(AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1324 |
Resumo: | Objetiva-se com o estudo discutir o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID no percurso (auto)biográfico da primeira autora, esforço teórico que envolveu o âmbito pessoal e acadêmico dessa trajetória. A experiência ora relatada nesse Programa se inscreve no âmbito do subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú ? UVA, no período de 2013 a 2018. O texto é introduzido com breve histórico do PIBID, onde se anunciam suas bases legais e as inspirações que modelaram o Programa. Metodologicamente, o estudo se sustenta na pesquisa (auto)biográfica, nomeadamente, em Passeggi (2004), Nóvoa (2010), Josso (2010), Lima (2015) e Abrahão (2016). Ao articular o campo da formação docente com a possibilidade de (auto)biografar determinados períodos formativos de vida da primeira autora, questiona-se a formação docente, arraigada em fundamentos positivistas, que a afastam do real sentido desse processo. Faz-se isso ancorando-se em expoentes do campo da formação de professores, por exemplo, Pimenta (2004), que abre a discussão criticando o praticismo que contorna geralmente a atividade do estágio; Nóvoa (2009), que defende uma formação docente erguida no interior da profissão; Tardif (2012), que elucida a multidimensionalidade dos saberes docentes e Franco (2015), debatendo tema afim, ou seja, os saberes pedagógicos necessários à formação e prática docente. Conclui-se que o PIBID foi relevante na formação pessoal e acadêmica ora narrada, assim como a pesquisa (auto)biográfica na produção do estudo. Sugerem-se, por fim, novos estudos que manifestem histórias de superação mediadas por instrumentos democráticos que possibilitem o processo de mobilidade social. |
id |
UNIVASF-1_4a3c99cbb87db910b24c04c7cea3975a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1324 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
(AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA(Auto)biografia. Formação Inicial. PIBID-UVA.Objetiva-se com o estudo discutir o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID no percurso (auto)biográfico da primeira autora, esforço teórico que envolveu o âmbito pessoal e acadêmico dessa trajetória. A experiência ora relatada nesse Programa se inscreve no âmbito do subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú ? UVA, no período de 2013 a 2018. O texto é introduzido com breve histórico do PIBID, onde se anunciam suas bases legais e as inspirações que modelaram o Programa. Metodologicamente, o estudo se sustenta na pesquisa (auto)biográfica, nomeadamente, em Passeggi (2004), Nóvoa (2010), Josso (2010), Lima (2015) e Abrahão (2016). Ao articular o campo da formação docente com a possibilidade de (auto)biografar determinados períodos formativos de vida da primeira autora, questiona-se a formação docente, arraigada em fundamentos positivistas, que a afastam do real sentido desse processo. Faz-se isso ancorando-se em expoentes do campo da formação de professores, por exemplo, Pimenta (2004), que abre a discussão criticando o praticismo que contorna geralmente a atividade do estágio; Nóvoa (2009), que defende uma formação docente erguida no interior da profissão; Tardif (2012), que elucida a multidimensionalidade dos saberes docentes e Franco (2015), debatendo tema afim, ou seja, os saberes pedagógicos necessários à formação e prática docente. Conclui-se que o PIBID foi relevante na formação pessoal e acadêmica ora narrada, assim como a pesquisa (auto)biográfica na produção do estudo. Sugerem-se, por fim, novos estudos que manifestem histórias de superação mediadas por instrumentos democráticos que possibilitem o processo de mobilidade social.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1324Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 185-2162177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1324/927Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira do Nascimento, Maria Rongirlene Astigarraga, Andreade Oliveira Menezes, Eunice Andrade 2020-12-27T12:15:14Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1324Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-12-27T12:15:14Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA |
title |
(AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA |
spellingShingle |
(AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA Oliveira do Nascimento, Maria Rongirlene (Auto)biografia. Formação Inicial. PIBID-UVA. |
title_short |
(AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA |
title_full |
(AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA |
title_fullStr |
(AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA |
title_full_unstemmed |
(AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA |
title_sort |
(AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA |
author |
Oliveira do Nascimento, Maria Rongirlene |
author_facet |
Oliveira do Nascimento, Maria Rongirlene Astigarraga, Andrea de Oliveira Menezes, Eunice Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Astigarraga, Andrea de Oliveira Menezes, Eunice Andrade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira do Nascimento, Maria Rongirlene Astigarraga, Andrea de Oliveira Menezes, Eunice Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
(Auto)biografia. Formação Inicial. PIBID-UVA. |
topic |
(Auto)biografia. Formação Inicial. PIBID-UVA. |
description |
Objetiva-se com o estudo discutir o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID no percurso (auto)biográfico da primeira autora, esforço teórico que envolveu o âmbito pessoal e acadêmico dessa trajetória. A experiência ora relatada nesse Programa se inscreve no âmbito do subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú ? UVA, no período de 2013 a 2018. O texto é introduzido com breve histórico do PIBID, onde se anunciam suas bases legais e as inspirações que modelaram o Programa. Metodologicamente, o estudo se sustenta na pesquisa (auto)biográfica, nomeadamente, em Passeggi (2004), Nóvoa (2010), Josso (2010), Lima (2015) e Abrahão (2016). Ao articular o campo da formação docente com a possibilidade de (auto)biografar determinados períodos formativos de vida da primeira autora, questiona-se a formação docente, arraigada em fundamentos positivistas, que a afastam do real sentido desse processo. Faz-se isso ancorando-se em expoentes do campo da formação de professores, por exemplo, Pimenta (2004), que abre a discussão criticando o praticismo que contorna geralmente a atividade do estágio; Nóvoa (2009), que defende uma formação docente erguida no interior da profissão; Tardif (2012), que elucida a multidimensionalidade dos saberes docentes e Franco (2015), debatendo tema afim, ou seja, os saberes pedagógicos necessários à formação e prática docente. Conclui-se que o PIBID foi relevante na formação pessoal e acadêmica ora narrada, assim como a pesquisa (auto)biográfica na produção do estudo. Sugerem-se, por fim, novos estudos que manifestem histórias de superação mediadas por instrumentos democráticos que possibilitem o processo de mobilidade social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1324 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1324/927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 185-216 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489095839744 |