A comunicação organizacional como diferencial competitivo no processo gerencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1163 |
Resumo: | A Comunicação Organizacional (CO) foi escolhida como tema devida sua suma importância para o sucesso gerencial e empresarial. O artigo em questão decorre de um projeto de Iniciação Científica realizado no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF. O objetivo do projeto busca contribuir auxiliando as áreas da administração para a eliminação de barreiras nos diferentes processos de comunicação, além de subsidiar o processo de tomada de decisão gerencial. Buscou-se responder o seguinte questionamento: A Comunicação Organizacional atua como um diferencial competitivo no Processo Gerencial em uma Instituição de Ensino Superior de Brasília? Como meio de atingir tal objetivo realizou-se uma pesquisa de campo junto à IES de Brasília-DF, fazendo uso da técnica amostral do Censo, visando analisar as características da CO. Quanto aos fins, caracteriza-se como descritivo por meio de aplicação de questionários, fazendo uso da escala de Likert, com docentes e funcionários de IES para analisar as práticas de comunicação. A pesquisa foi validada por meio da aplicação da ferramenta Alpha de Cronbach. Os resultados obtidos poderiam ser mais conclusivos em escala real, se a metodologia aplicada na pesquisa fosse realizada com toda a população de IES de Brasília-DF. |
id |
UNICSUL-1_b1b1f4c13d5ef548632ce8fe13f2211b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1163 |
network_acronym_str |
UNICSUL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-12-02T19:49:41Z2020-12-022020-12-02T19:49:41Z2020https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1163A Comunicação Organizacional (CO) foi escolhida como tema devida sua suma importância para o sucesso gerencial e empresarial. O artigo em questão decorre de um projeto de Iniciação Científica realizado no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF. O objetivo do projeto busca contribuir auxiliando as áreas da administração para a eliminação de barreiras nos diferentes processos de comunicação, além de subsidiar o processo de tomada de decisão gerencial. Buscou-se responder o seguinte questionamento: A Comunicação Organizacional atua como um diferencial competitivo no Processo Gerencial em uma Instituição de Ensino Superior de Brasília? Como meio de atingir tal objetivo realizou-se uma pesquisa de campo junto à IES de Brasília-DF, fazendo uso da técnica amostral do Censo, visando analisar as características da CO. Quanto aos fins, caracteriza-se como descritivo por meio de aplicação de questionários, fazendo uso da escala de Likert, com docentes e funcionários de IES para analisar as práticas de comunicação. A pesquisa foi validada por meio da aplicação da ferramenta Alpha de Cronbach. Os resultados obtidos poderiam ser mais conclusivos em escala real, se a metodologia aplicada na pesquisa fosse realizada com toda a população de IES de Brasília-DF.Organizational Communication (CO) was chosen as a theme due to its paramount importance for managerial and business success. The article in question stems from a Scientific Initiation project carried out at the University Center of the Federal District - UDF. The objective of the project seeks to contribute by helping the areas of management to eliminate barriers in the different communication processes, in addition to supporting the management decision-making process. We tried to answer the following question: Does Organizational Communication act as a competitive differential in the Management Process in a Higher Education Institution in Brasília? As a means of achieving this objective, a field research was carried out with the HEI of Brasília-DF, using the Census sampling technique, aiming to analyze the characteristics of OC. As for the purposes, it is characterized as descriptive through the application of questionnaires, using the Likert scale, with teachers and HEI employees to analyze communication practices. The research was validated through the application of Cronbach's Alpha tool. The results obtained could be more conclusive on a real scale, if the methodology applied in the research was carried out with the entire population of HEIs in Brasília-DF.porCentro de Ensino Unificado do Distrito FederalUDFBrasilCoordenação do Curso de Administração6.02.00.00-6 AdministraçãoComunicação OrganizacionalTomada de DecisãoProcesso GerencialA comunicação organizacional como diferencial competitivo no processo gerencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNogueira, Alano Matias9298068281025484http://lattes.cnpq.br/92980682810254841489900645604826http://lattes.cnpq.br/1489900645604826Ramos, Marcia Villas BoasSilva, Alessandra Morais eNogueira, Alano MatiasAYUB, S., MANAF, N., & HAMZAH, M. Leadership: Communicating Strategically in the 21st Century. The International Conference on Communication and Media. no. 155, pp. 502-506. Malaysia: Elsevier, 2014. Avaliable in: https://www.researchgate.net/publication/269576857_Leadership_Communicating_Strategically_in_the_21_st_Century. Access in: dec. 2 2020. BATISTA, E. O. Sistemas de Informação: o uso do consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004. BRAND, J. L. Comunique-se melhor e desenvolva sua memória. Passo Fundo: Pe. Berthier, 1996. CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2016. INEP, Distrito Federal, 2016. Disponível em http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf. Acesso em: 13 jun. 2018. CONSTANTIN, E., & BAIAS, C. (2014). Employee Voice - Key Factor in Internal Communication. Romênia: Elsevier, 2014. Avaliable in: https://core.ac.uk/download/pdf/82104797.pdf. Access in: dec. 2 2020. DUBRIN, Andrew J. Princípios de Administração. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. HAMPTON, David R. Administração: Comportamento Organizacional. São Paulo: Makron, 1990. HARVEY, D. Condição Pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992. LACOMBE, F. J. M.; HEILBORN, G. L. J. Administração: princípios e tendências. 2. tir. São Paulo: Saraiva, 2003. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2001. MALHOTRA, N K. Pesquisa de Marketing. Porto Alegre: Artmed Bookman. 2008. MONTANA, P. J. ; CHARNOV, B. H. Administração. São Paulo: Saraiva, 2003. PIMENTA, M. A. Comunicação Empresarial. 3. ed., rev. e ampl. Campinas: Alínea, 2002. RICARDO, C. Cultura organizacional na sociedade contemporânea A importância da comunicação no discurso das organizações. Atas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. p. 166-180. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho, Portugal, 2008. Disponível em: http://www.lasics.uminho.pt/OJS/index.php/5sopcom/article/viewFile/20/21. Acesso em: 2 dez. 2020. ROBBINS, S. Administração: Mudanças e Perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000. ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2006. RUÃO, T., SALGADO, P., FREITAS, R. & RIBEIRO, P. Comunicação Organizacional E Relações Públicas, numa travessia conjunta. Relatório de um debate. p. 16-39. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho, Portugal, 2014. Disponível em: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1999. Acesso em: 2 dez. 2020. SCHERMERHORN, J. R. Jr. Administração. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1999. STONER, J. A. F; FREEMAN, R. E. Administração. Tradução Alves Calado. 5. ed. Rio de Janeiro: 1999. STREINER, D. L. Being inconsistent about consistency: when coefficient alpha does and doesn´t matter. v. 80, p. 217-222. USA: Journal of Personality Assessment, 2003. Avaliable in: https://www.rotman-baycrest.on.ca/files/publicationmodule/@random45f5724eba2f8/JPersAssess03_80_217_222.pdf. Access in: dec. 2 2020. VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004. WAGNER III, J. A.; HOLLENBECK, J. R. Comportamento Organizacional: Criando vantagem competitiva. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sulinstname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)instacron:UNICSULORIGINALRAMOS, M. V. B.pdfRAMOS, M. V. B.pdfapplication/pdf856357http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1163/1/RAMOS%2c%20M.%20V.%20B.pdf7442b4bd7dd41c822fdec041d349b766MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1163/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/11632021-02-01 14:11:12.209oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/oai/requestmary.pela@unicid.edu.bropendoar:2021-02-01T17:11:12Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A comunicação organizacional como diferencial competitivo no processo gerencial |
title |
A comunicação organizacional como diferencial competitivo no processo gerencial |
spellingShingle |
A comunicação organizacional como diferencial competitivo no processo gerencial Ramos, Marcia Villas Boas 6.02.00.00-6 Administração Comunicação Organizacional Tomada de Decisão Processo Gerencial |
title_short |
A comunicação organizacional como diferencial competitivo no processo gerencial |
title_full |
A comunicação organizacional como diferencial competitivo no processo gerencial |
title_fullStr |
A comunicação organizacional como diferencial competitivo no processo gerencial |
title_full_unstemmed |
A comunicação organizacional como diferencial competitivo no processo gerencial |
title_sort |
A comunicação organizacional como diferencial competitivo no processo gerencial |
author |
Ramos, Marcia Villas Boas |
author_facet |
Ramos, Marcia Villas Boas Silva, Alessandra Morais e Nogueira, Alano Matias |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Alessandra Morais e Nogueira, Alano Matias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Alano Matias |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
9298068281025484 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9298068281025484 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
1489900645604826 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1489900645604826 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Marcia Villas Boas Silva, Alessandra Morais e Nogueira, Alano Matias |
contributor_str_mv |
Nogueira, Alano Matias |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
6.02.00.00-6 Administração |
topic |
6.02.00.00-6 Administração Comunicação Organizacional Tomada de Decisão Processo Gerencial |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Organizacional Tomada de Decisão Processo Gerencial |
description |
A Comunicação Organizacional (CO) foi escolhida como tema devida sua suma importância para o sucesso gerencial e empresarial. O artigo em questão decorre de um projeto de Iniciação Científica realizado no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF. O objetivo do projeto busca contribuir auxiliando as áreas da administração para a eliminação de barreiras nos diferentes processos de comunicação, além de subsidiar o processo de tomada de decisão gerencial. Buscou-se responder o seguinte questionamento: A Comunicação Organizacional atua como um diferencial competitivo no Processo Gerencial em uma Instituição de Ensino Superior de Brasília? Como meio de atingir tal objetivo realizou-se uma pesquisa de campo junto à IES de Brasília-DF, fazendo uso da técnica amostral do Censo, visando analisar as características da CO. Quanto aos fins, caracteriza-se como descritivo por meio de aplicação de questionários, fazendo uso da escala de Likert, com docentes e funcionários de IES para analisar as práticas de comunicação. A pesquisa foi validada por meio da aplicação da ferramenta Alpha de Cronbach. Os resultados obtidos poderiam ser mais conclusivos em escala real, se a metodologia aplicada na pesquisa fosse realizada com toda a população de IES de Brasília-DF. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-02T19:49:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-02 2020-12-02T19:49:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1163 |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
AYUB, S., MANAF, N., & HAMZAH, M. Leadership: Communicating Strategically in the 21st Century. The International Conference on Communication and Media. no. 155, pp. 502-506. Malaysia: Elsevier, 2014. Avaliable in: https://www.researchgate.net/publication/269576857_Leadership_Communicating_Strategically_in_the_21_st_Century. Access in: dec. 2 2020. BATISTA, E. O. Sistemas de Informação: o uso do consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004. BRAND, J. L. Comunique-se melhor e desenvolva sua memória. Passo Fundo: Pe. Berthier, 1996. CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2016. INEP, Distrito Federal, 2016. Disponível em http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf. Acesso em: 13 jun. 2018. CONSTANTIN, E., & BAIAS, C. (2014). Employee Voice - Key Factor in Internal Communication. Romênia: Elsevier, 2014. Avaliable in: https://core.ac.uk/download/pdf/82104797.pdf. Access in: dec. 2 2020. DUBRIN, Andrew J. Princípios de Administração. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. HAMPTON, David R. Administração: Comportamento Organizacional. São Paulo: Makron, 1990. HARVEY, D. Condição Pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992. LACOMBE, F. J. M.; HEILBORN, G. L. J. Administração: princípios e tendências. 2. tir. São Paulo: Saraiva, 2003. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2001. MALHOTRA, N K. Pesquisa de Marketing. Porto Alegre: Artmed Bookman. 2008. MONTANA, P. J. ; CHARNOV, B. H. Administração. São Paulo: Saraiva, 2003. PIMENTA, M. A. Comunicação Empresarial. 3. ed., rev. e ampl. Campinas: Alínea, 2002. RICARDO, C. Cultura organizacional na sociedade contemporânea A importância da comunicação no discurso das organizações. Atas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. p. 166-180. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho, Portugal, 2008. Disponível em: http://www.lasics.uminho.pt/OJS/index.php/5sopcom/article/viewFile/20/21. Acesso em: 2 dez. 2020. ROBBINS, S. Administração: Mudanças e Perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000. ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2006. RUÃO, T., SALGADO, P., FREITAS, R. & RIBEIRO, P. Comunicação Organizacional E Relações Públicas, numa travessia conjunta. Relatório de um debate. p. 16-39. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho, Portugal, 2014. Disponível em: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1999. Acesso em: 2 dez. 2020. SCHERMERHORN, J. R. Jr. Administração. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1999. STONER, J. A. F; FREEMAN, R. E. Administração. Tradução Alves Calado. 5. ed. Rio de Janeiro: 1999. STREINER, D. L. Being inconsistent about consistency: when coefficient alpha does and doesn´t matter. v. 80, p. 217-222. USA: Journal of Personality Assessment, 2003. Avaliable in: https://www.rotman-baycrest.on.ca/files/publicationmodule/@random45f5724eba2f8/JPersAssess03_80_217_222.pdf. Access in: dec. 2 2020. VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004. WAGNER III, J. A.; HOLLENBECK, J. R. Comportamento Organizacional: Criando vantagem competitiva. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2000. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UDF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Coordenação do Curso de Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul instname:Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) instacron:UNICSUL |
instname_str |
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
instacron_str |
UNICSUL |
institution |
UNICSUL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1163/1/RAMOS%2c%20M.%20V.%20B.pdf http://dev.siteworks.com.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1163/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7442b4bd7dd41c822fdec041d349b766 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul - Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
mary.pela@unicid.edu.br |
_version_ |
1801771141582290944 |