O Direito à educação de crianças com transtorno do espectro autista a qualificação do acompanhante especializado como fator necessário a inclusão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2456 |
Resumo: | A pesquisa apresentada consiste em um estudo sobre a educação de crianças com o transtorno do espectro autista - TEA e o papel do acompanhante especializado como fator necessário à inclusão. A pesquisa parte do estudo da investigação da trajetória histórica das pessoas com deficiência, sua atual conceituação, analisando de forma paralela, princípios basilares apontados pela Constituição Federal do Brasil, como o da Igualdade e da Dignidade da Pessoa Humana. Tais fundamentos são considerados dentro do nosso ordenamento jurídico fontes necessárias de orientação e proteção aos grupos considerados minoritários. Para tanto, busca-se abordar a temática voltada ao autismo, verificando-se sua definição, principais características e comportamentos apresentados pelas crianças que são acometidas pela síndrome. A investigação atende ao estudo do direito fundamental à educação, entretanto, seu foco está centrado no que preceitua a Lei Federal n. 12.764/12 (Lei Berenice Piana), que estabelece em seu texto a presença de um “acompanhante especializado” nas classes comuns de ensino regular, que deverá colaborar e atuar como facilitador para o aprendizado e na interação com os demais alunos.A presença da figura de um profissional qualificado é fator necessário e decisivo para que a criança com autismo possa ser acompanhada de forma mais didática, tornando-se mais participativa e capaz de interagir à completude do ambiente escolar. Entretanto, a competência e aptidão específica deste especialista não vêm predefinidas na referida Lei, ensejando que os estabelecimentos de ensino admitam pessoas sem conhecimento prévio para tratar com a diversidade. No que se refere ao objetivo geral, a pesquisa é explicativa, pois utiliza-se de uma abordagem qualitativa, elaborada a partir de fontes bibliográficas e documentais, realizada através do levantamento de referências teóricas já realizadas. |
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2021-07-20T16:54:09Z2021-07-222021-07-20T16:54:09Z2018-02-26CARVALHO, Flávia Grazielle Rebouças Teixeira de. O Direito à educação de crianças com transtorno do espectro autista a qualificação do acompanhante especializado como fator necessário a inclusão. 2018. 117 p. Dissertação (Mestrado em direito) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2018.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2456A pesquisa apresentada consiste em um estudo sobre a educação de crianças com o transtorno do espectro autista - TEA e o papel do acompanhante especializado como fator necessário à inclusão. A pesquisa parte do estudo da investigação da trajetória histórica das pessoas com deficiência, sua atual conceituação, analisando de forma paralela, princípios basilares apontados pela Constituição Federal do Brasil, como o da Igualdade e da Dignidade da Pessoa Humana. Tais fundamentos são considerados dentro do nosso ordenamento jurídico fontes necessárias de orientação e proteção aos grupos considerados minoritários. Para tanto, busca-se abordar a temática voltada ao autismo, verificando-se sua definição, principais características e comportamentos apresentados pelas crianças que são acometidas pela síndrome. A investigação atende ao estudo do direito fundamental à educação, entretanto, seu foco está centrado no que preceitua a Lei Federal n. 12.764/12 (Lei Berenice Piana), que estabelece em seu texto a presença de um “acompanhante especializado” nas classes comuns de ensino regular, que deverá colaborar e atuar como facilitador para o aprendizado e na interação com os demais alunos.A presença da figura de um profissional qualificado é fator necessário e decisivo para que a criança com autismo possa ser acompanhada de forma mais didática, tornando-se mais participativa e capaz de interagir à completude do ambiente escolar. Entretanto, a competência e aptidão específica deste especialista não vêm predefinidas na referida Lei, ensejando que os estabelecimentos de ensino admitam pessoas sem conhecimento prévio para tratar com a diversidade. No que se refere ao objetivo geral, a pesquisa é explicativa, pois utiliza-se de uma abordagem qualitativa, elaborada a partir de fontes bibliográficas e documentais, realizada através do levantamento de referências teóricas já realizadas.The research presented here consists of a study on the education of children with autism spectrum disorder (ASD) and the role of the specialized chaperone as a necessary factor for inclusion. The research is based on the study of the historical trajectory of people with disabilities, its current conceptualization, analyzing in parallel the basic principles pointed out by the Federal Constitution of Brazil, such as Equality and Dignity of the Human Person. Such grounds are considered within our legal system necessary sources of guidance and protection to groups considered minority. In order to do so, the aim is to approach the autism-related theme, verifying its definition, main characteristics and behaviors presented by children who are affected by the syndrome. The investigation attends the study of the fundamental right to education, however, its focus is centered on the provisions of Federal Law n. 12.764/12 (Berenice Piana Law), which establis hes in its text the presence of a "specialized chaperone" in the regular classes of regular education, who should collaborate and act as a facilitator for learning and interaction with other students. The presence of the figure of a qualified professional is a necessary and decisive factor so that the child with autism can be accompanied in a more didactic way, becoming more participatory and able to interact with the completeness of the school environment. However, the specific competence and aptitude of this specialist is not predefined in the said Law, making it possible for educational establishments to admit people without prior knowledge to deal with diversity. With regard to the general objective, the research is explanatory, since it uses a qualitative approach, elaborated from bibliographical and documentary sources, performed through the survey of theoretical references already made.porCentro Universitário de João PessoaPPG1UNIPÊBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITODeficiênciaEducação InclusivaAutismoO Direito à educação de crianças com transtorno do espectro autista a qualificação do acompanhante especializado como fator necessário a inclusãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLeite, Glauber Salomãohttp://lattes.cnpq.br/2269766110068938http://lattes.cnpq.br/5192083862990233Carvalho, Flávia Grazielle Rebouças Teixeira deABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 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A pesquisa apresentada consiste em um estudo sobre a educação de crianças com o transtorno do espectro autista - TEA e o papel do acompanhante especializado como fator necessário à inclusão. A pesquisa parte do estudo da investigação da trajetória histórica das pessoas com deficiência, sua atual conceituação, analisando de forma paralela, princípios basilares apontados pela Constituição Federal do Brasil, como o da Igualdade e da Dignidade da Pessoa Humana. Tais fundamentos são considerados dentro do nosso ordenamento jurídico fontes necessárias de orientação e proteção aos grupos considerados minoritários. Para tanto, busca-se abordar a temática voltada ao autismo, verificando-se sua definição, principais características e comportamentos apresentados pelas crianças que são acometidas pela síndrome. A investigação atende ao estudo do direito fundamental à educação, entretanto, seu foco está centrado no que preceitua a Lei Federal n. 12.764/12 (Lei Berenice Piana), que estabelece em seu texto a presença de um “acompanhante especializado” nas classes comuns de ensino regular, que deverá colaborar e atuar como facilitador para o aprendizado e na interação com os demais alunos.A presença da figura de um profissional qualificado é fator necessário e decisivo para que a criança com autismo possa ser acompanhada de forma mais didática, tornando-se mais participativa e capaz de interagir à completude do ambiente escolar. Entretanto, a competência e aptidão específica deste especialista não vêm predefinidas na referida Lei, ensejando que os estabelecimentos de ensino admitam pessoas sem conhecimento prévio para tratar com a diversidade. No que se refere ao objetivo geral, a pesquisa é explicativa, pois utiliza-se de uma abordagem qualitativa, elaborada a partir de fontes bibliográficas e documentais, realizada através do levantamento de referências teóricas já realizadas. |
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