A construção identitária da marca Riachuelo: uma abordagem semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Fernanda Fontanetti
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/432
Resumo: Os discursos construídos pelas marcas contemporâneas de moda transmitem cada vez mais valores que constituem traços de caráter importantíssimos na criação da sua identidade. Estes valores, agregados ao próprio produto de moda, são decisivos para que os enunciatários se sintam impelidos a buscar os objetos de valor e optar por uma marca em detrimento à outra por partilhar do mesmo conjunto de valores veiculados pelos enunciadores em suas práticas publicitárias e mercadológicas. Atualmente, os sentidos se edificam em um espaço sociocultural permeado por uma diversidade de mídias digitais que dialogam entre si e que tornam a velocidade da comunicação cada vez mais abrangente e eficaz. Esta facilidade de integração e interação modifica as condições sociais de apreensão e produção de sentido, estreitando os vínculos entre enunciador e enunciatário. O corpus desta pesquisa consiste nas ações e campanhas publicitárias veiculadas pelo enunciador-Riachuelo no período compreendido entre 2017 e 2018, quando o enunciador apresenta através de diferentes atividades publicitárias o reposicionamento da marca. O presente trabalho busca investigar como a Riachuelo constrói seu universo simbólico de valores e como estes valores em circulação se tornam preponderantes no processo de decisão de compra dos sujeitos-consumidores de moda. Para isto, fundamentase na semiótica discursiva de Algirdas. J. Greimas e colaboradores, alicerçando-se no percurso gerativo de sentido para examinar as articulações das significações nos discursos, explicitar as relações semissimbólicas estabelecidas em textos sincréticos, detendo-se também na sociossemiótica de Eric Landowski, para analisar a maneira como os sentidos que se constroem por meio dos regimes de interação. Observou-se que as campanhas publicitárias propostas pelo enunciador-Riachuelo sincretizam diversas linguagens homologando a relação entre expressão e conteúdo como forma de promover valores subjacentes as construções identitárias dos enunciatários. Conclui-se que, por meio dos diferentes regimes de interação e sentido é possível empreender em que se fundam as escolhas existenciais dos sujeitos que determinam seus modos de ser e agir com o mundo que os rodeia.
id UNICSUL-1_8d6aca7b6e6e046bbe2e7c85ab973c70
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/432
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2020-03-28T19:59:45Z2020-03-28T19:59:45Z2019-09-04GOMES, Fernanda Fontanetti. A construção identitária da marca Riachuelo: uma abordagem semiótica. Franca, SP, 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2019.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/432Os discursos construídos pelas marcas contemporâneas de moda transmitem cada vez mais valores que constituem traços de caráter importantíssimos na criação da sua identidade. Estes valores, agregados ao próprio produto de moda, são decisivos para que os enunciatários se sintam impelidos a buscar os objetos de valor e optar por uma marca em detrimento à outra por partilhar do mesmo conjunto de valores veiculados pelos enunciadores em suas práticas publicitárias e mercadológicas. Atualmente, os sentidos se edificam em um espaço sociocultural permeado por uma diversidade de mídias digitais que dialogam entre si e que tornam a velocidade da comunicação cada vez mais abrangente e eficaz. Esta facilidade de integração e interação modifica as condições sociais de apreensão e produção de sentido, estreitando os vínculos entre enunciador e enunciatário. O corpus desta pesquisa consiste nas ações e campanhas publicitárias veiculadas pelo enunciador-Riachuelo no período compreendido entre 2017 e 2018, quando o enunciador apresenta através de diferentes atividades publicitárias o reposicionamento da marca. O presente trabalho busca investigar como a Riachuelo constrói seu universo simbólico de valores e como estes valores em circulação se tornam preponderantes no processo de decisão de compra dos sujeitos-consumidores de moda. Para isto, fundamentase na semiótica discursiva de Algirdas. J. Greimas e colaboradores, alicerçando-se no percurso gerativo de sentido para examinar as articulações das significações nos discursos, explicitar as relações semissimbólicas estabelecidas em textos sincréticos, detendo-se também na sociossemiótica de Eric Landowski, para analisar a maneira como os sentidos que se constroem por meio dos regimes de interação. Observou-se que as campanhas publicitárias propostas pelo enunciador-Riachuelo sincretizam diversas linguagens homologando a relação entre expressão e conteúdo como forma de promover valores subjacentes as construções identitárias dos enunciatários. Conclui-se que, por meio dos diferentes regimes de interação e sentido é possível empreender em que se fundam as escolhas existenciais dos sujeitos que determinam seus modos de ser e agir com o mundo que os rodeia.The speeches built by contemporary fashion brands increasingly transmit values that constitute very important character traits in the creation of their identity. These values, added to the fashion product itself, are decisive for enunciators to feel compelled to look for valuables and opt for one brand over the other because they share the same set of values conveyed by enunciators in their advertising and marketing practices. Today, the senses are built in a sociocultural space permeated by a diversity of digital media that dialogue with each other and make the speed of communication increasingly comprehensive and effective. This ease of integration and interaction modifies the social conditions of apprehension and meaning production, tightening the bonds between enunciator and enunciator. The corpus of this research consists of the actions and advertising campaigns conveyed by the enunciator-Riachuelo in the period between 2017 and 2018, when the enunciator presents the repositioning of the brand through different advertising activities. The present work seeks to investigate how Riachuelo builds its symbolic universe of values and how these values in circulation become preponderant in the decision-making process of fashion consumers. For this, it is based on the discursive semiotics of Algirdas. J. Greimas et al., Drawing on the generative course of meaning to examine the articulations of meanings in discourses, to explain the semi-symbolic relations established in syncretic texts, and to dwell on Eric Landowski's sociosemiotics, to analyze the way the meanings that they are built through interaction regimes. It was observed that the advertising campaigns proposed by the enunciator-Riachuelo syncretize several languages, ratifying the relationship between expression and content as a way to promote values underlying the identity constructions of the enunciators. It is concluded that, through the different regimes of interaction and meaning, it is possible to undertake on which the existential choices of the subjects that determine their ways of being and acting with the world around them are based.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESModaIdentidadeSemissimbolismoSociossemióticaRegimes de interaçãoA construção identitária da marca Riachuelo: uma abordagem semióticaThe Riachuelo brand identity construction: A semiotic approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBueno, Alexandre Marcelo4102309176261051http://lattes.cnpq.br/4102309176261051Abriata, Vera Lucia Rodella0008939878371016http://lattes.cnpq.br/0008939878371016Martyniuk, Valdenise Leziér4689610753252022http://lattes.cnpq.br/46896107532520224935913241818073http://lattes.cnpq.br/4935913241818073Gomes, Fernanda Fontanettiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALFernanda Fontanetti Gomes.pdfFernanda Fontanetti Gomes.pdfapplication/pdf2406595http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/432/1/Fernanda%20Fontanetti%20Gomes.pdf4a5f4ce8e875d0c470710af274bfc7d6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/432/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/4322020-03-28 17:01:12.058oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-03-28T20:01:12Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção identitária da marca Riachuelo: uma abordagem semiótica
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The Riachuelo brand identity construction: A semiotic approach
title A construção identitária da marca Riachuelo: uma abordagem semiótica
spellingShingle A construção identitária da marca Riachuelo: uma abordagem semiótica
Gomes, Fernanda Fontanetti
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Moda
Identidade
Semissimbolismo
Sociossemiótica
Regimes de interação
title_short A construção identitária da marca Riachuelo: uma abordagem semiótica
title_full A construção identitária da marca Riachuelo: uma abordagem semiótica
title_fullStr A construção identitária da marca Riachuelo: uma abordagem semiótica
title_full_unstemmed A construção identitária da marca Riachuelo: uma abordagem semiótica
title_sort A construção identitária da marca Riachuelo: uma abordagem semiótica
author Gomes, Fernanda Fontanetti
author_facet Gomes, Fernanda Fontanetti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bueno, Alexandre Marcelo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 4102309176261051
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4102309176261051
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Abriata, Vera Lucia Rodella
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 0008939878371016
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0008939878371016
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Martyniuk, Valdenise Leziér
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 4689610753252022
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4689610753252022
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 4935913241818073
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4935913241818073
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Fernanda Fontanetti
contributor_str_mv Bueno, Alexandre Marcelo
Abriata, Vera Lucia Rodella
Martyniuk, Valdenise Leziér
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Moda
Identidade
Semissimbolismo
Sociossemiótica
Regimes de interação
dc.subject.por.fl_str_mv Moda
Identidade
Semissimbolismo
Sociossemiótica
Regimes de interação
description Os discursos construídos pelas marcas contemporâneas de moda transmitem cada vez mais valores que constituem traços de caráter importantíssimos na criação da sua identidade. Estes valores, agregados ao próprio produto de moda, são decisivos para que os enunciatários se sintam impelidos a buscar os objetos de valor e optar por uma marca em detrimento à outra por partilhar do mesmo conjunto de valores veiculados pelos enunciadores em suas práticas publicitárias e mercadológicas. Atualmente, os sentidos se edificam em um espaço sociocultural permeado por uma diversidade de mídias digitais que dialogam entre si e que tornam a velocidade da comunicação cada vez mais abrangente e eficaz. Esta facilidade de integração e interação modifica as condições sociais de apreensão e produção de sentido, estreitando os vínculos entre enunciador e enunciatário. O corpus desta pesquisa consiste nas ações e campanhas publicitárias veiculadas pelo enunciador-Riachuelo no período compreendido entre 2017 e 2018, quando o enunciador apresenta através de diferentes atividades publicitárias o reposicionamento da marca. O presente trabalho busca investigar como a Riachuelo constrói seu universo simbólico de valores e como estes valores em circulação se tornam preponderantes no processo de decisão de compra dos sujeitos-consumidores de moda. Para isto, fundamentase na semiótica discursiva de Algirdas. J. Greimas e colaboradores, alicerçando-se no percurso gerativo de sentido para examinar as articulações das significações nos discursos, explicitar as relações semissimbólicas estabelecidas em textos sincréticos, detendo-se também na sociossemiótica de Eric Landowski, para analisar a maneira como os sentidos que se constroem por meio dos regimes de interação. Observou-se que as campanhas publicitárias propostas pelo enunciador-Riachuelo sincretizam diversas linguagens homologando a relação entre expressão e conteúdo como forma de promover valores subjacentes as construções identitárias dos enunciatários. Conclui-se que, por meio dos diferentes regimes de interação e sentido é possível empreender em que se fundam as escolhas existenciais dos sujeitos que determinam seus modos de ser e agir com o mundo que os rodeia.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-28T19:59:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-28T19:59:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Fernanda Fontanetti. A construção identitária da marca Riachuelo: uma abordagem semiótica. Franca, SP, 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/432
identifier_str_mv GOMES, Fernanda Fontanetti. A construção identitária da marca Riachuelo: uma abordagem semiótica. Franca, SP, 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2019.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Linguística
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFRAN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/432/1/Fernanda%20Fontanetti%20Gomes.pdf
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/432/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a5f4ce8e875d0c470710af274bfc7d6
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771162517110784