O que fazer no quadradinho? uma revista de lazer alternativo para os turistas e candangos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Felippe Luiz de Negreiros
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Scheiner, Gabryella Antunes, Silva, Pedro Henrique Bastos da, Santana, Verônica Silva
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3240
Resumo: Esse TCC constitui-se na elaboração de um projeto gráfico e editorial, a revista AO². Temos como objetivo, divulgar e conhecer melhor a mistura de culturas e influências que nosso quadradinho tem. A revista traz nosso olhar misturando as nossas opiniões sobre locais não conhecidos/divulgados nas mídias off. Nossa revista tem como público alvo as famílias, jovens e turistas nativos e passageiros que buscam conhecer locais alternativos, para além dos principais pontos turísticos de Brasília. Por tanto a identidade visual foi baseada nos princípios do flat design, com a paleta de cor Pantone-Brasília, pois queremos deixar a revista com todas as características que o DF já possui, é uma revista minimalista que ajuda na leitura e possui uma boa funcionalidade em notebooks, tablets e smartphones. Essa revista foi criada para se tornar um elemento de fácil acesso a população, ajudando a divulgar o que tem de melhor na nossa cidade.Esperamos que futuramente a revista prospere em bons frutos e nos levem a tornar um projeto piloto como algo de negócio.
id UNICSUL-1_72cf94946c42b72500a1fbab5602c531
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/3240
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2022-03-14T19:17:00Z2022-03-142022-03-14T19:17:00Z2021https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3240Esse TCC constitui-se na elaboração de um projeto gráfico e editorial, a revista AO². Temos como objetivo, divulgar e conhecer melhor a mistura de culturas e influências que nosso quadradinho tem. A revista traz nosso olhar misturando as nossas opiniões sobre locais não conhecidos/divulgados nas mídias off. Nossa revista tem como público alvo as famílias, jovens e turistas nativos e passageiros que buscam conhecer locais alternativos, para além dos principais pontos turísticos de Brasília. Por tanto a identidade visual foi baseada nos princípios do flat design, com a paleta de cor Pantone-Brasília, pois queremos deixar a revista com todas as características que o DF já possui, é uma revista minimalista que ajuda na leitura e possui uma boa funcionalidade em notebooks, tablets e smartphones. Essa revista foi criada para se tornar um elemento de fácil acesso a população, ajudando a divulgar o que tem de melhor na nossa cidade.Esperamos que futuramente a revista prospere em bons frutos e nos levem a tornar um projeto piloto como algo de negócio.This TCC consists in the elaboration of a graphic and editorial project, the AO² magazine. Our objective is to promote and learn more about the mixture of cultures and influences that our square has. The magazine brings our look by mixing our opinions on places not known/disclosed in the off media. Our magazine's target audience is families, young people and native tourists and passengers seeking to discover alternative places, in addition to the main tourist attractions in Brasília. Therefore, the visual identity was based on the principles of flat design, with the Pantone-Brasília color palette, as we want to leave the magazine with all the characteristics that the DF already has, it is a minimalist magazine that helps in reading and has good functionality on notebooks, tablets and smartphones. This magazine was created to become an element of easy access to the population, helping to disseminate the best of our city. We hope that in the future the magazine will thrive on good results and lead us to turn a pilot project into a business.porCentro de ensino Unificado do Distrito FederalUDFBrasilCoordenação do Curso de Publicidade e Propaganda6.09.04.00-3 Relações Públicas e PropagandaRevista ComunicaçãoBrasíliaTurismoProjeto GráficoEditorialO que fazer no quadradinho? uma revista de lazer alternativo para os turistas e candangosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCunha, Raquel Cantarelli Vieira da9657693853515224http://lattes.cnpq.br/9657693853515224...Martins, Felippe Luiz de NegreirosScheiner, Gabryella AntunesSilva, Pedro Henrique Bastos daSantana, Verônica SilvaACARA. Imagem de referência GRID. Disponível em http://acara.com.br/midia/clipping/revistas-informativos-manuais/template-850px.jpg. Acesso em: 07 Jun.2021. AGÊNCIA BRASÍLIA. Brasília pronta para receber turistas. Disponível em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/11/28/brasilia-pronta-para-receber-turistas/. Acesso em: 21 Maio 2021. AGÊNCIA BRASÍLIA. Opção de lazer https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/01/25/brasilia-e-opcao-de-lazer-para-diferentes-perfis/. Acesso em: 09 de Jun. 2021. AGENCIA DO DF. Brasília pronta para receber turistas Véspera de fim de ano e férias, a capital federal atrai viajantes de todo o Brasil e se consolida como destino seguro. Disponível em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/11/28/brasilia-pronta-para-receber-turistas/. Acesso em: 20 Maio 2021. ANARIO DO DF. Turismo de negócio e eventos. Disponível em http://www.anuariododf.com.br/turismo/indices/turismo-de-negocios-e-eventos/perfil-do-turista-de-negocios-de-brasilia/. Acesso em: 25 Abr. 2021 ANDRADE, José Vicente. Turismo Fundamentos e dimensões. 8 ed. - São Paulo, Ática, 2002. ANDRADE, José Vicente. Turismo Fundamentos e dimensões. 8º ed - São Paulo: Ática, 2002. APPANNIE.COM. RELATÓRIO The State of Mobile 2021. Disponível em https://www.appannie.com/en/go/state-of-mobile-2021/?mkt_tok=eyJpIjoiWVdNeU5qSTVPREl5TkRKbCIsInQiOiJMTWQrbDNVQ3BZQWRpQVdTVWpMRStiXC8xXC9vdEk2STM2VWtVelhlSE9wb1c2WVA0MGcyamdFZGgxNkxwUWlNTW1lV0VhUHdTdGYwaXdjUncrTk92dHd1S0IyV3dTOTk0eVJrazZaMW9PYUJYUFRVeHlVYkh3a0dxSWxOdnhFQmdyIn0%3D&sfdcid=7016F000002Se3SQAS&utm_campaign=ww-emailoneoff-202101-state-of-mobile-2021-email&utm_content=email-&utm_medium=email&utm_source=appannie. Acesso em: 05 Jun. 2021. BARRETO, Margarida. Manual de iniciação do estudo do turismo. 3 ed. Campinas, SP: Ed Papapirus, 1998. BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 3. Ed. Ver. e ampl. São Paulo: SENAC, 1997/1998. BRASÍLIA CONVENTION & VISITORS BUREAU. Perfil do Turista do Distrito Federal. 2001. BRASILTURIS, Turismo o que é o que. Disponível em https://brasilturis.com.br/turismo-o-que-e-o-que-e/#:~:text=%E2%80%9CTur%E2%80%9D%20%C3%A9%20hebraico%20antigo%20(,reconhecimento%20e%2Fou%20explora%C3%A7%C3%A3o%E2%80%9D. Acesso em: 20 Maio 2014. CASTELLS, Manuel; PONCE, Thiago. Poder da Identidade. 9 ed. Rio de Janeiro e São Paulo: Paz e Terra, 2018. COHEN, E. Towards a sociology of international tourism. COOPER, Chris et al. Turismo princípios e prática. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. COMUNICAÇÃO GDF. Conhecer é se surpreender. Disponível em: http://www.comunicacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/10/Livreto-Eventos-d.pdf. Acesso em: 09 de Jun. 2021. CONEXÃO PLANETA. O genial arquiteto e paisagista Burle Marx inspira exposição do Jardim Botânico de Nova York. Disponível em: https://conexaoplaneta.com.br/blog/o-genial-arquiteto-e-paisagista-burle-marx-inspira-a-maior-exposicao-do-jardim-botanico-de-nova-york/. Acesso em: 11 Set. 2021. CORREIO BRASILIZIENSE. Brasília se consolida como grande centro de festivais de música. Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2019/06/29/interna_diversao_arte,766577/brasilia-se-consolida-como-grande-centro-de-festivais-de-musica.shtml. Acesso em: 19 Maio 2021. DESTINO REFÊNCIA. Brasília (DF) – O turismo em Brasília. Disponível em: http://www.destinosreferencia.turismo.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=253&Itemid=95&limitstart=1. Acesso em: 15 Abr. 2021. DIAS, Reinaldo. Planejamento do Turismo: Políticas de desenvolvimento no Brasil. São Paulo: Atlas, 2003. DIGITAL NEWS REPORT. Prefácio do Reuters Institute Digital News Report 2020. Disponível em: https://www.digitalnewsreport.org/survey/2020/foreword-2020/. Acesso em 05 Jun. 2021. DOMINIO PÚBLICO. Turismo em Brasília. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/mre000024.pdf. Acesso em: 26 Maio 2021. E BIOGRAFIA. Roberto Burle Marx, Artista plástico brasileiro. Disponível em: https://www.ebiografia.com/roberto_burle_marx/. Acesso em: 11 Set. 2021. ELZINGA!. Brasília não é uma cidade e outras coisas sobre o Distrito Federal. Disponível em https://www.elzinga.com.br/brasilia-nao-e-uma-cidade-e-outras-coisas-sobre-o-distrito-federal/. Acesso em: 04 Jun. 2021. DIGITAL NEWS REPORT. Prefácio do Reuters Institute Digital News Report 2020. Disponível em: https://www.digitalnewsreport.org/survey/2020/foreword-2020/. Acesso em 05 Jun. 2021. ESCRITÓRIO DE ARTE. Athos Bulcão, Biografia. Disponível em: https://www.escritoriodearte.com/artista/athos-bulcao. Acesso em: 01 Nov. 2021. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. FUNDAÇÃO ATHOS BULCÃO. Athos Bulcão. Brasília, DF. Disponível em: https://www.fundathos.org.br/athos-bulcao. Acesso em: 11 Set. 2021. GERHARDT, Tatiana Engel, Silveira, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa, 1. Ed. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2009. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008. GRAFITTI. Quem foi Athos Bulcão?. Curitiba, PR. [2018]. Disponível em: https://blog.grafittiartes.com.br/quem-foi-athos-bulcao/. Acesso em: 11 Set. 2021. GUIA DAS ARTES. Roberto Burle Marx. Disponível em: https://www.guiadasartes.com.br/roberto-burle-marx/principais-obras. Acesso em: 11 Set. 2021. GUIA.MELHORESDESTINOS. Brasília. Disponível em https://guia.melhoresdestinos.com.br/brasilia-57-c.html. Acesso em: 7 Jun. 2021. Hall, Stuart; SILVA, Tomaz da. Identidade cultural na pós modernidade. 12 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2020. HISTORIA.SEED. Plano Piloto e regiões administrativas. Disponível em http://www.historia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=233. Acesso em: 04 Jun. 2021. HORNER, Susan, SWARBROOKE, John. O comportamento do consumidor no turismo. 1. ed. São Paulo: Aleph, 2002. IBGE. Classificação Nacional de Atividades Econômicas — Subclasse para uso da Administração Pública — versão 2.2. Disponível em https://cnae.ibge.gov.br/classificacoes/por-tema/atividades-economicas/subclasses-da-cnae-2-2. Acesso em: 21 Maio 2021. KNIGHT, Phil. A marca da vitória: A autobiografia do criador da NIKE. 1 ed. Rio de Janeiro: Sextane, 2016. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. LEMES, Weider Daniel. Mercado turístico de Brasília e sua principal vocação turística. 2009. 94 f. Dissertação Universidade de Brasília, Brasília, 2009. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/1017/1/2009_WeiderDanielLemes.pdf. Acesso em: 15 Abr. 2021 LUPTON, Ellen. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008 Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5614732/mod_resource/content/6/LUPTON_ELLEN_NovosFundamentos.pdf . Acesso em: 8 de maio 2021. MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como a extensão do homem. McGraw-Hill Book Company, 1964. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=wFvBeU1jVwIC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false . Acesso em: 20 de abril 2021. MUNDO DAS MARCAS. Microsoft. Disponível em: https://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/microsoft-mina-de-ouro.html. Acesso em: 07 Jun. 2021. NEUMEIER, Marty. The Brand Gap. 1. Ed. The United States of Amerira: New Riders Publishing, 2005. OLHAR DIGITAL. Cada vez mais brasileiros usam Instagram como ferramenta de acesso a notícias. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2020/06/17/noticias/instagram-se-torna-cada-vez-mais-uma-ferramenta-de-acesso-a-noticias/. Acesso em: 05 Jun. 2021. OLIVEIRA, Antônio Pereira. Turismo e Desenvolvimento e Organização. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005. PANORAMA DE VIAGEM. Turismo cívico de Brasília https://panoramadeviagem.com.br/roteiro-turismo-civico-brasilia/ Acesso em: 09 de Jun. 2021. PIRES, Mário Jorge. Lazer e Turismo Cultural. São Paulo: Manole, 2001. PODER 360. Turismo em Brasília arrecadou mais de 130 milhões em 5 anos. Disponível em: https://www.poder360.com.br/brasilia-60-anos/turismo-em-brasilia-arrecadou-mais-de-r-130-milhoes-em-5-anos/#:~:text=O%20perfil%20do%20turista%20que,hotéis%20são%20atrativos%20da%20cidade.. Acesso em: 26 Maio 2021. PRATAS, António. Creating flat design websites. Packt Publishing Ltd. 2014. Disponível em: https://www.perlego.com/book/390637/creating-flat-design-websites-pdf Acesso em: 22 de Abr. de 2021. SEGOV.DF. Administrações Regionais. Disponível em: https://segov.df.gov.br/category/administracoes-regionais/. Acesso em: 04 Jun. 2021. SWARBROOKE, John e HORNER, Susan. O Comportamento do Consumidor no Turismo. São Paulo: Aleph, 2002. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. TURISMO GDF. Dia nacional do turismo. Disponível em: http://www.turismo.df.gov.br/dia-nacional-do-turismo-conheca-a-cultura-de-brasilia-sem-sair-de-casa/. Acesso em: 09 de Jun. 2021. TW DESIGN. O que há por trás do rebranding da Apple, a marca da maçã?. Disponível em: https://www.twdesign.com.br/blog/o-que-ha-por-tras-do-rebranding-da-apple-a-marca-da-maca/. Acesso em 07 Jun. 2021. VIA CARREIRA. Metodologia de pesquisa TCC: passo a passo com exemplos. Disponível em: https://viacarreira.com/metodologia-de-pesquisa-do-tcc/. Acesso em: 21 de Maio 2021. VIAJANTE MÓVEL. Turismo ecológico em Brasília e arredores. Disponível em: https://www.viajantemovel.com.br/turismo-ecologico-em-brasilia-arredores/ Acesso em: 09 de Jun. 2021. VIVA DECORA PRO. Lúcio Costa, o arquiteto com propósito: ordenar o espaço. Disponível em:https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetos/lucio-costa/. Acesso em: 11 de Set. 2021. WERTHEIMER, Michael. Pequena história da psicologia / tradução de Lólio Lorenço de Oliveira. São Paulo: Editora Nacional, 1977. WHEELER, Alina. Design de identidade da marca. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2018. WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca. Um guia completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes. 2. ed. São Paulo; Bookman, 2008. 288 p. WIKIPÉDIA. Distrito Federal. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Distrito_Federal_(Brasil)#Bibliografia. Acesso em: 04 Jun. 2021. WIKIPÉDIA. Oscar Niemeyer. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer. Acesso em: 12 Set. 2021. WIKIPÉDIA. Revista de Brasília. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Revista_de_Bras%C3%ADlia#:~:text=A%20Revista%20de%20Bras%C3%ADlia%20foi,o%20jornalista%20Raimundo%20Nonato%20Silva. Acesso em: 05 Nov. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALTCC_UDF_O que fazer no quadradinho.pdfTCC_UDF_O que fazer no quadradinho.pdfapplication/pdf6688527http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3240/1/TCC_UDF_O%20que%20fazer%20no%20quadradinho.pdf97069da81264ca7da769fc64b83e5ffdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3240/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/32402022-03-15 14:16:51.569oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2022-03-15T17:16:51Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que fazer no quadradinho? uma revista de lazer alternativo para os turistas e candangos
title O que fazer no quadradinho? uma revista de lazer alternativo para os turistas e candangos
spellingShingle O que fazer no quadradinho? uma revista de lazer alternativo para os turistas e candangos
Martins, Felippe Luiz de Negreiros
6.09.04.00-3 Relações Públicas e Propaganda
Revista Comunicação
Brasília
Turismo
Projeto Gráfico
Editorial
title_short O que fazer no quadradinho? uma revista de lazer alternativo para os turistas e candangos
title_full O que fazer no quadradinho? uma revista de lazer alternativo para os turistas e candangos
title_fullStr O que fazer no quadradinho? uma revista de lazer alternativo para os turistas e candangos
title_full_unstemmed O que fazer no quadradinho? uma revista de lazer alternativo para os turistas e candangos
title_sort O que fazer no quadradinho? uma revista de lazer alternativo para os turistas e candangos
author Martins, Felippe Luiz de Negreiros
author_facet Martins, Felippe Luiz de Negreiros
Scheiner, Gabryella Antunes
Silva, Pedro Henrique Bastos da
Santana, Verônica Silva
author_role author
author2 Scheiner, Gabryella Antunes
Silva, Pedro Henrique Bastos da
Santana, Verônica Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 9657693853515224
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9657693853515224
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv ...
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Felippe Luiz de Negreiros
Scheiner, Gabryella Antunes
Silva, Pedro Henrique Bastos da
Santana, Verônica Silva
contributor_str_mv Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv 6.09.04.00-3 Relações Públicas e Propaganda
topic 6.09.04.00-3 Relações Públicas e Propaganda
Revista Comunicação
Brasília
Turismo
Projeto Gráfico
Editorial
dc.subject.por.fl_str_mv Revista Comunicação
Brasília
Turismo
Projeto Gráfico
Editorial
description Esse TCC constitui-se na elaboração de um projeto gráfico e editorial, a revista AO². Temos como objetivo, divulgar e conhecer melhor a mistura de culturas e influências que nosso quadradinho tem. A revista traz nosso olhar misturando as nossas opiniões sobre locais não conhecidos/divulgados nas mídias off. Nossa revista tem como público alvo as famílias, jovens e turistas nativos e passageiros que buscam conhecer locais alternativos, para além dos principais pontos turísticos de Brasília. Por tanto a identidade visual foi baseada nos princípios do flat design, com a paleta de cor Pantone-Brasília, pois queremos deixar a revista com todas as características que o DF já possui, é uma revista minimalista que ajuda na leitura e possui uma boa funcionalidade em notebooks, tablets e smartphones. Essa revista foi criada para se tornar um elemento de fácil acesso a população, ajudando a divulgar o que tem de melhor na nossa cidade.Esperamos que futuramente a revista prospere em bons frutos e nos levem a tornar um projeto piloto como algo de negócio.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-14T19:17:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-14
2022-03-14T19:17:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3240
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ACARA. Imagem de referência GRID. Disponível em http://acara.com.br/midia/clipping/revistas-informativos-manuais/template-850px.jpg. Acesso em: 07 Jun.2021. AGÊNCIA BRASÍLIA. Brasília pronta para receber turistas. Disponível em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/11/28/brasilia-pronta-para-receber-turistas/. Acesso em: 21 Maio 2021. AGÊNCIA BRASÍLIA. Opção de lazer https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/01/25/brasilia-e-opcao-de-lazer-para-diferentes-perfis/. Acesso em: 09 de Jun. 2021. AGENCIA DO DF. Brasília pronta para receber turistas Véspera de fim de ano e férias, a capital federal atrai viajantes de todo o Brasil e se consolida como destino seguro. Disponível em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/11/28/brasilia-pronta-para-receber-turistas/. Acesso em: 20 Maio 2021. ANARIO DO DF. Turismo de negócio e eventos. Disponível em http://www.anuariododf.com.br/turismo/indices/turismo-de-negocios-e-eventos/perfil-do-turista-de-negocios-de-brasilia/. Acesso em: 25 Abr. 2021 ANDRADE, José Vicente. Turismo Fundamentos e dimensões. 8 ed. - São Paulo, Ática, 2002. ANDRADE, José Vicente. Turismo Fundamentos e dimensões. 8º ed - São Paulo: Ática, 2002. APPANNIE.COM. RELATÓRIO The State of Mobile 2021. Disponível em https://www.appannie.com/en/go/state-of-mobile-2021/?mkt_tok=eyJpIjoiWVdNeU5qSTVPREl5TkRKbCIsInQiOiJMTWQrbDNVQ3BZQWRpQVdTVWpMRStiXC8xXC9vdEk2STM2VWtVelhlSE9wb1c2WVA0MGcyamdFZGgxNkxwUWlNTW1lV0VhUHdTdGYwaXdjUncrTk92dHd1S0IyV3dTOTk0eVJrazZaMW9PYUJYUFRVeHlVYkh3a0dxSWxOdnhFQmdyIn0%3D&sfdcid=7016F000002Se3SQAS&utm_campaign=ww-emailoneoff-202101-state-of-mobile-2021-email&utm_content=email-&utm_medium=email&utm_source=appannie. Acesso em: 05 Jun. 2021. BARRETO, Margarida. Manual de iniciação do estudo do turismo. 3 ed. Campinas, SP: Ed Papapirus, 1998. BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 3. Ed. Ver. e ampl. São Paulo: SENAC, 1997/1998. BRASÍLIA CONVENTION & VISITORS BUREAU. Perfil do Turista do Distrito Federal. 2001. BRASILTURIS, Turismo o que é o que. Disponível em https://brasilturis.com.br/turismo-o-que-e-o-que-e/#:~:text=%E2%80%9CTur%E2%80%9D%20%C3%A9%20hebraico%20antigo%20(,reconhecimento%20e%2Fou%20explora%C3%A7%C3%A3o%E2%80%9D. Acesso em: 20 Maio 2014. CASTELLS, Manuel; PONCE, Thiago. Poder da Identidade. 9 ed. Rio de Janeiro e São Paulo: Paz e Terra, 2018. COHEN, E. Towards a sociology of international tourism. COOPER, Chris et al. Turismo princípios e prática. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. COMUNICAÇÃO GDF. Conhecer é se surpreender. Disponível em: http://www.comunicacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/10/Livreto-Eventos-d.pdf. Acesso em: 09 de Jun. 2021. CONEXÃO PLANETA. O genial arquiteto e paisagista Burle Marx inspira exposição do Jardim Botânico de Nova York. Disponível em: https://conexaoplaneta.com.br/blog/o-genial-arquiteto-e-paisagista-burle-marx-inspira-a-maior-exposicao-do-jardim-botanico-de-nova-york/. Acesso em: 11 Set. 2021. CORREIO BRASILIZIENSE. Brasília se consolida como grande centro de festivais de música. Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2019/06/29/interna_diversao_arte,766577/brasilia-se-consolida-como-grande-centro-de-festivais-de-musica.shtml. Acesso em: 19 Maio 2021. DESTINO REFÊNCIA. Brasília (DF) – O turismo em Brasília. Disponível em: http://www.destinosreferencia.turismo.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=253&Itemid=95&limitstart=1. Acesso em: 15 Abr. 2021. DIAS, Reinaldo. Planejamento do Turismo: Políticas de desenvolvimento no Brasil. São Paulo: Atlas, 2003. DIGITAL NEWS REPORT. Prefácio do Reuters Institute Digital News Report 2020. Disponível em: https://www.digitalnewsreport.org/survey/2020/foreword-2020/. Acesso em 05 Jun. 2021. DOMINIO PÚBLICO. Turismo em Brasília. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/mre000024.pdf. Acesso em: 26 Maio 2021. E BIOGRAFIA. Roberto Burle Marx, Artista plástico brasileiro. Disponível em: https://www.ebiografia.com/roberto_burle_marx/. Acesso em: 11 Set. 2021. ELZINGA!. Brasília não é uma cidade e outras coisas sobre o Distrito Federal. Disponível em https://www.elzinga.com.br/brasilia-nao-e-uma-cidade-e-outras-coisas-sobre-o-distrito-federal/. Acesso em: 04 Jun. 2021. DIGITAL NEWS REPORT. Prefácio do Reuters Institute Digital News Report 2020. Disponível em: https://www.digitalnewsreport.org/survey/2020/foreword-2020/. Acesso em 05 Jun. 2021. ESCRITÓRIO DE ARTE. Athos Bulcão, Biografia. Disponível em: https://www.escritoriodearte.com/artista/athos-bulcao. Acesso em: 01 Nov. 2021. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. FUNDAÇÃO ATHOS BULCÃO. Athos Bulcão. Brasília, DF. Disponível em: https://www.fundathos.org.br/athos-bulcao. Acesso em: 11 Set. 2021. GERHARDT, Tatiana Engel, Silveira, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa, 1. Ed. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2009. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008. GRAFITTI. Quem foi Athos Bulcão?. Curitiba, PR. [2018]. Disponível em: https://blog.grafittiartes.com.br/quem-foi-athos-bulcao/. Acesso em: 11 Set. 2021. GUIA DAS ARTES. Roberto Burle Marx. Disponível em: https://www.guiadasartes.com.br/roberto-burle-marx/principais-obras. Acesso em: 11 Set. 2021. GUIA.MELHORESDESTINOS. Brasília. Disponível em https://guia.melhoresdestinos.com.br/brasilia-57-c.html. Acesso em: 7 Jun. 2021. Hall, Stuart; SILVA, Tomaz da. Identidade cultural na pós modernidade. 12 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2020. HISTORIA.SEED. Plano Piloto e regiões administrativas. Disponível em http://www.historia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=233. Acesso em: 04 Jun. 2021. HORNER, Susan, SWARBROOKE, John. O comportamento do consumidor no turismo. 1. ed. São Paulo: Aleph, 2002. IBGE. Classificação Nacional de Atividades Econômicas — Subclasse para uso da Administração Pública — versão 2.2. Disponível em https://cnae.ibge.gov.br/classificacoes/por-tema/atividades-economicas/subclasses-da-cnae-2-2. Acesso em: 21 Maio 2021. KNIGHT, Phil. A marca da vitória: A autobiografia do criador da NIKE. 1 ed. Rio de Janeiro: Sextane, 2016. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. LEMES, Weider Daniel. Mercado turístico de Brasília e sua principal vocação turística. 2009. 94 f. Dissertação Universidade de Brasília, Brasília, 2009. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/1017/1/2009_WeiderDanielLemes.pdf. Acesso em: 15 Abr. 2021 LUPTON, Ellen. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008 Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5614732/mod_resource/content/6/LUPTON_ELLEN_NovosFundamentos.pdf . Acesso em: 8 de maio 2021. MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como a extensão do homem. McGraw-Hill Book Company, 1964. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=wFvBeU1jVwIC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false . Acesso em: 20 de abril 2021. MUNDO DAS MARCAS. Microsoft. Disponível em: https://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/microsoft-mina-de-ouro.html. Acesso em: 07 Jun. 2021. NEUMEIER, Marty. The Brand Gap. 1. Ed. The United States of Amerira: New Riders Publishing, 2005. OLHAR DIGITAL. Cada vez mais brasileiros usam Instagram como ferramenta de acesso a notícias. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2020/06/17/noticias/instagram-se-torna-cada-vez-mais-uma-ferramenta-de-acesso-a-noticias/. Acesso em: 05 Jun. 2021. OLIVEIRA, Antônio Pereira. Turismo e Desenvolvimento e Organização. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005. PANORAMA DE VIAGEM. Turismo cívico de Brasília https://panoramadeviagem.com.br/roteiro-turismo-civico-brasilia/ Acesso em: 09 de Jun. 2021. PIRES, Mário Jorge. Lazer e Turismo Cultural. São Paulo: Manole, 2001. PODER 360. Turismo em Brasília arrecadou mais de 130 milhões em 5 anos. Disponível em: https://www.poder360.com.br/brasilia-60-anos/turismo-em-brasilia-arrecadou-mais-de-r-130-milhoes-em-5-anos/#:~:text=O%20perfil%20do%20turista%20que,hotéis%20são%20atrativos%20da%20cidade.. Acesso em: 26 Maio 2021. PRATAS, António. Creating flat design websites. Packt Publishing Ltd. 2014. Disponível em: https://www.perlego.com/book/390637/creating-flat-design-websites-pdf Acesso em: 22 de Abr. de 2021. SEGOV.DF. Administrações Regionais. Disponível em: https://segov.df.gov.br/category/administracoes-regionais/. Acesso em: 04 Jun. 2021. SWARBROOKE, John e HORNER, Susan. O Comportamento do Consumidor no Turismo. São Paulo: Aleph, 2002. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. TURISMO GDF. Dia nacional do turismo. Disponível em: http://www.turismo.df.gov.br/dia-nacional-do-turismo-conheca-a-cultura-de-brasilia-sem-sair-de-casa/. Acesso em: 09 de Jun. 2021. TW DESIGN. O que há por trás do rebranding da Apple, a marca da maçã?. Disponível em: https://www.twdesign.com.br/blog/o-que-ha-por-tras-do-rebranding-da-apple-a-marca-da-maca/. Acesso em 07 Jun. 2021. VIA CARREIRA. Metodologia de pesquisa TCC: passo a passo com exemplos. Disponível em: https://viacarreira.com/metodologia-de-pesquisa-do-tcc/. Acesso em: 21 de Maio 2021. VIAJANTE MÓVEL. Turismo ecológico em Brasília e arredores. Disponível em: https://www.viajantemovel.com.br/turismo-ecologico-em-brasilia-arredores/ Acesso em: 09 de Jun. 2021. VIVA DECORA PRO. Lúcio Costa, o arquiteto com propósito: ordenar o espaço. Disponível em:https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetos/lucio-costa/. Acesso em: 11 de Set. 2021. WERTHEIMER, Michael. Pequena história da psicologia / tradução de Lólio Lorenço de Oliveira. São Paulo: Editora Nacional, 1977. WHEELER, Alina. Design de identidade da marca. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2018. WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca. Um guia completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes. 2. ed. São Paulo; Bookman, 2008. 288 p. WIKIPÉDIA. Distrito Federal. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Distrito_Federal_(Brasil)#Bibliografia. Acesso em: 04 Jun. 2021. WIKIPÉDIA. Oscar Niemeyer. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer. Acesso em: 12 Set. 2021. WIKIPÉDIA. Revista de Brasília. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Revista_de_Bras%C3%ADlia#:~:text=A%20Revista%20de%20Bras%C3%ADlia%20foi,o%20jornalista%20Raimundo%20Nonato%20Silva. Acesso em: 05 Nov. 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de ensino Unificado do Distrito Federal
dc.publisher.initials.fl_str_mv UDF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda
publisher.none.fl_str_mv Centro de ensino Unificado do Distrito Federal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3240/1/TCC_UDF_O%20que%20fazer%20no%20quadradinho.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/3240/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 97069da81264ca7da769fc64b83e5ffd
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771119886204928