Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Maristela Zim
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131053
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_2d851c225da2e3f1dca1c7f44630659b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131053
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociaisRotulagem ambientalSelos sociaisComportamento do consumidorTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O presente trabalho procurou efetuar estudos sobre o comportamento do formando de Administração de Empresas e de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina, como consumidor, em relação à rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais de alimentos embalados. Buscando atender ao objetivo geral desse trabalho foram delineados alguns objetivos específicos como identificar e caracterizar os rótulos obrigatórios para alimentos embalados, os rótulos ecológicos e declarações ambientais, os rótulos de responsabilidade social e analisar a importância da rotulagem, dos selos e declarações ambientais e sociais para o formando de Administração e Serviço Social. Para isso iniciou-se com um estudo exploratório sobre os assuntos, buscando um aprofundamento através de pesquisa bibliográfica, dando-se continuidade com uma pesquisa de campo, através de uma entrevista estruturada com questões abertas e fechadas. Os resultados demonstram que existem muitas informações obrigatórias que devem constar nos rótulos de alimentos embalados, que o Programa de Rotulagem Brasileiro existe, mas praticamente não está difundido no pais, com algumas exceções, que a Responsabilidade Social está se apresentando de forma crescente nas empresas, que o número de formandos de Administração e Serviço Social que conhecem informações obrigatórias nos rótulos é pequeno, que observam com freqüência os rótulos, mas um número pequeno de informações e que selos ambientais e sociais ainda são pouco observados, permitindo avaliar de que forma os formandos percebem a rotulagem, qual o conhecimento deles sobre o assunto e a importância dada ao mesmo.Florianópolis, SCSchenini, Pedro CarlosUniversidade Federal de Santa Catarina.Amaro, Maristela Zim2015-03-19T18:18:53Z2015-03-19T18:18:53Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131053porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-19T18:18:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131053Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-19T18:18:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais
title Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais
spellingShingle Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais
Amaro, Maristela Zim
Rotulagem ambiental
Selos sociais
Comportamento do consumidor
title_short Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais
title_full Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais
title_fullStr Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais
title_full_unstemmed Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais
title_sort Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais
author Amaro, Maristela Zim
author_facet Amaro, Maristela Zim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schenini, Pedro Carlos
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Maristela Zim
dc.subject.por.fl_str_mv Rotulagem ambiental
Selos sociais
Comportamento do consumidor
topic Rotulagem ambiental
Selos sociais
Comportamento do consumidor
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2015-03-19T18:18:53Z
2015-03-19T18:18:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131053
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652326537265152