Corpos trans e os lugares que (não) podem ocupar: o discurso de Linn da Quebrada e a produção de sentidos na cidade
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/442 |
Resumo: | Esta dissertação propõe discutir relações entre gênero e espaço urbano, a partir da prática discursiva intersemiótica de Linn da Quebrada, a fim de (re)pensar as (n)formas de construção de identidades de gênero a partir da desconstrução da cisheteronormatividade, dada como natural. Visa também refletir sobre os lugares marginais em que os corpos desviantes são compulsoriamente colocados, mas que, no entanto, não se consolidam como espaços de viver plenamente. Corpos que fogem a padrões naturalizados de gênero e sexualidade vivem em trânsito, entre centro e periferia, entre lugares e não-lugares, ou seja, na maior parte das vezes, ocupam espaços do anonimato e da impossibilidade de construção de afetos duradouros. Assim, o centro das cidades torna-se um espaço de passagem, onde podem vivenciar alguns aspectos de sua sexualidade e variadas performances de gênero, mas não lhes é dado viver plenamente ali. Também as periferias não os aceitam como são. Linn da Quebrada assume um lugar de sujeito em processo, um corpo que reivindica a sua existência e de outras pessoas como ela por meio de uma estética hiperbólica, que utiliza de elementos até então tidos como indícios de fragilidade, para construir um corpo que transgride as cisheteronormas. Esta dissertação se debruça sobre um corpus composto por: i) canções e videoclipes; ii) capa de álbum ou single; iii) filme ou documentário e iv) vídeo de entrevistas; escolhidos como exemplares de produção discursiva do espaço canônico musical e do espaço associado da artista (Cf. MAINGUENEAU, 2009). Para a análise, utilizo o arcabouço teórico e metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, reflexões sobre a relação entre o corpo e a cidade vindas da Filosofia, Sociologia e da Arquitetura, além de pressupostos dos estudos Queer. Estes últimos oferecem os modos de pensar gênero e sexualidade para além da perspectiva heteronormativa e dos binarismos, historicamente e discursivamente construídos, que orientam (performam) as práticas dos sujeitos, inclusive no campo da arquitetura. O trabalho de análise permite compreender os modos como a prática discursiva de Linn da Quebrada faz emergir um ethos, uma imagem de enunciador que grita pelos corpos marginalizados e por seus direitos a um lugar na cidade excludente, a uma cidade que seja espaço de viver e não lugar de trânsito permanente. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para ampliar, no campo da Arquitetura e Urbanismo, as discussões acerca da organização das cidades, a fim de que possam ser mais inclusivas. Busca-se também alguma contribuição no campo teórico da Análise do Discurso, postulando que os conceitos propostos por Maingueneau (2009) para o estudo do fenômeno literário podem ser aplicados para análise de materialidades de outros campos do fazer artístico, tal como, no caso desta dissertação, o literomusical. |
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2020-03-30T17:55:03Z2020-03-30T17:55:03Z2019-03-12PAGNAN, Redson. Corpos trans e os lugares que (não) podem ocupar: o discurso de Linn da Quebrada e a produção de sentidos na cidade. Franca, SP, 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2019.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/442Esta dissertação propõe discutir relações entre gênero e espaço urbano, a partir da prática discursiva intersemiótica de Linn da Quebrada, a fim de (re)pensar as (n)formas de construção de identidades de gênero a partir da desconstrução da cisheteronormatividade, dada como natural. Visa também refletir sobre os lugares marginais em que os corpos desviantes são compulsoriamente colocados, mas que, no entanto, não se consolidam como espaços de viver plenamente. Corpos que fogem a padrões naturalizados de gênero e sexualidade vivem em trânsito, entre centro e periferia, entre lugares e não-lugares, ou seja, na maior parte das vezes, ocupam espaços do anonimato e da impossibilidade de construção de afetos duradouros. Assim, o centro das cidades torna-se um espaço de passagem, onde podem vivenciar alguns aspectos de sua sexualidade e variadas performances de gênero, mas não lhes é dado viver plenamente ali. Também as periferias não os aceitam como são. Linn da Quebrada assume um lugar de sujeito em processo, um corpo que reivindica a sua existência e de outras pessoas como ela por meio de uma estética hiperbólica, que utiliza de elementos até então tidos como indícios de fragilidade, para construir um corpo que transgride as cisheteronormas. Esta dissertação se debruça sobre um corpus composto por: i) canções e videoclipes; ii) capa de álbum ou single; iii) filme ou documentário e iv) vídeo de entrevistas; escolhidos como exemplares de produção discursiva do espaço canônico musical e do espaço associado da artista (Cf. MAINGUENEAU, 2009). Para a análise, utilizo o arcabouço teórico e metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, reflexões sobre a relação entre o corpo e a cidade vindas da Filosofia, Sociologia e da Arquitetura, além de pressupostos dos estudos Queer. Estes últimos oferecem os modos de pensar gênero e sexualidade para além da perspectiva heteronormativa e dos binarismos, historicamente e discursivamente construídos, que orientam (performam) as práticas dos sujeitos, inclusive no campo da arquitetura. O trabalho de análise permite compreender os modos como a prática discursiva de Linn da Quebrada faz emergir um ethos, uma imagem de enunciador que grita pelos corpos marginalizados e por seus direitos a um lugar na cidade excludente, a uma cidade que seja espaço de viver e não lugar de trânsito permanente. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para ampliar, no campo da Arquitetura e Urbanismo, as discussões acerca da organização das cidades, a fim de que possam ser mais inclusivas. Busca-se também alguma contribuição no campo teórico da Análise do Discurso, postulando que os conceitos propostos por Maingueneau (2009) para o estudo do fenômeno literário podem ser aplicados para análise de materialidades de outros campos do fazer artístico, tal como, no caso desta dissertação, o literomusical.This dissertation proposes to discuss relations between gender and urban space, based on Linn da Quebrada's intersemiotic discursive practice, in order to (re) think the forms of gender identity construction from the deconstruction of cisheteronormativity, given as natural . It also aims to reflect on the marginal places in which deviant bodies are compulsorily placed, but which, however, do not consolidate as spaces of living fully. Bodies that flee to naturalized patterns of gender and sexuality live in transit, between center and periphery, between places and non-places, that is, in most cases, occupy spaces of anonymity and the impossibility of building lasting affections. Thus, the city center becomes a space of passage, where they can experience some aspects of their sexuality and varied gender performances, but it is not possible for them to live fully there. Also the peripheries do not accept them as they are. Linn da Quebrada assumes a place of subject in process, a body that claims its existence and other people like it through a hyperbolic aesthetic, which uses elements hitherto considered as signs of fragility, to build a body that transgresses the cisheteronorms. This dissertation focuses on a corpus composed of: i) songs and video clips; ii) album or single cover; iii) film or documentary and iv) interview video; chosen as exemplars of the discursive production of the canonical music space and associated space of the artist (Corning, MAINGUENEAU, 2009). For the analysis, I use the theoretical and methodological framework of French Line Discourse Analysis, reflections on the relationship between the body and the city coming from Philosophy, Sociology and Architecture, as well as the assumptions of the Queer studies. The latter offer ways of thinking about gender and sexuality beyond the heteronormative perspective and the historically and discursively constructed binarisms that guide (perform) the subjects' practices, including in the field of architecture. The work of analysis allows us to understand the ways in which Linn da Quebrada's discursive practice makes an ethos emerge, an image of enunciator that cries out for the marginalized bodies and their rights to a place in the excluding city, a city that is a place to live and not a place of permanent transit. It is hoped, with this research, to contribute to the expansion, in the field of Architecture and Urbanism, the discussions about the organization of the cities, so that they can be more inclusive. It is also sought some contribution in the theoretical field of Discourse Analysis, postulating that the concepts proposed by Maingueneau (2009) for the study of the literary phenomenon can be applied to analyze materialities of other fields of artistic making, such as, in the case of this dissertation, the literomusical.porUniversidade de FrancaPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANBrasilPós-GraduaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESPrática discursiva intersemióticaGênero e sexualidadeEspaço urbanoEstudos QueerLinn da QuebradaCorpos trans e os lugares que (não) podem ocupar: o discurso de Linn da Quebrada e a produção de sentidos na cidadeTrans bodies and the places they (cannot) occupy: Linn da Quebrada's discourse and the production of meanings in the cityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRodrigues, Marília Giselda5631344543606220http://lattes.cnpq.br/5631344543606220Brunelli, Anna Flora0144188829841493http://lattes.cnpq.br/0144188829841493Manzano, Luciana Carmona Garcia9059098295895752http://lattes.cnpq.br/90590982958957525208511269047408http://lattes.cnpq.br/5208511269047408Pagnan, Redsoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALRedson Pagnan.pdfRedson Pagnan.pdfapplication/pdf2983184http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/442/1/Redson%20Pagnan.pdf853f7de40718b91848cd11caa0a2a028MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/442/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/4422020-03-30 14:56:13.545oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2020-03-30T17:56:13Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
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