Conhecimento dos professores sobre as alterações de linguagem escrita
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3132 |
Resumo: | Objetivo: analisar o conhecimento de professores do ensino fundamental e médio frente as alterações de linguagem escrita encontradas em sala de aula. Métodos: O estudo é de natureza descritiva, do tipo transversal e de levantamento quantitativo no qual foram observados e registrados os fatos ocorridos em uma determinada população. Participaram da pesquisa 103 professores de ambos os sexos, dos 21 aos 60 anos, e residentes no estado do Nordeste. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, contendo 34 questões a respeito dos dados pessoais e de formação acadêmica dos professores, da atuação fonoaudiológica na escola e das alterações de linguagem escrita. Os dados coletados foram tabulados e analisados de forma estatística descritiva e os resultados estão apresentados quantitativamente em formato de tabelas e gráficos. Resultados: Na visão dos professores, muitos alunos persistem com as alterações de linguagem escrita mesmo durante o ensino fundamental II e médio. Os discentes não recebem o atendimento necessário para suas dificuldades de aprendizagem, o que ocasiona na persistência das mesmas em toda sua vida acadêmica. Associado a isso, encontra se o fato de que a maioria das escolas não possui fonoaudiólogo. Além do pouco conhecimento sobre a atuação do fonoaudiólogo educacional, foi observado que a maioria dos professores não possuiu conhecimento sobre as patologias de linguagem escrita durante sua formação acadêmica. As principais dificuldades encontradas em sala de aula foram a de dificuldades na produção textual, erros ortográficos e o nível de leitura abaixo para a escolaridade. Conclusão: Os professores identificam alterações na linguagem escrita em seus alunos em todos os níveis de ensino, reforçando a importância da identificação e intervenção precoce nos transtornos de aprendizagem. Percebe-se uma carência de informações sobre estas alterações na formação docente. |
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2022-01-31T14:51:57Z2022-01-312022-01-31T14:51:57Z2021-06-09https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3132Objetivo: analisar o conhecimento de professores do ensino fundamental e médio frente as alterações de linguagem escrita encontradas em sala de aula. Métodos: O estudo é de natureza descritiva, do tipo transversal e de levantamento quantitativo no qual foram observados e registrados os fatos ocorridos em uma determinada população. Participaram da pesquisa 103 professores de ambos os sexos, dos 21 aos 60 anos, e residentes no estado do Nordeste. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, contendo 34 questões a respeito dos dados pessoais e de formação acadêmica dos professores, da atuação fonoaudiológica na escola e das alterações de linguagem escrita. Os dados coletados foram tabulados e analisados de forma estatística descritiva e os resultados estão apresentados quantitativamente em formato de tabelas e gráficos. Resultados: Na visão dos professores, muitos alunos persistem com as alterações de linguagem escrita mesmo durante o ensino fundamental II e médio. Os discentes não recebem o atendimento necessário para suas dificuldades de aprendizagem, o que ocasiona na persistência das mesmas em toda sua vida acadêmica. Associado a isso, encontra se o fato de que a maioria das escolas não possui fonoaudiólogo. Além do pouco conhecimento sobre a atuação do fonoaudiólogo educacional, foi observado que a maioria dos professores não possuiu conhecimento sobre as patologias de linguagem escrita durante sua formação acadêmica. As principais dificuldades encontradas em sala de aula foram a de dificuldades na produção textual, erros ortográficos e o nível de leitura abaixo para a escolaridade. Conclusão: Os professores identificam alterações na linguagem escrita em seus alunos em todos os níveis de ensino, reforçando a importância da identificação e intervenção precoce nos transtornos de aprendizagem. Percebe-se uma carência de informações sobre estas alterações na formação docente.ABSTRACT Purpose: to analyze the knowledge of elementary and high school teachers regarding changes in written language found in the classroom. Methods: the study is descriptive, cross-sectional and quantitative survey in which the facts that occurred in a given population were observed and recorded. 103 teachers of both sexes, from 21 to 60 years old, and residing in the state of the Northeast, participated in the research. Data were collected through an online questionnaire, containing 34 questions about personal data and academic education of teachers, speech terapy assessement at school and changes in written language. The collected data were tabulated and analyzed in a descriptive statistical manner and the results are presented quantitatively in the form of tables and graphs. Results: in the view of teachers, many students persist with changes in written language even during middle and high school. Students do not receive the necessary care for their learning difficulties, which causes them to persist throughout their academic life. Associated with this is the fact that most schools do not have a speech therapist. In addition to the little knowledge about the role of educational speech therapists, it was observed that most teachers did not have knowledge about written language pathologies during their academic training. The main difficulties found in the classroom were difficulties in text production, spelling errors and the level of reading below for schooling. Conclusion: teachers identify changes in written language in their students at all levels of education, reinforcing the importance of early identification and intervention in learning disorders. There is a lack of information about these changes in teacher training.porCentro Universitário de João PessoaUNIPÊBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIAProfessoresAlteraçõesLinguagem escritaFonoaudiólogoConhecimento dos professores sobre as alterações de linguagem escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLima, Ivonaldo Leidson Barbosahttp://lattes.cnpq.br/0498921258146252http://lattes.cnpq.br/9996329981147032http://lattes.cnpq.br/3677287875347561Lima, Maria Eduarda de OliveiraNóbrega, Maria Letícia Freire daAMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-V: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. CAPELLINI, S. A., CERQUEIRA- CÉSAR, A. B. P., SANTOS DISLEXIA da identificação precoce á intervenção. São Paulo: Editora LIDA, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1f7tIkVL185PSf6fh-e6LTOy8HFQ0XHy3/view. Acesso em: 13 maio 2020. CARVALHO, F. B. de; CRENITTE, P. A. P.; CIASCA, S. M. 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