As paixões e a construção do mito em órfãos do Eldorado
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/781 |
Resumo: | Esse trabalho volta-se para o estudo da novela “Órfãos do Eldorado” de Milton Hatoum. É a teoria semiótica greimasiana, que embasa nossas análises. Nosso propósito é analisar o esquema passional que envolve pai e filho, Amando e Arminto Cordovil, como também a relação mítica que se processa entre Arminto e Dinaura. A partir dos anos 80, a semiótica começa a considerar não apenas um sujeito movido pelas modalidades do ser e do fazer, mas passa a postular, com certa relevância, os estados de alma do sujeito. Iniciam-se, dessa forma, os estudos da semiótica das paixões, os efeitos de sentido de qualificações modais que modificam o sujeito de estado. Abordamos a paixão do ressentimento, uma variante da paixão da cólera e também a paixão da nostalgia e as formas como elas se manifestam diferentemente conforme o sujeito que as sente. Tentamos mostrar a relação que a obra literária tem com o mito, já que desde o título a novela faz menção ao mito, o do Eldorado. Na história Arminto Cordovil vive, no presente da enunciação, às margens do rio Amazonas, relembrando as vivências do passado. Sua conturbada relação com o pai e a delirante história de amor com a enigmática Dinaura. |
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2020-06-16T17:52:59Z2020-06-16T17:52:59Z2009-12-12SILVA, Cléviton Maciel Moura Melo. As paixões e a construção do mito em Órfãos do Eldorado. Franca, 2010. 86 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2010.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/781Esse trabalho volta-se para o estudo da novela “Órfãos do Eldorado” de Milton Hatoum. É a teoria semiótica greimasiana, que embasa nossas análises. Nosso propósito é analisar o esquema passional que envolve pai e filho, Amando e Arminto Cordovil, como também a relação mítica que se processa entre Arminto e Dinaura. A partir dos anos 80, a semiótica começa a considerar não apenas um sujeito movido pelas modalidades do ser e do fazer, mas passa a postular, com certa relevância, os estados de alma do sujeito. Iniciam-se, dessa forma, os estudos da semiótica das paixões, os efeitos de sentido de qualificações modais que modificam o sujeito de estado. Abordamos a paixão do ressentimento, uma variante da paixão da cólera e também a paixão da nostalgia e as formas como elas se manifestam diferentemente conforme o sujeito que as sente. Tentamos mostrar a relação que a obra literária tem com o mito, já que desde o título a novela faz menção ao mito, o do Eldorado. Na história Arminto Cordovil vive, no presente da enunciação, às margens do rio Amazonas, relembrando as vivências do passado. Sua conturbada relação com o pai e a delirante história de amor com a enigmática Dinaura.This work turns toward the study of the novel Orphans of the Eldorado by Milton Hatoum. Our analyses is based on the semiotic greimasian theory. Our intention is to as well as analyze the passional project that involves father and son, Amando and Arminto Cordovil, the affective relation that involves Arminto and Dinaura. Beginning in the 1980s, the semiotics starts to not only consider a subject moved for the modalities of the being and making, but it starts to claim, with certain relevance, the states of soul of the subject. They are initiated, of this form, the studies of the semiotics of the passions, the effect of sense of modal qualifications that modify the state of the subject. We analyse the passion of the resentment, a variant of the passion of anger and also the passion of homesickness, as well as the form as they are disclosed in the hatounian text. We still objectify to analyze the relation that the enunciator establishes between the literary composition and the myth of the Eldorado. In history Arminto Cordovil lives, in the present time of the articulation, to the edges of the river Amazon, and remembers the experiences of the past, its problematic relationship with the father and the delirious history of love with the enigmatic Dinaura, whose inexplicable disappearance makes possible that, restored the lack, she is taken to the myth condition in sincretism with legendary histories on the myth of the Eldorado.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAPaixãoRessentimentoNostalgiaMitoAs paixões e a construção do mito em órfãos do EldoradoThe passions and construction of the myth in Orphans of Eldoradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAbriata, Vera Lucia Rodella0008939878371016http://lattes.cnpq.br/0008939878371016Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos doBorsato, Fabiane Renata9535861411923524http://lattes.cnpq.br/95358614119235242156896346354998http://lattes.cnpq.br/2156896346354998Silva, Cléviton Maciel Moura Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALCleviton Maciel Moura Melo Silva.pdfCleviton Maciel Moura Melo Silva.pdfapplication/pdf927783http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/781/1/Cleviton%20Maciel%20Moura%20Melo%20Silva.pdf8853c54cd6b899237af80206359fa699MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/781/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/7812020-06-16 14:53:53.058oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-06-16T17:53:53Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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