A Fundação Casa e o trabalho educativo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andréa dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/209
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar o currículo oferecido nas Unidades de Internação da Fundação CASA aos alunos privados de liberdade por cometerem ato infracional. O aluno que está cumprindo medida de internação deve ser preparado para a inserção social e para dar continuidade em sua vida escolar, após a sua desinternação. O problema de pesquisa foi verificar se o currículo oferecido aos alunos atendia à demanda de preparar o jovem para a reinserção social. Parti da hipótese de que o currículo oferecido aos adolescentes pela Rede Estadual de Ensino não contempla temas que estivessem voltados à construção de valores e atitudes que auxiliem na formação integral do adolescente, de maneira a contribuir para a sua ressocialização. O objeto de estudo foi o currículo oferecido nas unidades de internação da Fundação Casa. A Pesquisa foi desenvolvida mediante abordagem qualitativa, de natureza fenomenológica. Os aspectos relacionados ao trabalho dos alunos e professores foram observados na pesquisa de campo. Referenciais teóricos utilizados foram: FREIRE (1991; 1986; 1982); LAUAND (2002); SILVA (2006; 2003; 1999; 1996); SARTI (2004), entre outros. A pesquisa indicou que a escolarização, enquanto política pública é oferecida de forma que o Estado possa cumprir os dispostos nas legislações, através de projetos elaborados para esse fim, não existindo, entretanto, trabalho voltado a valores humanos. Os adolescentes não se sentem vinculados afetivamente com os professores, de tal forma que consigam juntos construir conhecimentos para que retome o seu projeto de vida. A falta de projetos pode levar o adolescente a continuar sua vida anterior
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Parti da hipótese de que o currículo oferecido aos adolescentes pela Rede Estadual de Ensino não contempla temas que estivessem voltados à construção de valores e atitudes que auxiliem na formação integral do adolescente, de maneira a contribuir para a sua ressocialização. O objeto de estudo foi o currículo oferecido nas unidades de internação da Fundação Casa. A Pesquisa foi desenvolvida mediante abordagem qualitativa, de natureza fenomenológica. Os aspectos relacionados ao trabalho dos alunos e professores foram observados na pesquisa de campo. Referenciais teóricos utilizados foram: FREIRE (1991; 1986; 1982); LAUAND (2002); SILVA (2006; 2003; 1999; 1996); SARTI (2004), entre outros. A pesquisa indicou que a escolarização, enquanto política pública é oferecida de forma que o Estado possa cumprir os dispostos nas legislações, através de projetos elaborados para esse fim, não existindo, entretanto, trabalho voltado a valores humanos. Os adolescentes não se sentem vinculados afetivamente com os professores, de tal forma que consigam juntos construir conhecimentos para que retome o seu projeto de vida. A falta de projetos pode levar o adolescente a continuar sua vida anteriorThe objective was to study the curriculum offered in the inpatient units of the CASA Foundation to students in detention for committing an infraction. The student who is under detention procedure should be prepared for the social integration and to provide continuity in their school, after their out of the foundation. The research problem was to determine whether the curriculum offered to students attending the demand of preparing the young for social reintegration. Our hypothesis is that the curriculum offered to adolescents by State Schools does not address issues that were focused on building values and attitudes that assist in the integral formation of the adolescent, in order to contribute to their socialization. The study object was the curriculum offered in inpatient units of the Foundation House. The survey was developed through a qualitative approach, the phenomenological nature. Aspects related to the work of students and teachers were observed in field research. Theoretical frameworks used were: FREIRE (1991, 1986, 1982); LAUAND (2002), SILVA (2006, 2003, 1999, 1996); SARTI (2004), among others. The survey indicated that education, as public policy is offered so that the state can meet the willing in the laws, through projects designed for this purpose there is, however, returned to work for human values. Teenagers do not feel emotionally tied to teachers so they can construct knowledge together to resume his life plan. The lack of projects may lead the teenager to continue his previous lifeAgência 1porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Pós Graduação Mestrado EducaçãoUNICIDBrasilDepartamento 1CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOPolíticas públicas de educaçãoFundação CasaMedida socioeducativaFormação humanistaA Fundação Casa e o trabalho educativo escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilva, Jair Militão da28112741891http://lattes.cnpq.br/090093597200242824747352830http://lattes.cnpq.br/0900935972002428Oliveira, Andréa dos SantosBRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico. 1988. _______.Código Mello Matos, Decreto n° 17.943-A, de 12 de outubro de 1927. _______. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela resolução A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. _______. 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