Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandre Ferreira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4106
Resumo: O presente estudo almeja compreender o sentido da experiência estética em sua dimensão pictórica no percurso formativo de professores no Curso de Pedagogia; Tem como objetivo compreender as imagens dos retalhos construídos pelas participantes do dispositivo formativo “Colcha de Retalhos”, vislumbrando a construção da autonomia e da emancipação. O desenvolvimento desta pesquisa é permeado pelos conceitos relativos às narrativas (auto)biográficas, por meio de Josso ( 2004; 2007), Delory-Momberger (2012; 2014) Passeggi (2010; 2011; 2016), para fundamentação do dispositivo “Colcha de Retalhos”, Berkenbrock-Rosito (2009). São apresentados também conceitos a respeito da Educação Estética na perspectiva de Schiller (2002), contando com as contribuições de Perissé (2009), além das concepções de autonomia e emancipação tratados principalmente por Freire (1995; 1996) e Adorno (2002; 2008; 2011), com seu viés da indústria cultural e do processo de semiformação. A Cultura Visual é apresentada pelos estudos principalmente de Joly (2007) e Martins (2006). O enfoque da semiótica trazido por Peirce (2005) e Santaella e Nöth (1998) contribuem para a análise das narrativas pictóricas, cujo elemento central é abordado por Moro (2016) e Lopes (2015). A metodologia adotada é a análise documental de fonte primária: os retalhos produzidos pelas alunas, tratados como documentos históricos que permitem a verificação de aspectos significativos para a ampliação da compreensão sobre a formação de professores no curso de Pedagogia. Os dados foram compreendidos sob o enfoque hermenêutico na perspectiva de Gadamer (2000). O dispositivo formativo “Colcha de Retalhos” e os dados coletados oriundos de sua aplicação nos permitiram uma imersão tanto nas possíveis experiências estéticas vividas pelas alunas, como também podemos ilustrar parte do percurso estético-formativo das alunas no Curso de Pedagogia. Os dados mostram a possibilidade de compreendermos a formação humana a partir da narrativa (auto)biográfica na dimensão pictórica que revela um processo de reflexão. Retalhos, como imagens, constituem-se como uma possibilidade construção e produção de conhecimento no desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos.
id UNICSUL-1_a17ae797f3588a05c391a14bf913437f
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4106
network_acronym_str UNICSUL-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
repository_id_str
spelling 2022-11-04T14:51:50Z2022-11-04T14:51:50Z2021-03-10SILVA, Alexandre Ferreira da. Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia. 2021. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4106O presente estudo almeja compreender o sentido da experiência estética em sua dimensão pictórica no percurso formativo de professores no Curso de Pedagogia; Tem como objetivo compreender as imagens dos retalhos construídos pelas participantes do dispositivo formativo “Colcha de Retalhos”, vislumbrando a construção da autonomia e da emancipação. O desenvolvimento desta pesquisa é permeado pelos conceitos relativos às narrativas (auto)biográficas, por meio de Josso ( 2004; 2007), Delory-Momberger (2012; 2014) Passeggi (2010; 2011; 2016), para fundamentação do dispositivo “Colcha de Retalhos”, Berkenbrock-Rosito (2009). São apresentados também conceitos a respeito da Educação Estética na perspectiva de Schiller (2002), contando com as contribuições de Perissé (2009), além das concepções de autonomia e emancipação tratados principalmente por Freire (1995; 1996) e Adorno (2002; 2008; 2011), com seu viés da indústria cultural e do processo de semiformação. A Cultura Visual é apresentada pelos estudos principalmente de Joly (2007) e Martins (2006). O enfoque da semiótica trazido por Peirce (2005) e Santaella e Nöth (1998) contribuem para a análise das narrativas pictóricas, cujo elemento central é abordado por Moro (2016) e Lopes (2015). A metodologia adotada é a análise documental de fonte primária: os retalhos produzidos pelas alunas, tratados como documentos históricos que permitem a verificação de aspectos significativos para a ampliação da compreensão sobre a formação de professores no curso de Pedagogia. Os dados foram compreendidos sob o enfoque hermenêutico na perspectiva de Gadamer (2000). O dispositivo formativo “Colcha de Retalhos” e os dados coletados oriundos de sua aplicação nos permitiram uma imersão tanto nas possíveis experiências estéticas vividas pelas alunas, como também podemos ilustrar parte do percurso estético-formativo das alunas no Curso de Pedagogia. Os dados mostram a possibilidade de compreendermos a formação humana a partir da narrativa (auto)biográfica na dimensão pictórica que revela um processo de reflexão. Retalhos, como imagens, constituem-se como uma possibilidade construção e produção de conhecimento no desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos.The present study aims to understand the meaning of aesthetic experience in its pictorial dimension in the formative path of teachers in the Pedagogy Course; It aims to understand the images of the flaps built by the participants of the “Colcha de Retalhos” formative device, envisioning the construction of autonomy and emancipation. The development of this research is permeated by the concepts related to (auto) biographical narratives, through Josso (2004; 2007), Delory- Momberger (2012; 2014) Passeggi (2010; 2011; 2016), for the foundation of the “Bedspread Patchwork”, Berkenbrock-Rosito (2009). Concepts about Aesthetic Education are also presented in the perspective of Schiller (2002), with the contributions of Perissé (2009), in addition to the conceptions of autonomy and emancipation treated mainly by Freire (1995; 1996) and Adorno (2002; 2008; 2011), with its cultural industry bias and the semi-training process. Visual Culture is presented by studies mainly by Joly (2007) and Martins (2006). The semiotics approach brought by Peirce (2005) and Santaella and Nöth (1998) contribute to the analysis of pictorial narratives, whose central element is addressed by Moro (2016) and Lopes (2015). The adopted methodology is the documentary analysis of primary source: the scraps produced by the students, treated as historical documents that allow the verification of significant aspects for the expansion of the understanding about the formation of teachers in the Pedagogy course. The data were understood under the hermeneutic approach from the perspective of Gadamer (2000). The formative device “Patchwork Quilt” and the data collected from its application allowed us to immerse ourselves both in the possible aesthetic experiences lived by the students, as well can also illustrate part of the students' aesthetic-formative path in the Pedagogy Course. The data show the possibility of understanding human formation from the (auto) biographical narrative in the pictorial dimension, revealing a process of reflection. Flaps, like images, constitute a possibility for the construction and production of knowledge in the development of the subjects' autonomy and emancipation.porUniversidade Cidade de São PauloPrograma de Pós-Graduação de Mestrado em EducaçãoUNICIDBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOExperiência estéticaEmancipaçãoFormação inicial de professoresNarrativas (auto) biográficasNarrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBerkenbrock-Rosito, Margaréte Mayhttps://orcid.org/0000-0001-9010-1101http://lattes.cnpq.br/1441799724825241Silva, Alexandre Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALAlexandre Ferreira da Silva - Dissertacao - Versao Final.pdf.pdfAlexandre Ferreira da Silva - Dissertacao - Versao Final.pdf.pdfDissertaçãoapplication/pdf1701817https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4106/1/Alexandre%20Ferreira%20da%20Silva%20-%20Dissertacao%20%20-%20Versao%20Final.pdf.pdf34a96942f841bec9ddda30e1a9c837e6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4106/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/41062022-11-04 11:53:12.362oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/4106Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2022-11-04T14:53:12Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia
title Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia
spellingShingle Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia
Silva, Alexandre Ferreira da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Experiência estética
Emancipação
Formação inicial de professores
Narrativas (auto) biográficas
title_short Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia
title_full Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia
title_fullStr Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia
title_full_unstemmed Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia
title_sort Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia
author Silva, Alexandre Ferreira da
author_facet Silva, Alexandre Ferreira da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Berkenbrock-Rosito, Margaréte May
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9010-1101
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1441799724825241
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexandre Ferreira da
contributor_str_mv Berkenbrock-Rosito, Margaréte May
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Experiência estética
Emancipação
Formação inicial de professores
Narrativas (auto) biográficas
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência estética
Emancipação
Formação inicial de professores
Narrativas (auto) biográficas
description O presente estudo almeja compreender o sentido da experiência estética em sua dimensão pictórica no percurso formativo de professores no Curso de Pedagogia; Tem como objetivo compreender as imagens dos retalhos construídos pelas participantes do dispositivo formativo “Colcha de Retalhos”, vislumbrando a construção da autonomia e da emancipação. O desenvolvimento desta pesquisa é permeado pelos conceitos relativos às narrativas (auto)biográficas, por meio de Josso ( 2004; 2007), Delory-Momberger (2012; 2014) Passeggi (2010; 2011; 2016), para fundamentação do dispositivo “Colcha de Retalhos”, Berkenbrock-Rosito (2009). São apresentados também conceitos a respeito da Educação Estética na perspectiva de Schiller (2002), contando com as contribuições de Perissé (2009), além das concepções de autonomia e emancipação tratados principalmente por Freire (1995; 1996) e Adorno (2002; 2008; 2011), com seu viés da indústria cultural e do processo de semiformação. A Cultura Visual é apresentada pelos estudos principalmente de Joly (2007) e Martins (2006). O enfoque da semiótica trazido por Peirce (2005) e Santaella e Nöth (1998) contribuem para a análise das narrativas pictóricas, cujo elemento central é abordado por Moro (2016) e Lopes (2015). A metodologia adotada é a análise documental de fonte primária: os retalhos produzidos pelas alunas, tratados como documentos históricos que permitem a verificação de aspectos significativos para a ampliação da compreensão sobre a formação de professores no curso de Pedagogia. Os dados foram compreendidos sob o enfoque hermenêutico na perspectiva de Gadamer (2000). O dispositivo formativo “Colcha de Retalhos” e os dados coletados oriundos de sua aplicação nos permitiram uma imersão tanto nas possíveis experiências estéticas vividas pelas alunas, como também podemos ilustrar parte do percurso estético-formativo das alunas no Curso de Pedagogia. Os dados mostram a possibilidade de compreendermos a formação humana a partir da narrativa (auto)biográfica na dimensão pictórica que revela um processo de reflexão. Retalhos, como imagens, constituem-se como uma possibilidade construção e produção de conhecimento no desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-04T14:51:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-04T14:51:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Alexandre Ferreira da. Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia. 2021. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4106
identifier_str_mv SILVA, Alexandre Ferreira da. Narrativa (auto) biográfica e a dimensão pictórica da “colcha de retalhos”: a experiência estética como autonomia e emancipação dos sujeitos no curso de pedagogia. 2021. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/4106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNICID
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron:UNICSUL
instname_str Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
instacron_str UNICSUL
institution UNICSUL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
collection Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4106/1/Alexandre%20Ferreira%20da%20Silva%20-%20Dissertacao%20%20-%20Versao%20Final.pdf.pdf
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4106/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 34a96942f841bec9ddda30e1a9c837e6
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
repository.mail.fl_str_mv mary.pela@unicid.edu.br
_version_ 1801771158402498560