e outro com questões fechadas, aplicados nas etapas pré e pós atividades de intervenção, correspondentes ao início e final do ano letivo, além de observações realizadas em sala de aula durante o mesmo período. Os resultados das intervenções foram verificados através da Análise de Conteúdo, e pelo confronto entre dois questionários, com o objetivo de identificar mudanças na percepção dos alunos com relação a aspectos e objetivos importantes da educação CTS. Os resultados apontaram para a conscientização dos alunos quanto à responsabilidade e à postura profissional cidadã, como também evidenciou uma Física mais humanizada, alterando a concepção usual de que é uma Ciência “dura e exata”. A proposta desenvolvida pode contemplar outros temas e envolver outras disciplinas, de forma interdisciplinar ou multidisciplinar, visando fornecer aos alunos uma formação capaz de ampliar sua compreensão acerca dos conhecimentos científico e tecnológico, possibilitando desvendar os mecanismos pelos quais estes conhecimentos influenciam e transformam a sociedade, favorecendo o desenvolvimento de valores e atitudes, além do pensamento crítico e reflexivo.
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