Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4106 |
Resumo: | O presente estudo almeja compreender o sentido da experiência estética em sua dimensão pictórica no percurso formativo de professores no Curso de Pedagogia; Tem como objetivo compreender as imagens dos retalhos construídos pelas participantes do dispositivo formativo “Colcha de Retalhos”, vislumbrando a construção da autonomia e da emancipação. O desenvolvimento desta pesquisa é permeado pelos conceitos relativos às narrativas (auto)biográficas, por meio de Josso ( 2004; 2007), Delory-Momberger (2012; 2014) Passeggi (2010; 2011; 2016), para fundamentação do dispositivo “Colcha de Retalhos”, Berkenbrock-Rosito (2009). São apresentados também conceitos a respeito da Educação Estética na perspectiva de Schiller (2002), contando com as contribuições de Perissé (2009), além das concepções de autonomia e emancipação tratados principalmente por Freire (1995; 1996) e Adorno (2002; 2008; 2011), com seu viés da indústria cultural e do processo de semiformação. A Cultura Visual é apresentada pelos estudos principalmente de Joly (2007) e Martins (2006). O enfoque da semiótica trazido por Peirce (2005) e Santaella e Nöth (1998) contribuem para a análise das narrativas pictóricas, cujo elemento central é abordado por Moro (2016) e Lopes (2015). A metodologia adotada é a análise documental de fonte primária: os retalhos produzidos pelas alunas, tratados como documentos históricos que permitem a verificação de aspectos significativos para a ampliação da compreensão sobre a formação de professores no curso de Pedagogia. Os dados foram compreendidos sob o enfoque hermenêutico na perspectiva de Gadamer (2000). O dispositivo formativo “Colcha de Retalhos” e os dados coletados oriundos de sua aplicação nos permitiram uma imersão tanto nas possíveis experiências estéticas vividas pelas alunas, como também podemos ilustrar parte do percurso estético-formativo das alunas no Curso de Pedagogia. Os dados mostram a possibilidade de compreendermos a formação humana a partir da narrativa (auto)biográfica na dimensão pictórica que revela um processo de reflexão. Retalhos, como imagens, constituem-se como uma possibilidade construção e produção de conhecimento no desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos. |
id |
UNICSUL-1_a17ae797f3588a05c391a14bf913437f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4106 |
network_acronym_str |
UNICSUL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-11-04T14:51:50Z2022-11-04T14:51:50Z2021-03-10SILVA, Alexandre Ferreira da. Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia. 2021. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4106O presente estudo almeja compreender o sentido da experiência estética em sua dimensão pictórica no percurso formativo de professores no Curso de Pedagogia; Tem como objetivo compreender as imagens dos retalhos construídos pelas participantes do dispositivo formativo “Colcha de Retalhos”, vislumbrando a construção da autonomia e da emancipação. O desenvolvimento desta pesquisa é permeado pelos conceitos relativos às narrativas (auto)biográficas, por meio de Josso ( 2004; 2007), Delory-Momberger (2012; 2014) Passeggi (2010; 2011; 2016), para fundamentação do dispositivo “Colcha de Retalhos”, Berkenbrock-Rosito (2009). São apresentados também conceitos a respeito da Educação Estética na perspectiva de Schiller (2002), contando com as contribuições de Perissé (2009), além das concepções de autonomia e emancipação tratados principalmente por Freire (1995; 1996) e Adorno (2002; 2008; 2011), com seu viés da indústria cultural e do processo de semiformação. A Cultura Visual é apresentada pelos estudos principalmente de Joly (2007) e Martins (2006). O enfoque da semiótica trazido por Peirce (2005) e Santaella e Nöth (1998) contribuem para a análise das narrativas pictóricas, cujo elemento central é abordado por Moro (2016) e Lopes (2015). A metodologia adotada é a análise documental de fonte primária: os retalhos produzidos pelas alunas, tratados como documentos históricos que permitem a verificação de aspectos significativos para a ampliação da compreensão sobre a formação de professores no curso de Pedagogia. Os dados foram compreendidos sob o enfoque hermenêutico na perspectiva de Gadamer (2000). O dispositivo formativo “Colcha de Retalhos” e os dados coletados oriundos de sua aplicação nos permitiram uma imersão tanto nas possíveis experiências estéticas vividas pelas alunas, como também podemos ilustrar parte do percurso estético-formativo das alunas no Curso de Pedagogia. Os dados mostram a possibilidade de compreendermos a formação humana a partir da narrativa (auto)biográfica na dimensão pictórica que revela um processo de reflexão. Retalhos, como imagens, constituem-se como uma possibilidade construção e produção de conhecimento no desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos.The present study aims to understand the meaning of aesthetic experience in its pictorial dimension in the formative path of teachers in the Pedagogy Course; It aims to understand the images of the flaps built by the participants of the “Colcha de Retalhos” formative device, envisioning the construction of autonomy and emancipation. The development of this research is permeated by the concepts related to (auto) biographical narratives, through Josso (2004; 2007), Delory- Momberger (2012; 2014) Passeggi (2010; 2011; 2016), for the foundation of the “Bedspread Patchwork”, Berkenbrock-Rosito (2009). Concepts about Aesthetic Education are also presented in the perspective of Schiller (2002), with the contributions of Perissé (2009), in addition to the conceptions of autonomy and emancipation treated mainly by Freire (1995; 1996) and Adorno (2002; 2008; 2011), with its cultural industry bias and the semi-training process. Visual Culture is presented by studies mainly by Joly (2007) and Martins (2006). The semiotics approach brought by Peirce (2005) and Santaella and Nöth (1998) contribute to the analysis of pictorial narratives, whose central element is addressed by Moro (2016) and Lopes (2015). The adopted methodology is the documentary analysis of primary source: the scraps produced by the students, treated as historical documents that allow the verification of significant aspects for the expansion of the understanding about the formation of teachers in the Pedagogy course. The data were understood under the hermeneutic approach from the perspective of Gadamer (2000). The formative device “Patchwork Quilt” and the data collected from its application allowed us to immerse ourselves both in the possible aesthetic experiences lived by the students, as well can also illustrate part of the students' aesthetic-formative path in the Pedagogy Course. The data show the possibility of understanding human formation from the (auto) biographical narrative in the pictorial dimension, revealing a process of reflection. Flaps, like images, constitute a possibility for the construction and production of knowledge in the development of the subjects' autonomy and emancipation.porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Pós-Graduação de Mestrado em EducaçãoUNICIDBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOExperiência estéticaEmancipaçãoFormação inicial de professoresNarrativas (auto) biográficasNarrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBerkenbrock-Rosito, Margaréte Mayhttps://orcid.org/0000-0001-9010-1101http://lattes.cnpq.br/1441799724825241Silva, Alexandre Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALAlexandre Ferreira da Silva - Dissertacao - Versao Final.pdf.pdfAlexandre Ferreira da Silva - Dissertacao - Versao Final.pdf.pdfDissertaçãoapplication/pdf1701817https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4106/1/Alexandre%20Ferreira%20da%20Silva%20-%20Dissertacao%20%20-%20Versao%20Final.pdf.pdf34a96942f841bec9ddda30e1a9c837e6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4106/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/41062022-11-04 11:53:12.362oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4106Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2022-11-04T14:53:12Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia |
title |
Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia |
spellingShingle |
Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia Silva, Alexandre Ferreira da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Experiência estética Emancipação Formação inicial de professores Narrativas (auto) biográficas |
title_short |
Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia |
title_full |
Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia |
title_fullStr |
Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia |
title_full_unstemmed |
Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia |
title_sort |
Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia |
author |
Silva, Alexandre Ferreira da |
author_facet |
Silva, Alexandre Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Berkenbrock-Rosito, Margaréte May |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9010-1101 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1441799724825241 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alexandre Ferreira da |
contributor_str_mv |
Berkenbrock-Rosito, Margaréte May |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Experiência estética Emancipação Formação inicial de professores Narrativas (auto) biográficas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência estética Emancipação Formação inicial de professores Narrativas (auto) biográficas |
description |
O presente estudo almeja compreender o sentido da experiência estética em sua dimensão pictórica no percurso formativo de professores no Curso de Pedagogia; Tem como objetivo compreender as imagens dos retalhos construídos pelas participantes do dispositivo formativo “Colcha de Retalhos”, vislumbrando a construção da autonomia e da emancipação. O desenvolvimento desta pesquisa é permeado pelos conceitos relativos às narrativas (auto)biográficas, por meio de Josso ( 2004; 2007), Delory-Momberger (2012; 2014) Passeggi (2010; 2011; 2016), para fundamentação do dispositivo “Colcha de Retalhos”, Berkenbrock-Rosito (2009). São apresentados também conceitos a respeito da Educação Estética na perspectiva de Schiller (2002), contando com as contribuições de Perissé (2009), além das concepções de autonomia e emancipação tratados principalmente por Freire (1995; 1996) e Adorno (2002; 2008; 2011), com seu viés da indústria cultural e do processo de semiformação. A Cultura Visual é apresentada pelos estudos principalmente de Joly (2007) e Martins (2006). O enfoque da semiótica trazido por Peirce (2005) e Santaella e Nöth (1998) contribuem para a análise das narrativas pictóricas, cujo elemento central é abordado por Moro (2016) e Lopes (2015). A metodologia adotada é a análise documental de fonte primária: os retalhos produzidos pelas alunas, tratados como documentos históricos que permitem a verificação de aspectos significativos para a ampliação da compreensão sobre a formação de professores no curso de Pedagogia. Os dados foram compreendidos sob o enfoque hermenêutico na perspectiva de Gadamer (2000). O dispositivo formativo “Colcha de Retalhos” e os dados coletados oriundos de sua aplicação nos permitiram uma imersão tanto nas possíveis experiências estéticas vividas pelas alunas, como também podemos ilustrar parte do percurso estético-formativo das alunas no Curso de Pedagogia. Os dados mostram a possibilidade de compreendermos a formação humana a partir da narrativa (auto)biográfica na dimensão pictórica que revela um processo de reflexão. Retalhos, como imagens, constituem-se como uma possibilidade construção e produção de conhecimento no desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-04T14:51:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-04T14:51:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Alexandre Ferreira da. Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia. 2021. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4106 |
identifier_str_mv |
SILVA, Alexandre Ferreira da. Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia. 2021. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021. |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNICID |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) instacron:UNICSUL |
instname_str |
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
instacron_str |
UNICSUL |
institution |
UNICSUL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4106/1/Alexandre%20Ferreira%20da%20Silva%20-%20Dissertacao%20%20-%20Versao%20Final.pdf.pdf https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4106/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
34a96942f841bec9ddda30e1a9c837e6 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
mary.pela@unicid.edu.br |
_version_ |
1801771158402498560 |