Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131053 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_2d851c225da2e3f1dca1c7f44630659b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131053 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociaisRotulagem ambientalSelos sociaisComportamento do consumidorTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O presente trabalho procurou efetuar estudos sobre o comportamento do formando de Administração de Empresas e de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina, como consumidor, em relação à rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais de alimentos embalados. Buscando atender ao objetivo geral desse trabalho foram delineados alguns objetivos específicos como identificar e caracterizar os rótulos obrigatórios para alimentos embalados, os rótulos ecológicos e declarações ambientais, os rótulos de responsabilidade social e analisar a importância da rotulagem, dos selos e declarações ambientais e sociais para o formando de Administração e Serviço Social. Para isso iniciou-se com um estudo exploratório sobre os assuntos, buscando um aprofundamento através de pesquisa bibliográfica, dando-se continuidade com uma pesquisa de campo, através de uma entrevista estruturada com questões abertas e fechadas. Os resultados demonstram que existem muitas informações obrigatórias que devem constar nos rótulos de alimentos embalados, que o Programa de Rotulagem Brasileiro existe, mas praticamente não está difundido no pais, com algumas exceções, que a Responsabilidade Social está se apresentando de forma crescente nas empresas, que o número de formandos de Administração e Serviço Social que conhecem informações obrigatórias nos rótulos é pequeno, que observam com freqüência os rótulos, mas um número pequeno de informações e que selos ambientais e sociais ainda são pouco observados, permitindo avaliar de que forma os formandos percebem a rotulagem, qual o conhecimento deles sobre o assunto e a importância dada ao mesmo.Florianópolis, SCSchenini, Pedro CarlosUniversidade Federal de Santa Catarina.Amaro, Maristela Zim2015-03-19T18:18:53Z2015-03-19T18:18:53Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131053porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-19T18:18:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131053Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-19T18:18:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais |
title |
Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais |
spellingShingle |
Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais Amaro, Maristela Zim Rotulagem ambiental Selos sociais Comportamento do consumidor |
title_short |
Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais |
title_full |
Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais |
title_fullStr |
Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais |
title_full_unstemmed |
Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais |
title_sort |
Rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais |
author |
Amaro, Maristela Zim |
author_facet |
Amaro, Maristela Zim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schenini, Pedro Carlos Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaro, Maristela Zim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rotulagem ambiental Selos sociais Comportamento do consumidor |
topic |
Rotulagem ambiental Selos sociais Comportamento do consumidor |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2015-03-19T18:18:53Z 2015-03-19T18:18:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131053 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
74 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652326537265152 |