A química forense como tema contextualizador no Ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fábio Rocha dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/808
Resumo: Os alunos do Ensino Médio em geral demonstram dificuldades em aprender os conteúdos de química, pois não conseguem perceber o significado e a aplicabilidade do que estão estudando. Uma das propostas com possibilidade para mudar este cenário é o professor desenvolver aulas contextualizadas a partir de temas que sejam do interesse do aluno. Entre esses temas está a química forense pois, devido a sua presença na mídia em diversos seriados e noticiários televisivos, acredita-se possuir uma linguagem que dialogue e desperte o interesse pelos conhecimentos científicos. Desta forma, surgiu a questão que levou ao desenvolvimento desse trabalho: Ensinar química utilizando a química forense como tema contextualizador leva a uma aprendizagem significativa de conteúdos de química? para responder a essa questão desenvolveu-se esse estudo que teve como objetivo investigar a utilização da química forense como tema contextualizador na aprendizagem significativa de conteúdos de química. A pesquisa foi desenvolvida no primeiro semestre do ano de 2019 e contou com a participação de 24 alunos do curso de ensino médio técnico em química da Fundação Instituto de Pesquisas Sociais, Culturais e Econômicas (FINPEC) localizada no município de Cotia - SP. Foi desenvolvida a partir da aplicação de uma série de atividades planejadas em oito etapas que contou com 14 aulas de 50 minutos. Quanto à abordagem da pesquisa utilizou-se a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação e a partir de um suposto “crime”, os alunos realizaram uma série de experimentos da química forense, como: extração de DNA, revelação de Impressões Digitais com carvão e iodo, Teste do Bafômetro, Revelação de pegadas e Simulação do airbag, além de assistirem vídeos temáticos e responderem três atividades avaliativas (Pré-teste; Pós-teste 1; Pósteste 2) e um Questionário de opinião e concepções. Os resultados evidenciaram que os alunos compreenderam com mais facilidade os conteúdos abordados com a temática apresentada, houve maior envolvimento, interesse e motivação dos alunos durante a realização das atividades. Desta forma, concluiu-se que a química forense como tema contextualizador contribui para a superação de obstáculos na aprendizagem de conceitos, potencializando e favorecendo a aprendizagem significativa.
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spelling 2020-07-10T15:12:09Z2020-04-142020-07-10T15:12:09Z2020-03-13SANTOS, F. R. A química forense como tema contextualizador no ensino de química. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) . São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, , 2020.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/808Os alunos do Ensino Médio em geral demonstram dificuldades em aprender os conteúdos de química, pois não conseguem perceber o significado e a aplicabilidade do que estão estudando. Uma das propostas com possibilidade para mudar este cenário é o professor desenvolver aulas contextualizadas a partir de temas que sejam do interesse do aluno. Entre esses temas está a química forense pois, devido a sua presença na mídia em diversos seriados e noticiários televisivos, acredita-se possuir uma linguagem que dialogue e desperte o interesse pelos conhecimentos científicos. Desta forma, surgiu a questão que levou ao desenvolvimento desse trabalho: Ensinar química utilizando a química forense como tema contextualizador leva a uma aprendizagem significativa de conteúdos de química? para responder a essa questão desenvolveu-se esse estudo que teve como objetivo investigar a utilização da química forense como tema contextualizador na aprendizagem significativa de conteúdos de química. A pesquisa foi desenvolvida no primeiro semestre do ano de 2019 e contou com a participação de 24 alunos do curso de ensino médio técnico em química da Fundação Instituto de Pesquisas Sociais, Culturais e Econômicas (FINPEC) localizada no município de Cotia - SP. Foi desenvolvida a partir da aplicação de uma série de atividades planejadas em oito etapas que contou com 14 aulas de 50 minutos. Quanto à abordagem da pesquisa utilizou-se a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação e a partir de um suposto “crime”, os alunos realizaram uma série de experimentos da química forense, como: extração de DNA, revelação de Impressões Digitais com carvão e iodo, Teste do Bafômetro, Revelação de pegadas e Simulação do airbag, além de assistirem vídeos temáticos e responderem três atividades avaliativas (Pré-teste; Pós-teste 1; Pósteste 2) e um Questionário de opinião e concepções. Os resultados evidenciaram que os alunos compreenderam com mais facilidade os conteúdos abordados com a temática apresentada, houve maior envolvimento, interesse e motivação dos alunos durante a realização das atividades. Desta forma, concluiu-se que a química forense como tema contextualizador contribui para a superação de obstáculos na aprendizagem de conceitos, potencializando e favorecendo a aprendizagem significativa.High school students generally have difficulty learning chemistry content because they cannot understand the meaning and applicability of what they are studying. One of the proposals with possibility to change this scenario is the teacher to develop contextualized classes based on topics that are of interest to the student. Among these themes is forensic chemistry because, due to its presence in the media in several TV series and news, it is believed to have a language that dialogues and arouses interest in scientific knowledge. Thus, the question that led to the development of this work arose: Does teaching chemistry using forensic chemistry as a contextual theme lead to a significant learning of chemistry contents? To answer this question, this study was developed to investigate the use of forensic chemistry as a contextualizing theme in the meaningful learning of chemistry contents. The research was developed in the first semester of 2019 and was attended by 24 students of the technical high school in chemistry of the Foundation Institute of Social, Cultural and Economic Research (FINPEC) located in Cotia - SP. It was developed from the application of a series of activities planned in eight stages that included 14 50-minute classes. As for the research approach, qualitative action research was used, and based on an alleged “crime”, the students performed a series of experiments in forensic chemistry: DNA extraction, Coal fingerprinting and iodine, breathalyzer test, footprint development and airbag simulation, as well as watching thematic videos and answering three evaluative activities (pre-test; posttest 1; post-test 2) and an opinion and conception questionnaire. The results showed that students understood more easily the contents approached with the theme presented, there was greater involvement, interest and motivation of students during the activities. Thus, it was concluded that forensic chemistry as a contextualizing theme contributes to overcoming obstacles in the learning of concepts, enhancing and favoring meaningful learning.Agência 1porUniversidade Cruzeiro do SulPrograma de Pós graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCruzeiro do SulBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOContextualizaçãoQuímica forenseAprendizagemA química forense como tema contextualizador no Ensino de QuímicaForensic chemistry as a contextualizing theme in chemistry teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAmaral, Carmem Lúcia Costa24311200404http://lattes.cnpq.br/7715277135138074Amaral, Carmem Lúcia Costa24311200404http://lattes.cnpq.br/7715277135138074Junger, Alex Paubelhttp://lattes.cnpq.br/3440956514829383Ayres, Fernando Martinshttp://lattes.cnpq.br/844956992517925916875063883http://lattes.cnpq.br/0854370950813276Santos, Fábio Rocha dosALBERTS, B; JOHNSON, A; LEWIS, J; RAFF, M; ROBERTS, K; WALTER, P. 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Contextualização
Química forense
Aprendizagem
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description Os alunos do Ensino Médio em geral demonstram dificuldades em aprender os conteúdos de química, pois não conseguem perceber o significado e a aplicabilidade do que estão estudando. Uma das propostas com possibilidade para mudar este cenário é o professor desenvolver aulas contextualizadas a partir de temas que sejam do interesse do aluno. Entre esses temas está a química forense pois, devido a sua presença na mídia em diversos seriados e noticiários televisivos, acredita-se possuir uma linguagem que dialogue e desperte o interesse pelos conhecimentos científicos. Desta forma, surgiu a questão que levou ao desenvolvimento desse trabalho: Ensinar química utilizando a química forense como tema contextualizador leva a uma aprendizagem significativa de conteúdos de química? para responder a essa questão desenvolveu-se esse estudo que teve como objetivo investigar a utilização da química forense como tema contextualizador na aprendizagem significativa de conteúdos de química. A pesquisa foi desenvolvida no primeiro semestre do ano de 2019 e contou com a participação de 24 alunos do curso de ensino médio técnico em química da Fundação Instituto de Pesquisas Sociais, Culturais e Econômicas (FINPEC) localizada no município de Cotia - SP. Foi desenvolvida a partir da aplicação de uma série de atividades planejadas em oito etapas que contou com 14 aulas de 50 minutos. Quanto à abordagem da pesquisa utilizou-se a pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação e a partir de um suposto “crime”, os alunos realizaram uma série de experimentos da química forense, como: extração de DNA, revelação de Impressões Digitais com carvão e iodo, Teste do Bafômetro, Revelação de pegadas e Simulação do airbag, além de assistirem vídeos temáticos e responderem três atividades avaliativas (Pré-teste; Pós-teste 1; Pósteste 2) e um Questionário de opinião e concepções. Os resultados evidenciaram que os alunos compreenderam com mais facilidade os conteúdos abordados com a temática apresentada, houve maior envolvimento, interesse e motivação dos alunos durante a realização das atividades. Desta forma, concluiu-se que a química forense como tema contextualizador contribui para a superação de obstáculos na aprendizagem de conceitos, potencializando e favorecendo a aprendizagem significativa.
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