Rotulagem ambiental e desenvolvimento sustentável: responsabilidade socioambiental das empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cartaxo, Beatriz Rolim
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2182
Resumo: Atualmente, as estratégias das corporações baseiam-se na busca de mecanismos para comunicar suas ações e visões em relação à responsabilidade socioambiental para agregar valor e credibilidade à sua marca, destacando-se, nesse sentido, a rotulagem ambiental. O objetivo do presente trabalho é analisar a rotulagem ambiental no desenvolvimento ambiental através do estudo da crise, da ética e da responsabilidade socioambiental da empresa, bem como o processo de rotulagem e de como se dá a sustentabilidade. A escolha do assunto justifica-se, tendo em vista a sua repercussão na sociedade atual que, aos poucos, vem conscientizando-se de que realmente o mundo está vivendo uma crise ambiental, a qual põe em risco a sobrevivência de todos os que habitam o Planeta Terra. Por meio de um levantamento bibliográfico, pôde-se observar que, devido aos grandes problemas ambientais e à preocupação com a recuperação da natureza, estão sendo geradas muitas ações e práticas para uma melhoria ambiental, pois a preocupação com o desgaste do meio ambiente aumentou de forma significativa, tornando-se uma prioridade mobilizar práticas a partir de ideias para soluções que ajudarão a amenizar danos que tanto afetam a natureza. Pôde-se constatar que, dada a preocupação, sensibilidade e conscientização perante os problemas da preservação, bem como quando faz investimentos cada vez maiores no gerenciamento ecológico e na aquisição de produtos que não agridam o meio ambiente, as empresas estão, crescentemente, conquistando certificações ambientais. Logo, isso resultará em um fortalecimento da imagem da empresa, comprovando que é compatível inserir nos valores da eficiência econômica a ética, no sentido da justiça social desejada pelo ordenamento jurídico nacional.
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spelling 2021-05-17T13:52:07Z2021-05-192021-05-17T13:52:07Z2017-02-09CARTAXO, Beatriz Rolim. Rotulagem ambiental e desenvolvimento sustentável: responsabilidade socioambiental das empresas. 2017. 122 p. Dissertação (Mestrado em direito) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2017.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2182Atualmente, as estratégias das corporações baseiam-se na busca de mecanismos para comunicar suas ações e visões em relação à responsabilidade socioambiental para agregar valor e credibilidade à sua marca, destacando-se, nesse sentido, a rotulagem ambiental. O objetivo do presente trabalho é analisar a rotulagem ambiental no desenvolvimento ambiental através do estudo da crise, da ética e da responsabilidade socioambiental da empresa, bem como o processo de rotulagem e de como se dá a sustentabilidade. A escolha do assunto justifica-se, tendo em vista a sua repercussão na sociedade atual que, aos poucos, vem conscientizando-se de que realmente o mundo está vivendo uma crise ambiental, a qual põe em risco a sobrevivência de todos os que habitam o Planeta Terra. Por meio de um levantamento bibliográfico, pôde-se observar que, devido aos grandes problemas ambientais e à preocupação com a recuperação da natureza, estão sendo geradas muitas ações e práticas para uma melhoria ambiental, pois a preocupação com o desgaste do meio ambiente aumentou de forma significativa, tornando-se uma prioridade mobilizar práticas a partir de ideias para soluções que ajudarão a amenizar danos que tanto afetam a natureza. Pôde-se constatar que, dada a preocupação, sensibilidade e conscientização perante os problemas da preservação, bem como quando faz investimentos cada vez maiores no gerenciamento ecológico e na aquisição de produtos que não agridam o meio ambiente, as empresas estão, crescentemente, conquistando certificações ambientais. Logo, isso resultará em um fortalecimento da imagem da empresa, comprovando que é compatível inserir nos valores da eficiência econômica a ética, no sentido da justiça social desejada pelo ordenamento jurídico nacional.Nowadays, corporate strategies are based on the search for mechanisms to communicate their actions and visions regarding social and environmental responsibility in order to add value and credibility to their brand, highlighting, in this sense, environmental labeling. The objective of this study is to analyze environmental labeling in environmental development through the study of the company's crisis, ethics and socio and environmental responsibility, as well as the labeling process and how sustainability is achieved. The choice of subject is justified due to its repercussion in the current society that, little by little, has come to realize that the world is actually experiencing an environmental crisis that jeopardizes the survival of all who inhabit Planet Earth. Through a bibliographical survey, it can be observed that, due to the great environmental problems and the concern with the recovery of the nature, many actions and practices are being promoted for an environmental improvement, since the concern with the environmental degradation increased significantly, and to mobilize practices from ideas to solutions that will help mitigate damages that are so damaging to nature has become a priority. It can be seen that, given the concern, sensitivity and awareness of the problems of preservation as well as the fact that increasing investments are being made in ecological management and the acquisition of products that do not harm the environment, companies are, more and more, winning environmental certifications. Therefore, this will result in a strengthening of the company's image, proving that it is compatible to insert ethics in the values of economic efficiency, in the sense of social justice desired by the national legal system.porCentro Universitário de João PessoaPrograma de pós-graduação em direito.UNIPÊBrasilPósCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITORotulagem ambientalCrise AmbientalSustentabilidadeRotulagem ambiental e desenvolvimento sustentável: responsabilidade socioambiental das empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBaracho, Hertha Urquizahttp://lattes.cnpq.br/9317858812128852http://lattes.cnpq.br/4962553274134418Cartaxo, Beatriz RolimAFONSO DA SILVA, José. Direito ambiental constitucional. 7. ed. São Paulo: Malheiros, 2009. ALMEIDA, Fernando. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. ALONSO, F; LOPEZ, F. G.; CASTRUCCI, P. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2008. ALTVATER, E. 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description Atualmente, as estratégias das corporações baseiam-se na busca de mecanismos para comunicar suas ações e visões em relação à responsabilidade socioambiental para agregar valor e credibilidade à sua marca, destacando-se, nesse sentido, a rotulagem ambiental. O objetivo do presente trabalho é analisar a rotulagem ambiental no desenvolvimento ambiental através do estudo da crise, da ética e da responsabilidade socioambiental da empresa, bem como o processo de rotulagem e de como se dá a sustentabilidade. A escolha do assunto justifica-se, tendo em vista a sua repercussão na sociedade atual que, aos poucos, vem conscientizando-se de que realmente o mundo está vivendo uma crise ambiental, a qual põe em risco a sobrevivência de todos os que habitam o Planeta Terra. Por meio de um levantamento bibliográfico, pôde-se observar que, devido aos grandes problemas ambientais e à preocupação com a recuperação da natureza, estão sendo geradas muitas ações e práticas para uma melhoria ambiental, pois a preocupação com o desgaste do meio ambiente aumentou de forma significativa, tornando-se uma prioridade mobilizar práticas a partir de ideias para soluções que ajudarão a amenizar danos que tanto afetam a natureza. Pôde-se constatar que, dada a preocupação, sensibilidade e conscientização perante os problemas da preservação, bem como quando faz investimentos cada vez maiores no gerenciamento ecológico e na aquisição de produtos que não agridam o meio ambiente, as empresas estão, crescentemente, conquistando certificações ambientais. Logo, isso resultará em um fortalecimento da imagem da empresa, comprovando que é compatível inserir nos valores da eficiência econômica a ética, no sentido da justiça social desejada pelo ordenamento jurídico nacional.
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