(AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira do Nascimento, Maria Rongirlene
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Astigarraga, Andrea, de Oliveira Menezes, Eunice Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1324
Resumo: Objetiva-se com o estudo discutir o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID no percurso (auto)biográfico da primeira autora, esforço teórico que envolveu o âmbito pessoal e acadêmico dessa trajetória. A experiência ora relatada nesse Programa se inscreve no âmbito do subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú ? UVA, no período de 2013 a 2018. O texto é introduzido com breve histórico do PIBID, onde se anunciam suas bases legais e as inspirações que modelaram o Programa. Metodologicamente, o estudo se sustenta na pesquisa (auto)biográfica, nomeadamente, em Passeggi (2004), Nóvoa (2010), Josso (2010), Lima (2015) e Abrahão (2016). Ao articular o campo da formação docente com a possibilidade de (auto)biografar determinados períodos formativos de vida da primeira autora, questiona-se a formação docente, arraigada em fundamentos positivistas, que a afastam do real sentido desse processo. Faz-se isso ancorando-se em expoentes do campo da formação de professores, por exemplo, Pimenta (2004), que abre a discussão criticando o praticismo que contorna geralmente a atividade do estágio; Nóvoa (2009), que defende uma formação docente erguida no interior da profissão; Tardif (2012), que elucida a multidimensionalidade dos saberes docentes e Franco (2015), debatendo tema afim, ou seja, os saberes pedagógicos necessários à formação e prática docente. Conclui-se que o PIBID foi relevante na formação pessoal e acadêmica ora narrada, assim como a pesquisa (auto)biográfica na produção do estudo. Sugerem-se, por fim, novos estudos que manifestem histórias de superação mediadas por instrumentos democráticos que possibilitem o processo de mobilidade social.
id UNIVASF-1_4a3c99cbb87db910b24c04c7cea3975a
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1324
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling (AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA(Auto)biografia. Formação Inicial. PIBID-UVA.Objetiva-se com o estudo discutir o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID no percurso (auto)biográfico da primeira autora, esforço teórico que envolveu o âmbito pessoal e acadêmico dessa trajetória. A experiência ora relatada nesse Programa se inscreve no âmbito do subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú ? UVA, no período de 2013 a 2018. O texto é introduzido com breve histórico do PIBID, onde se anunciam suas bases legais e as inspirações que modelaram o Programa. Metodologicamente, o estudo se sustenta na pesquisa (auto)biográfica, nomeadamente, em Passeggi (2004), Nóvoa (2010), Josso (2010), Lima (2015) e Abrahão (2016). Ao articular o campo da formação docente com a possibilidade de (auto)biografar determinados períodos formativos de vida da primeira autora, questiona-se a formação docente, arraigada em fundamentos positivistas, que a afastam do real sentido desse processo. Faz-se isso ancorando-se em expoentes do campo da formação de professores, por exemplo, Pimenta (2004), que abre a discussão criticando o praticismo que contorna geralmente a atividade do estágio; Nóvoa (2009), que defende uma formação docente erguida no interior da profissão; Tardif (2012), que elucida a multidimensionalidade dos saberes docentes e Franco (2015), debatendo tema afim, ou seja, os saberes pedagógicos necessários à formação e prática docente. Conclui-se que o PIBID foi relevante na formação pessoal e acadêmica ora narrada, assim como a pesquisa (auto)biográfica na produção do estudo. Sugerem-se, por fim, novos estudos que manifestem histórias de superação mediadas por instrumentos democráticos que possibilitem o processo de mobilidade social.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1324Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 185-2162177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1324/927Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira do Nascimento, Maria Rongirlene Astigarraga, Andreade Oliveira Menezes, Eunice Andrade 2020-12-27T12:15:14Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1324Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-12-27T12:15:14Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv (AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA
title (AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA
spellingShingle (AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA
Oliveira do Nascimento, Maria Rongirlene
(Auto)biografia. Formação Inicial. PIBID-UVA.
title_short (AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA
title_full (AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA
title_fullStr (AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA
title_full_unstemmed (AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA
title_sort (AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA
author Oliveira do Nascimento, Maria Rongirlene
author_facet Oliveira do Nascimento, Maria Rongirlene
Astigarraga, Andrea
de Oliveira Menezes, Eunice Andrade
author_role author
author2 Astigarraga, Andrea
de Oliveira Menezes, Eunice Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira do Nascimento, Maria Rongirlene
Astigarraga, Andrea
de Oliveira Menezes, Eunice Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv (Auto)biografia. Formação Inicial. PIBID-UVA.
topic (Auto)biografia. Formação Inicial. PIBID-UVA.
description Objetiva-se com o estudo discutir o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID no percurso (auto)biográfico da primeira autora, esforço teórico que envolveu o âmbito pessoal e acadêmico dessa trajetória. A experiência ora relatada nesse Programa se inscreve no âmbito do subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú ? UVA, no período de 2013 a 2018. O texto é introduzido com breve histórico do PIBID, onde se anunciam suas bases legais e as inspirações que modelaram o Programa. Metodologicamente, o estudo se sustenta na pesquisa (auto)biográfica, nomeadamente, em Passeggi (2004), Nóvoa (2010), Josso (2010), Lima (2015) e Abrahão (2016). Ao articular o campo da formação docente com a possibilidade de (auto)biografar determinados períodos formativos de vida da primeira autora, questiona-se a formação docente, arraigada em fundamentos positivistas, que a afastam do real sentido desse processo. Faz-se isso ancorando-se em expoentes do campo da formação de professores, por exemplo, Pimenta (2004), que abre a discussão criticando o praticismo que contorna geralmente a atividade do estágio; Nóvoa (2009), que defende uma formação docente erguida no interior da profissão; Tardif (2012), que elucida a multidimensionalidade dos saberes docentes e Franco (2015), debatendo tema afim, ou seja, os saberes pedagógicos necessários à formação e prática docente. Conclui-se que o PIBID foi relevante na formação pessoal e acadêmica ora narrada, assim como a pesquisa (auto)biográfica na produção do estudo. Sugerem-se, por fim, novos estudos que manifestem histórias de superação mediadas por instrumentos democráticos que possibilitem o processo de mobilidade social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1324
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1324/927
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 185-216
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489095839744